Seminário Internacional de Atividades Circenses e Educação Física

LOCAL: Casa do Lago/Unicamp (ao lado da Funcamp) e LABFEF/FEF/Unicamp, Campinas - SP/Brasil
DATA: 26 de Fevereiro de 2014
VAGAS: 170 
INSCRIÇÃO: Gratuita, de 17/Dez a 21/Fev de 2014

OBJETIVOS 

Desde 2006 o Grupo de Estudos e Pesquisas das Artes Circenses - CIRCUS, certificado pela UNICAMP junto ao CNPQ e coordenado pelos professores Dr. Marco Antonio Coelho Bortoleto e Dra. Ermínia Silva, vêm realizando pesquisas, projetos de extensão universitária, eventos, projetos de iniciação científica, orientações de mestrado e doutorado relacionados com as atividades circenses e suas interelações com a Educação Física, fomentando a reflexão acadêmica sobre a arte circense e seus diversos desdobramentos pedagógicos e científicos. A partir deste esforço coletivo o CIRCUS consolidou-se como um dos principais grupos de pesquisa em circo do Brasil e do mundo na área, além de responder por grande parte da produção acadêmica da área. 

O encontro pretende debater os principais avanços na recente relação entre o Circo e Educação Física, buscando novos subsídios para uma área em franca expansão, como destaca Ontañón et al. (2012) . Além disso, o Seminário propõe espaços de formação continuada para a comunidade interna e externa da Unicamp, no que tange os aspectos pedagógicos dessas práticas.

Os debates a serem realizados estão atrelados a quatro teses de doutorado, todas sob orientação do Prof. Dr. Marco Antonio Coelho Bortoleto, das quais três delas recebem auxilio pesquisa da agencia CAPES, demonstrando a importância desse evento. Além disso, o tema vem sendo trabalhado em dois TCC, e duas turmas do Projeto de Extensão em Circo (Atividades circenses para crianças / Circo na Escola), bem como à disciplina de graduação EF962 – Atividades circenses e Educação Física, o que evidencia a integração entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

IMPORTÂNCIA DO EVENTO

A primeira iniciativa de organizar um encontro com tal envergadura, em que nomes importantes do circo se encontrassem e pudessem apresentar e discutir suas propostas ocorreu no ano de 2004, com o Seminário “Diferentes Visões do Circo”, visando inaugurar o debate acadêmico sobre as artes do circo. Em 2006 o grupo organizou o “Ciclo de Palestras: Circo e Modernidade 2006”, evento que reuniu mais de 300 pessoas em torno da discussão das contribuições que a pesquisa científica pode trazer para as artes do circo. Finalmente em 2008 o grupo organizou a “X Convenção Brasileira de Malabares e Circo”, com mais de 700 participantes e um público aproximado de 3000 pessoas nos espetáculos. Outras tantas atividades realizadas podem ser consultadas no site do Grupo CIRCUS.

Com a contribuição do CIRCUS as pesquisas acadêmicas sobre o fenômeno obtiveram um maior reconhecimento da comunidade universitária resultando num aumento significativo das publicações como destaca Ontañón et al. (2012) e, por conseguinte, lançando o grupo como um das principais referencias na área (DUPRAT e BORTOLETO, 2007) .

Como já foi destacado anteriormente, o evento reunirá pesquisadores nacionais e internacionais na busca de um maior dialogo sobre as relações entre o Circo e a Educação Física. Esperamos ainda que esta reunião possibilite um amplo debate sobre a relevância educativa e social das artes circenses, viabilizando um diálogo interdisciplinar e amplo sobre a temática, na perspectiva sugerida por Houtier (2001) .

CONVIDADOS

Mercé Mateu, doutora pela Universidad de Barcelona, atualmente docente no INEFC (Institut Nacional d’Educació Física de Catalunya) e no Institut del Teatre de Barcelona (Espanha). Licenciada em Filosofia e Ciências da Educação pela UB, treinadora de Ginástica Artística Feminina, Mestre em Gerontologia Social e Mestre em Atividade Física e Saúde, formada em Direção Cênica e Diploma d’Estudis Superiors Especialitzats no Institut del Teatre de Barcelona, especializada em pedagogia das artes cênicas, fez parte da equipe inicial da Aula Municipal de Teatre de Lleida. Colaboradora do Laboratori d’Investigació Social i Educativa de la Activitat Física i l’esport (GISEAFE, INEFC Barcelona) e do Grup de Recerca en Emocions i Jocs Esportius (GREJE, INEFC Lleida), onde desenvolve suas pesquisas relacionadas a educação artística através da motricidade, a criatividade, as emociones e a atividade física, esporte e circo. Destacamos que a Prof. Merce Mateu também participará como banca da defesa de Doutorado de Rodrigo Mallet Duprat e da qualificação de Doutorado de Teresa Ontañón Barragán, ambos alunos da FEF e organizadores do evento, a serem realizadas nos dias que antecedem o seminário.

Junior Perin (Brasil), ativista, empreendedor e produtor cultural é fundador e coordenador executivo do Circo Crescer e Viver. Idealizador e diretor geral e artístico do Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro realizado nas favelas pacificadas da cidade, é também o atual presidente da Federação Ibero-americana de Circo e membro do Colegiado Setorial de Circo do Conselho Nacional de Política Cultural. Autor do livro "Panfleto" pela coleção Tramas Urbanas da Aeroplano Editora, foi também articulador internacional da Rede Circo do Mundo Brasil. Atua como consultor e presta assessoria para organizações publicas e privadas, nacionais e internacionais, em projetos de arte, cultura, infância e juventude.

Julieta Infantino, da Argentina, doutora pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires cujas investigações sobre a arte circense versam sobre a cultura, as políticas públicas e a juventude. Pesquisando no âmbito social e também pedagógico desta arte na Argentina, é autora de livros como “Circo en Buenos Aires: Cultura, Jóvenes y Políticas en disputa”.

Marcos Teixeira, coordenador de circo da Fundação Nacional das Artes (FUNARTE) - Ministério da Cultura; Diretor da Escola Nacional de Circo - Rio de Janeiro.