Departamento de Estudos da Atividade Física Adaptada

A matriz teórica que norteia os trabalhos com enfoque biológico e antropológico tem como base o estudo dos processos adaptativos da espécie, numa visão bio-cultural. Em populações especiais, a matriz teórica tem um caráter interdisciplinar fundamentado nas áreas bio-psicossocial.

A peculiaridade do Departamento é a diversidade de populações com características específicas que são estudadas, a saber: pessoas portadoras de deficiência física, mental, auditiva e visual; atletas, indivíduos sedentários; mulheres na menopausa; homens da meia-idade e 3a. idade; gestantes; crianças e jovens de diferentes classes sócio- econômicas; grupos indígenas e populações rurais na Amazônia. Na graduação, o Departamento é responsável por disciplinas do curriculum vinculadas aos programas de Licenciatura e Bacharelado em Lazer e Ciência do Esporte.

O conhecimento desenvolvido é a área da Educação Física, fundamentado nas áreas biológicas, sócio-cultural e atividade motora adaptada.

Acesse os sites "Qualidade de Vida e Atividade Física" cujo objetivo é facilitar o acesso à informação científica, divulgar as bases conceituais, as metodologias e as aplicações relacionadas com a promoção da qualidade de vida e "Atividade Física Adaptada" para consulta gratuita, artigos, livros e assuntos relacionados a área.

Docentes

Contato

Prof. Dr. Bruno Rodrigues - Chefe do Departamento | 19 3526-6816
Maria Aparecida Moraes - Supervisora | 19 3521-6620
Márcia Sundfeld Iaderozza - Secretário | 19 3521-6622

E-mail: