Perguntas Frequentes

  1. O que é SBU e como se constitui?
    SBU - Sistema de Bibliotecas da UNICAMP é constituído pelo Órgão Colegiado, Coordenadoria do SBU, Bibliotecas do Sistema e Comissões de Bibliotecas, estando as Bibliotecas do Sistema subordinadas administrativamente às Unidades de Ensino e Pesquisa, aos Centros e Núcleos e aos Colégios Técnicos, respectivamente, e tecnicamente à Coordenadoria do SBU, como seu órgão de coordenação, conforme dispõe o Artigo 9º da Deliberação CONSU A-30, de 25/11/2003.
  2. Qual a finalidade do SBU?
    A finalidade do SBU/UNICAMP é oferecer informações técnico-científicas à comunidade acadêmica, por meio de seus acervos e instalações, como suporte aos programas de Ensino, Pesquisa e Extensão, possibilitando o acesso à informação armazenada e gerada na Universidade à comunidade científica do país.
  3. O SBU tem regulamento?
    Sim. Consulte o link.
  4. Quais são as Bibliotecas do Sistema e horários de atendimento?
    Consulte o link.
  5. Como faço para me inscrever como usuário do SBU?
    Não é necessária inscrição formal. No momento de ingresso tanto o servidor quanto o aluno matriculado regularmente (Graduação e Pós Graduação Strictu Sensu) receberá a identidade funcional e estudantil provisória.
    Atenção: Aluno Especial (Graduação e Pós Graduação) e de Especialização deverão se cadastrar na Biblioteca de sua Unidade.
  6. Recebi a identidade estudantil e funcional definitiva, o que fazer?
    Ao receber a identidade funcional e estudantil definitiva encaminhe-se a qualquer Biblioteca do SBU, para atualização de seu cadastro.
  7. Posso consultar o acervo das Bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (SBU)?
    Sim, on-line e local. A consulta aos acervos das Bibliotecas é aberta à comunidade interna e externa.
    Para ter acesso ao catálogo on-line:
    www.unicamp.br/bc. Clique em: Base Acervus (esta base contém informações de: Livros, Teses, Dissertações, TCCs e descrição da Coleção de Periódicos). É uma Base que contém o acervo de todas as Bibliotecas do SBU e pode ser consultada dentro e fora da Universidade. Para consulta local encaminhe-se a Biblioteca do Sistema que desejar.
  8. Posso emprestar livros, teses, dissertações, TCCs e revistas das Bibliotecas do SBU?
    Somente podem realizar empréstimos de materiais usuários que possuírem vínculo institucional com a UNICAMP.
  9. Qual documento devo levar para realizar o empréstimo?
    Para alunos: Identidade Estudantil, para os Servidores: Identidade Funcional.
    Atenção: Enquanto o usuário estiver com cartão provisório deverá apresentá-lo, juntamente com documento de identidade com foto (RG, carteira de motorista, etc...)
  10. Que tipo de material pode ser emprestado?
    A princípio todos, mas fique atento para as informações que constam na Base e no item a ser emprestado, pois as bibliotecas têm autonomia para emprestar ou não determinados materiais. Ex: A Biblioteca/FEF, não faz empréstimo de periódicos (Revistas).
  11. O que é a Biblioteca Digital da UNICAMP?
    É uma biblioteca virtual que reúne o acervo de: Teses, Dissertações, TCCs defendidos na Universidade com texto completo.
  12. Posso acessar a Base Acervus e a Biblioteca Digital de meu domicílio?
    Sim.
  13. Posso ter acesso aos Periódicos Eletrônicos e as Bases de Dados assinadas pela UNICAMP de meu domicílio?
    O acesso domiciliar integral para consulta e obtenção de textos nos Periódicos Eletrônicos e nas Bases de Dados é possível somente a computadores a ligados a rede da Universidade, ou com acesso remoto VPN (docentes, funcionários, alunos).
