Notícias e Eventos

Atividades Programadas 2017

- Gilson Santos realizará coleta de dados para o projeto "Circo na Escola" em Santa Maria (RS)  ainda em junho.

2017

- No dia 10 de novembro, Marco Bortoleto ministrou uma palestra para os alunos da Especialização em Anatomia do Circo na Faculdade de Ciências Médicas da Univ. São Cecília (Santa Casa) em São Paulo, curso coordenado pela colaboradora do CIRCUS a Dra. Lia Rossi.

- O CIRCUS participou do CIRCOS - Festival Internacional de Circo do SESC realizado em junho em São Paulo.  Leonora Cardani participou da formação em direçnao e circo; Rodrigo Mallet foi um dos apresentadores do Cabaret Noite da Rose; Rodrigo Matheus dirigiu um dos espetáculos apresentados no festival; e Marco Bortoleto e Rodrigo Matheus protagonizaram um debate na unidade SESC-CINE após a exibição do documentário "Circo é circo (2014)" dia 08/06.

- Dia 28 de maio foi realizada uma entrevista com o Prof. Marco Bortoleto para a UNICAMP WEB no Programa Oxigênio, projeto conduzido pela nossa consultora/divulgadora científica: Nadia.

- Festival Cinema da Casa do Lago - UNICAMP: Circus participou da projeção e debate de dois filmes/documentários. Agradecemos Leonora, Gilson, Daniel e Marco pela presença e coordenação dos debates!

Prêmio Governador do Estado - ARTES 2017 - Categoria CIRCO:  a coordenadora do CIRCUS, Profa. Erminia Silva, e o integrante-colaborador Rodrigo Matheus (Circomínimo) foram indicados ao referido prêmio o que nos traz enorme alegria! E, o juri especializado concedeu o Prêmio para nossa querida ERMINIA! Parabéns!

- 13 de Maio: Oficina sobre Segurança no Circo e Lançamento do livro "Circo: horizontes educativos", no Centro Memória do Circo - SP

- 4 de Maio: Banca de Mestrado na UFG: Circo em Goiás. Mestranda - Lua Barreto.

- 2/4 e 5 de Maio - Festival Transversal de Circo de Barão Geraldo 2017 (oficinas e mesa redonda na FEF-UNICAMP)

- Visita técnica do Prof. Marco Bortoleto as Universidad Nacional de La Plata e Universidad San Martin (Argentina) - Curso Superior de Circo - bem como ao ISEF de Montevideo (Uruguai) - abril/2017. Veja convite para palestra na UNLP.

- 4 e 5 de Fevereiro de 2017: Curso NR35 com Diego Ferreira (AERIUS)

- 16 de Fevereiro de 2017: Reunião regular com a presença de Marlene Querubin e membros da comissão que está desenvolvendo uma Normativa (NBR) junto a ABNT para o Circo.

- Mesa redonda: Simpósio Internacional - LUME TEATRO / IA - Unicamp, fev. 2017

- Seminário sobre Pedagogia do Circo - Escola Pernambucana de Circo e lançamento do livro Horizontes Educativos (6-9 de março - Recife - PE)

2016

• Mesa redonda - Festival Londrinense de Circo: 7 e 8 de dezembro de 2016 - Londrina - PR
  • Lançamento do livro: Circo: Horizontes educativos. 30/11  Reportagens: G1  -  Conexões Cultural - PDF Reportagem Carta Campinas
  • 27 de Novembro: Curso de Montagem de Equipamentos Aéreos - LABFEF 8-18hs. Ministrado por Fernando Cervantes.
  • 06 de Novembro: a pesquisa de Iniciação Científica realizada po Leonora Cardani, com orientação de Marco Bortoleto e Teresa Ontañón recebeu o prêmio de Mérito Científico no Congresso do PIBIC da Unicamp.
  • 2-5 de Novembro: consultoria sobre segurança no circo nos projetos de circo social Dom Fernando e no Circo http://circolaheto.orgLahetô (Goiânia / GO).
  • 27 de outubro: participação no II Encontro de Circo na FE - USP / CIRCUSP
  • Ingresso do membro do CIRCUS Rômulo Osches no programa de Doutorado - IEL - UNICAMP
  • Apresentação de 3 trabalhos no Congresso de IC das universidades públicas paulistas na FEF-UNICAMP (Jéssica Montanini; Leonora Cardani; Gilson Rodrigues). O trabalho de Leonora, orientado por Marco Bortoleto e Teresa Ontañón foi premiado em segundo lugar na área de "humanidades".  Também foi realizada uma oficina sobre "pedagogia das atividades circenses" por Leonora, Gilson e Gabriel Spolaor. 30/setembro.
  • Visita da Sra. Virginie Jortay da ESAC (Bélgica) 29/set. para deate sobre futuras parcerias.
  • Participação do CIRCUS (Rodrigo Mallet, Marco Bortoleto e Erminia Silva) no III Festival de Circo Social - 26-29 de setembro, Toledo - PR
  • Participação de Daniel de Carvalho Lopes no 8. Encontro Internacional de Palhaços - Mariana - MG
  • Nomeação da pesquisadora do CIRCUS a Dra. Rita Fernandes Miranda para docente na UFJF
  • Maio: Realização do III Seminário Internacional de Circo: Horizontes Educativos - Site oficial
  • Maio: convite da Defesa de doutorado de Teresa Ontañon Barragám

2015

• 02 de Dezembro: Defesa da Tese de Doutorado de Bruno Barth Tucunduva. Sala da Congregação da FEF - UNICAMP.
  • Lançamento Livro "O circo chegou" no Dia da Integração 2015 (veja video - a partir do minuto 1.53")
  • Oficina "Pedagogia das artes circenses" - com Carlos Sugawara e Ana Paula Perche; oficinas Aéreos com Érica Stoppel (Circo Zanni - mestranda IA - Unicamp)