IV Congresso de Ciência do Desporto e III Simpósio Internacional de Ciência do Desporto

Carta do Presidente

Caros professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da área de Educação Física,

Tenho o prazer de convidá-los a participar do IV Congresso de Ciência do Desporto e III Simpósio Internacional de Ciência do Desporto, a ser realizados no Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) entre os dias 1 e 3 de dezembro.

Organizados a cada dois anos pela Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp, o congresso e simpósio tradicionalmente reúnem renomados palestrantes do Brasil e do exterior. Trata-se, portanto, de excelente oportunidade para a discussão de temas relevantes relacionados às ciências do desporto, tais como treinamento desportivo, fisiologia e biomecânica do esporte.

A Unicamp orgulha-se de sediar encontros como esses, que contribuem para o avanço da ciência e promovem a troca de experiências entre representantes de diversas instituições nacionais e internacionais.
Espero vê-los em nosso campus em dezembro e desejo a todos um proveitoso congresso e simpósio.

Cordialmente,

Fernando Ferreira Costa
Presidente de Honra do Congresso - Reitor da Unicamp

---

Apresentação

O IV Congresso de Ciência do Desporto e III Simpósio Internacional de Ciência do Desporto da Faculdade de Educação Física foi realizado nos dias 1, 2 e 3 de Dezembro de 2011 no Centro de Convenções da UNICAMP. A Faculdade de Educação Física é responsável pela organização do evento, que ocorre a cada dois anos com o objetivo de criar um espaço de reflexão sobre o fenômeno do desporto nas suas diferentes manifestações, além de: a) dar continuidade ao projeto de implementação da política de capacitação dos profissionais da FEF/UNICAMP e de outras instituições; b) propiciar oportunidade para a reflexão sobre o desporto como um fenômeno importante na atualidade; c) valorizar a pesquisa no âmbito acadêmico e assegurar espaço de divulgação da produção científica na área do desporto; e d) refletir sobre as inovações metodológicas e tecnológicas no desporto valorizando sua aplicação na sociedade. O congresso envolverá diferentes temáticas e sessões, tais como: palestras, conferências e cursos, contando com a presença de grandes nomes nacionais e internacionais da área. Uma das premissas do Congresso é mediar à aproximação entre as instituições de ensino superior comprometidas com a produção científica e órgãos dirigentes do desporto nacional, estadual e regional.

Os palestrantes nacionais e internacionais participarão de conferências e mesas redondas, apresentando experiências de relevância para o meio acadêmico e científico, valorizando o que há de melhor na UNICAMP, Brasil e Exterior. Palestrantes internacionais confirmados:

  • Prof. Dr. Walter Herzog - Diretor do Human Performance Laboratory da University of Calgary - Canadá, Presidente da International Society of Biomechanics - ISB de 2005 a 2007. Renomado pesquisador da área de Mecânica Muscular com aproximadamento 280 publicações em periódicos científicos, 5 livros publicados e diversos capítulos de livros;
  • Prof. Dr. Adrian Lees - Diretor do Research Institute for Sport and Exercise Sciences da Liverpool John Moores University - Inglaterra. Autor de diversos artigos na área de Biomecânica do Esporte. 

Público-alvo: professores, pesquisadores, alunos e profissionais da Área de Educação Física da Unicamp e outras Instituições.

Consulte a programação, anais e informações dos últimos Congressos e Simpósios de Ciência do Desporto realizados.

Sérgio Augusto Cunha

Presidente do Congresso.