  14. O que é acesso remoto VPN?
    Acesso VPN (Virtual Private Network) consiste na criação de um túnel de comunicação criptografado entre seu computador e o servidor VPN da Unicamp, provendo um acesso seguro à rede da Universidade. Através da VPN é possível acessar serviços controlados por IP permitidos somente à rede da Unicamp, como os periódicos eletrônicos.
  15. Quais os pré requisitos para o acesso VPN?
    Pré-requisitos - O que você precisa para conseguir o acesso VPN:
    Possuir acesso à Internet, preferencialmente banda larga
    Possuir um username corporativo (alunos e docentes já possuem)
    Possuir um dos seguintes sistemas operacionais em seu computador:
    1. Windows XP/Vista/7
    2. Linux/Unix
    3. Mac OS X
    4. OS X
    5. Android
    6. ou qualquer outro compatível como aplicativo OpenVPN

    Configuração - Um tutorial para configurar seu computador e se conectar à VPN Unicamp, com o sistema operacional:

    1. http://www.ccuec.unicamp.br/ccuec/tutorial_windowsXP_Vista_7_vpnWindows
    2. Linux
    3. Mac OS X
    4. iPad/iPhone
    5. Android
    6. ou qualquer outro compatível com o aplicativo OpenVPN
  16. Como faço para me conectar e ter acesso remoto VPN?
    Para se conectar, você deve usar seu username corporativo e sua senha no formato:
    usuario@unicamp.br, para docentes e funcionários
    RA@unicamp.br, para alunos
    Para alteração de senha, alunos devem acessar o site da Dac; docentes e funcionários devem acessar o portal de Administração de acesso aos serviços corporativos e escolher a opção "Trocar senha" para Usuários de sistemas de informação Web.
    * Se você tem vínculo com a Unicamp, mas ainda não possui um username corporativo, pode solicitá-lo clicando aqui, e selecionar a opção "Solicitar username" para Usuários de sistemas de informação Web
  17. Perdi meu cartão o que devo fazer?
    Deverá solicitar imediatamente bloqueio de seu cadastro em qualquer Biblioteca do Sistema, e encaminhar-se à DAC (Diretoria Acadêmica), no caso de discentes, e a DGRH (Diretoria Geral de Recursos Humanos), no caso de funcionários e docentes, a fim de solicitar a 2ª via. A segunda via deste documento tem custo.
  18. Posso emprestar o meu cartão estudantil para que o meu amigo realize empréstimos em meu nome?
    Não. O cartão de identificação é de uso pessoal e intransferível.
