Redes e Infraestrutura Computacional

Esta célula é responsável pela segurança da informação e pelo controle, operação, e otimização da rede de computadores da FEF. Responde pela criação e controle de contas de usuários, contas de e-mail, dos sites, da transmissão e comunicação de dados, voz e imagem, do Data Center onde estão localizados os servidores de arquivos, de banco de dados, de correio eletrônico, de sistemas e de toda segurança da rede de computadores da FEF. Realiza auditoria frequentemente nos registros de acessos as informações e faz uso de ferramentas para testes de performance da rede. 

Cabe a esta célula viabilizar o acesso das estações de trabalho da rede da FEF (FefNet) à rede da UNICAMP (UniNet) e à Internet, garantindo a transmissão, confiabilidade e a disponibilidade das informações.
 
O backbone FEFNET é composto por 5 sub-redes de forma a melhor atender as áreas: acadêmica, pesquisa, Biblioteca e Administrativa. A infraestrutura e equipamentos utilizados na rede FefNet são:
9.000m de cabeamento estruturado TP nível 5; Tecnologia Giga/Fast Ethernet, half e full duplex; 400m de Fibra Óptica; Switches, Repetidores e Transceiver Ópticos 100/1000 Mbps; Servidores redundantes a falhas; Softwares de gerenciamento (performance, segurança e auditoria); Infraestrutura da rede sem fio com média de 500 equipamentos movéis conectados ao dia.
 
INFRAESTRUTURA COMPUTACIONAL

- 200 computadores de mesa (áreas de pesquisa, ensino e administrativa)
- 14 servidores de rede (contas de usuários, DNS, Web, Banco de Dados, Sistemas Específicos, Virtuais, Roteamento, Gerenciador de Ponto de Acesso Wi-Fi, câmeras IP...)
- 20 Impressoras LaserJet e Jato de Tinta
- Rede cabeada:  200 pontos de acesso com conexão externa a velocidade de 1 Gbps (Gigabits por segundo) 
Rede Sem Fio - Wi-Fi: conta com mais de 1.000 dispositivos autorizados, cerca de 400 conexões simultâneas com banda de até 5Mb por dispositivo móvel, com sinal de cobertura de aproximadamente 70.000m2 em áreas internas e externas da FEF/UNICAMP.
- Rede da UNICAMP: possui conexão de 21Gbps para a Internet.