III Seminário Internacional de Circo “Horizontes Educativos”

Local:
OFICINAS: LABFEF - FEF - UNICAMP (ao lado das quadras de tênis)
MESAS: Auditório do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) - Pavilhão Docente -Bloco 4 (entrada pela Rua Carlos Gomes, s/nº., próximo à Agencia dos Correios)

Data: 05 e 06 de Maio de 2016

Vagas: 150

Inscrição: [Inscrições ENCERRADAS]
O interessado deverá preencher a Ficha de Inscrição On-line, efetuar o recolhimento de R$ 25,00 através de depósito bancário/transferência eletrônica para o banco Santander, agência 0207, conta 13.046.202-7, favorecido Fundação de Desenvolvimento da Unicamp, CNPJ 49.607.336/0001-06. Após, enviar o comprovante de pagamento para sic2016@fef.unicamp.br.

Resumo e objetivos do projeto

Desde 2006 o Grupo CIRCUS, certificado pela UNICAMP junto ao CNPQ e coordenado pelos professores Dr. Marco Antonio Coelho Bortoleto (FEF-UNICAMP) e Dra. Ermínia Silva (UNESP), vem realizando estudos, pesquisas, projetos de extensão universitária, eventos, projetos de iniciação científica, orientações de mestrado e doutorado relacionados com o circo e suas relações com a educação física, fomentando a reflexão acadêmica sobre a arte circense e seus diversos desdobramentos pedagógicos e científicos, consolidando-se como um dos principais grupos de pesquisa em circo do Brasil e do mundo na área, além de responder por grande parte da produção acadêmica no âmbito nacional (ONTAÑÓN, BORTOLETO, SILVA, 2013 [1].

Neste contexto, ante a necessidade de compartilhar, divulgar e ampliar os debates no âmbito da pedagogia das atividades circenses, propomos a realização da terceira edição do Seminário Internacional de Circo, integrando pesquisadores e especialistas nacionais e internacionais na busca de subsídios para um tema que se apresenta em plena expansão, como destaca na bibliografia especializada (ONTAÑÓN, DUPRAT, BORTOLETO, 2013 [2].

O encontro se apresenta ademais como um espaço de formação continuada tanto para a comunidade interna como externa da Unicamp, incluindo especialistas circenses.

Importância do Seminário

A contribuição do CIRCUS (FEF-UNICAMP) no que se refere às pesquisas acadêmicas sobre o tema acima mencionado, é destacável. As publicações desse coletivo tornaram-se referencias nacionais, permitindo importantes aproximações com outros especialistas internacionais, alguns deles convidados a participar do seminário que estamos propondo.

Esse evento, parte das comemorações do 10º aniversário do CIRCUS, pretende reunir pesquisadores nacionais e internacionais na busca da ampliação do debate sobre as relações entre o Circo e a Educação Física, reunindo especialistas de áreas como Educação, Ciências Sociais, Educação Física e Artes Cênicas.

Esperamos que esta reunião científica contribua para a continuidade do processo de fomento ao estudo e a pesquisa do circo, bem como no adensamento teórico-metodológico das pesquisas produzidas na UNICAMP.

Impactos esperados

A produção acadêmica que aborda as distintas dimensões da arte circense e suas relações com a educação física aumenta gradualmente, especialmente durante as últimas duas décadas, situando o Brasil como um dos países pioneiros neste campo de pesquisa, porém, observamos que ainda não há um dialogo entre os diferentes focos de pesquisa nessa área, nem nacional, nem muito menos internacional salvo escassas exceções.

Assim, este seminário será um espaço de reflexão, intercâmbio de conhecimento, discussão e aprofundamento na área. Tornar-se-á ainda um importante momento para ampliar os debates produzidos no interior da Unicamp sobre as diferentes relações entre o Circo e a Educação Física, registrados em produções tais como Bortoleto et al (2008 e 2010) [3], Duprat e Peréz Gallardo (2010) [4], Bortoleto; Pinheiro e Prodocimo (2011) [5].

O seminário oferecerá duas mesas redondas que pretendem contribuir na viabilização destes conhecimentos nos distintos espaços educativos, desmistificando possíveis preconceitos e propondo uma maior integração entre a comunidade acadêmica da FEF/Unicamp com outros pesquisadores e professores nos diferentes âmbitos de atuação (artístico, social, lazer, educativo e terapêutico). Representando uma nova oportunidade de diálogo com a comunidade, e de constituição de novas parcerias e divulgação de suas produções recentes.

Vale recordar que durante o evento haverá o lançamento dos seguintes livros:

 

  • DEBIX, G., BORTOLETO, M.A.C. O circo chegou. UNICAMP, 2015. (literatura infantil)
  • BORTOLETO, M.A.C.; ONTAÑON, T. B., SILVA, E. Circo: Horizontes educativos. Autores Associados, 2016
  • PARMA, M., LOPES, D. Circo: construção artesanal de objetos. Fontoura, 2016
  • LOPES, DANIEL DE CARVALHO; SILVA ERMINIA. Circos e Palhaços - No Rio de Janeiro: Império

E-book disponível em pdf.

  • SOMME, MARIA ISABEL; ICA - Sonhar e transformar

[1] ONTAÑÓN; BORTOLETO; SILVA. Educación corporal y estética: Las actividades circenses como contenido de la educación física. Madrid: Revista Iberoamericana de Educación, n.62, p. 233-243, 2013.

[2]ONTAÑÓN; DUPRAT; BORTOLETO. Las actividades circenses como contenido de la educación física. Las Palmas de Gran Canaria (Espanha): Revista Acción Motriz, n.11, p.13-30, jul-dez, 2013.

[3] BORTOLETO, M A. C. et al. Introdução à pedagogia das atividades circenses. Jundiaí: Editora Fontoura, (2008).
​BORTOLETO, M A. C. et al. Introdução à pedagogia das atividades circenses Vol. 2. Jundiaí: Editora Fontoura, 2010.

[4] DUPRAT, Rodrigo Mallet, PÉREZ GALLARDO, Jorge S. Artes circenses no âmbito escolar. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.

[5] BORTOLETO, M. A. C., PINHEIRO, P. H. G. G e PRODOCIMO, E. Jogando com o circo. Jundiaí: Editora Fontoura, 2011.

Realização

             

Apoio

Parceria

      

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Edições anteriores: 2014