  19. Quais são os usuários existentes no SBU?
    Tipos de usuários
    Curso Seqüencial Funcionário Estatutário Aposentado
    Docente Estatutário Aposentado Graduação
    Docente UNICAMP Médico Residente
    Doutorado Mestrado
    Ensino Médio COTUCA Mestrado Profissional
    Ensino Médio Limeira Patrulheiro
    Especial Graduação Pesquisador Colaborador Voluntário
    Especial Pós-Graduação Pesquisador Visitante
    Especialização Professor Colaborador  Voluntário
    Estagiário Professor Visitante
    Extensão Técnico de Prótese - FOP
    Funcionário Tecnologia
    Funcionário FUNCAMP  
  20. Quantos itens posso retirar por empréstimo?
    Tipo de usuário Itens por usuário Tipo de usuário Itens por usuário
    Curso Seqüencial 5 Funcionário Estatutário Aposentado 5
    Docente Estatutário Aposentado 10 Graduação 10
    Docente UNICAMP 10 Médico Residente 10
    Doutorado 10 Mestrado 10
    Ensino Médio COTUCA 5 Mestrado Profissional 10
    Ensino Médio Limeira 5 Patrulheiro 5
    Especial Graduação 5 Pesquisador Colaborador Voluntário 10
    Especial Pós-Graduação 5 Pesquisador Visitante 10
    Especialização 5 Professor Colaborador Voluntário 10
    Estagiário 5 Professor Visitante 10
    Extensão 5 Técnico de Prótese - FOP 5
    Funcionário 5 Tecnologia 10
    Funcionário FUNCAMP 5    
  21. Quanto tempo posso ficar com o item emprestado?
    Tipo de usuário Prazos de empréstimos Tipo de usuário Prazos de empréstimos
    Curso Seqüencial 14 Funcionário Estatutário Aposentado 5
    Docente Estatutário
    Aposentado
    14 Graduação 10
    Docente UNICAMP 28 Médico Residente 10
    Doutorado 28 Mestrado 10
    Ensino Médio COTUCA 14 Mestrado Profissional 10
    Ensino Médio Limeira 14 Patrulheiro 5
    Especial Graduação 7 Pesquisador Colaborador Voluntário 10
    Especial Pós-Graduação 14 Pesquisador Visitante 10
    Especialização 14 Professor Colaborador Voluntário 10
    Estagiário 7 Professor Visitante 10
    Extensão 14 Técnico de Prótese - FOP 5
    Funcionário 14 Tecnologia 10
    Funcionário FUNCAMP 14    
  22. Emprestei um item (livro, tese, tcc, etc...), está para vencer, posso renovar?
    Sim. Desde que o material não esteja reservado, voce não esteja com item semelhante e enquanto usuário não tenha sofrido qualquer penalidade disciplinar.
  23. Para renovar preciso ir a Biblioteca?
    Não necessariamente. Voce pode renovar até cinco (5) vezes o material on-line, não há necessidade de se deslocar até a Biblioteca. Na sexta (6ª) vez dirija-se ao balcão, com os materiais em mãos.
  24. Como faço para renovar on-line?
    1. Acesse: www.sbu.unicamp.br
    2. Clique em Base Acervus
    3. Clique em Serviços (Circ/Renovação)
    4. Preencher login (e-mail cadastrado no registro da Biblioteca)
    5. Senha
    6. Clique em Login
    7. Clique em Fechar
    8. Clique novamente em Circ/Renovação
    9. Escolha os itens a serem renovados
    10. Clique em renovar itens selecionados
  25. Posso reservar itens da Biblioteca?
    Sim. Desde que o item esteja indisponível (emprestado) na Biblioteca em que foi solicitado o empréstimo e que não esteja emprestado ao solicitante.
  26. Como faço para reservar on-line?
    1. Acesse:www.sbu.unicamp.br
    2. Clique em Base Acervus
    3. Clique em Serviços (Reservas)
    4. Preencher login (e-mail cadastrado no registro da Biblioteca)
    5. Senha
    6. Clique em Login
    7. Fazer a busca do item a ser reservado
    8. Selecionar o item
    9. Efetivar a reserva
  27. Esqueci minha senha, o que fazer?
    Por favor, informe seu login e senha para ter acesso aos serviços do Terminal:
    1. Acesse: www.sbu.unicamp.br
    2. Clique em Base Acervus
    3. Clicar em Serviços
    4. Preencher login com e-mail cadastrado no registro da Biblioteca
    5. Clicar em lembrar senha
    6. O Sistema enviará automaticamente uma nova senha para o e-mail cadastrado.
  28. Entreguei o livro atrasado, o que acontecerá?
    O SBU, não cobra multa em dinheiro, os dias em atraso são convertidos em suspensão.
    Empréstimo normal: 3 dias de suspensão por dia e por item.
    Empréstimos com reserva: 10 dias de suspensão por dia e por item.
  29. Como faço se perdi, ou tenho item da Biblioteca extraviado?
    Entre em contato imediatamente com a Biblioteca. Este item extraviado deverá ser resposto.
    Consulte o regulamento.
  30. Como faço para solicitar Serviços a Biblioteca/FEF – (Aquisição de Livros, Comut, EEB, Ficha catalográfica, ISBN, Declaração de Débito, Outros)
    1. Neste site:
    2. Clique em Biblioteca
    3. Clique em Serviços
    4. Escolha o tipo de Serviço
    5. Preencha o formulário
    6. Informe o código
    7. Envie
    8. Voce será informado automaticamente assim que abrirmos a sua solicitação, não há necessidade de respondê-la. Realizaremos todos os procedimentos e lhe retornaremos por e-mail.