Notícias e Eventos

Atividades Programadas 2017

- Festival Cinema da Casa do Lago - UNICAMP: Circus participará da projeção e debate de dois filmes/documentários. Vejam programação completa aqui!

Prêmio Governador do Estado - ARTES 2017 - Categoria CIRCO - a coordenadora do CIRCUS, Profa. Erminia Silva; e o integrante-colaborador Rodrigo Matheus (Circomínimo) foram indicados ao referido prêmio o que nos traz enorme alegria! Ambos já podem considerar-se vitoriosos!

- Festival Circo SESC - SP - junho (a confirmar)

2017

- 13 de Maio: Oficina sobre Segurança no Circo e Lançamento do livro "Circo: horizontes educativos", no Centro Memória do Circo - SP

- 4 de Maio: Banca de Mestrado na UFG: Circo em Goiás. Mestranda - Lua Barreto.

- 2/4 e 5 de Maio - Festival Transversal de Circo de Barão Geraldo 2017 (oficinas e mesa redonda na FEF-UNICAMP)

- Visita técnica do Prof. Marco Bortoleto as Universidad Nacional de La Plata e Universidad San Martin (Argentina) - Curso Superior de Circo - bem como ao ISEF de Montevideo (Uruguai) - abril/2017. Veja convite para palestra na UNLP.

- 4 e 5 de Fevereiro de 2017: Curso NR35 com Diego Ferreira (AERIUS)

- 16 de Fevereiro de 2017: Reunião regular com a presença de Marlene Querubin e membros da comissão que está desenvolvendo uma Normativa (NBR) junto a ABNT para o Circo.

- Mesa redonda: Simpósio Internacional - LUME TEATRO / IA - Unicamp, fev. 2017

- Seminário sobre Pedagogia do Circo - Escola Pernambucana de Circo e lançamento do livro Horizontes Educativos (6-9 de março - Recife - PE)

2016

• Mesa redonda - Festival Londrinense de Circo: 7 e 8 de dezembro de 2016 - Londrina - PR
  • Lançamento do livro: Circo: Horizontes educativos. 30/11  Reportagens: G1  -  Conexões Cultural - PDF Reportagem Carta Campinas
  • 27 de Novembro: Curso de Montagem de Equipamentos Aéreos - LABFEF 8-18hs. Ministrado por Fernando Cervantes.
  • 06 de Novembro: a pesquisa de Iniciação Científica realizada po Leonora Cardani, com orientação de Marco Bortoleto e Teresa Ontañón recebeu o prêmio de Mérito Científico no Congresso do PIBIC da Unicamp.
  • 2-5 de Novembro: consultoria sobre segurança no circo nos projetos de circo social Dom Fernando e no Circo http://circolaheto.orgLahetô (Goiânia / GO).
  • 27 de outubro: participação no II Encontro de Circo na FE - USP / CIRCUSP
  • Ingresso do membro do CIRCUS Rômulo Osches no programa de Doutorado - IEL - UNICAMP
  • Apresentação de 3 trabalhos no Congresso de IC das universidades públicas paulistas na FEF-UNICAMP (Jéssica Montanini; Leonora Cardani; Gilson Rodrigues). O trabalho de Leonora, orientado por Marco Bortoleto e Teresa Ontañón foi premiado em segundo lugar na área de "humanidades".  Também foi realizada uma oficina sobre "pedagogia das atividades circenses" por Leonora, Gilson e Gabriel Spolaor. 30/setembro.
  • Visita da Sra. Virginie Jortay da ESAC (Bélgica) 29/set. para deate sobre futuras parcerias.
  • Participação do CIRCUS (Rodrigo Mallet, Marco Bortoleto e Erminia Silva) no III Festival de Circo Social - 26-29 de setembro, Toledo - PR
  • Participação de Daniel de Carvalho Lopes no 8. Encontro Internacional de Palhaços - Mariana - MG
  • Nomeação da pesquisadora do CIRCUS a Dra. Rita Fernandes Miranda para docente na UFJF
  • Maio: Realização do III Seminário Internacional de Circo: Horizontes Educativos - Site oficial
  • Maio: convite da Defesa de doutorado de Teresa Ontañon Barragám

2015

• 02 de Dezembro: Defesa da Tese de Doutorado de Bruno Barth Tucunduva. Sala da Congregação da FEF - UNICAMP.
  • Lançamento Livro "O circo chegou" no Dia da Integração 2015 (veja video - a partir do minuto 1.53")
  • Oficina "Pedagogia das artes circenses" - com Carlos Sugawara e Ana Paula Perche; oficinas Aéreos com Érica Stoppel (Circo Zanni - mestranda IA - Unicamp)