Normas e Orientações para Envio de Trabalhos

Forma de submissão: preencher a Ficha de Inscrição e anexar arquivo do trabalho em PDF. Não serão aceitos trabalhos enviados por e-mail.

 

1. Instruções para submissão 

1.1. Será aceito apenas 1 trabalho tendo o pesquisador como primeiro autor.

O trabalho deverá ser inédito e não ter sido submetido a outro evento científico nacional ou internacional, ou ter sido submetido para publicações em periódicos.

1.2. Os trabalhos deverão ser encaminhados até 24/Out em arquivo formato PDF através do site do Congresso, indicando a área temática;

1.3. A publicação dos resumos nos Anais do Congresso estará condicionada à efetivação da inscrição do primeiro autor no evento e pagamento do boleto bancário;

1.4. Não serão aceitas mudanças nos trabalhos enviados, a não ser que haja solicitação por parte da Comissão Científica;

1.5. Não serão aceitos trabalhos enviados fora de prazo, padrão especificado, revisão de literatura, projeto de pesquisa, ausência de metodologia e/ou análise estatística e/ou resultados.

 

2. Instruções para apresentação

O trabalho poderá ser aprovado como Tema Livre Oral ou Pôster, a critério da Comissão Científica. A partir do dia 10/Nov, os inscritos poderão verificar o status e forma de apresentação de seus trabalhos, e no dia 18/Nov - 16h00 o dia e horário que irão apresentar. 

2.1. Tema Livre Oral: o autor deverá fazer sua apresentação rigorosamente no horário e local estabelecido. O tempo será de 10 minutos para apresentação e 5 minutos para discussão.

2.2. Pôster: o autor deverá fixar o pôster no horário e local estabelecido, bem como mantê-lo fixado durante o período estipulado, estando presente no local do pôster no horário determinado para apresentação aos congressistas e organizadores. 

 

3. Processo de seleção dos trabalhos

Todos os trabalhos serão avaliados por pelo menos 2 (dois) pareceristas ad hoc, que terão acesso aos resumos sem identificação de autoria e filiação institucional. Caso haja discordância entre os dois pareceristas um terceiro parecerista será convocado, e a decisão será dada por esta última análise. 

A análise será double blind, e para garantir isso, rodapés contendo agradecimentos e vinculação do texto a alguma dissertação ou tese serão suprimidos na versão analisada pelos pareceristas, para garantir, tanto quanto possível, maior imparcialidade nas avaliações. 

 

4. Critérios de seleção dos trabalhos

4.1. Garantia de que o trabalho envolvendo seres humanos está de acordo com todas as normas éticas de pesquisa, conforme preconiza a lei 196/96.

4.2. O resumo deverá conter OBRIGATORIAMENTE: Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusões, o Apoio Financeiro deverá ser citado quando houver e deverá ficar restrito a última linha.

4.3. Os membros da Comissão Cientifica também considerarão para o aceite do trabalho: 

a. Coerência entre título e proposta do estudo; 

b.  Relevância do tema; 

c. Definição do referencial teórico-metodológico;

d. Coerência entre Metodologia e os objetivos do trabalho e;

e. Coerência entre resultados e discussão.

4.4. A Comissão Científica do Congresso se reserva o direito de recusar trabalhos insatisfatórios ou que estejam fora das normas de inscrição, bem como ser soberana nas decisões e resoluções de eventuais imprevistos. Constituem razões para a rejeição: 
a. Assuntos pobremente organizados;

b. Natureza do assunto deve ser explicita no título e no conteúdo do trabalho;

c. Informações ausentes no trabalho: Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusões;

d. Assunto bem explicitado, mas de importância duvidosa;

e. Critérios não muito bem definidos para a avaliação das variáveis;

f. Confusões entre as premissas conduzindo a falsos raciocínios;

g. Os métodos devem ser apropriados em relação à proposição;

h. Conclusões não correspondem ao método de análise aplicado aos dados;

i.  Conclusões devem ser suportadas pelo resultado da análise estatística;

j. Falta de critérios de definição da amostra;

k. Conclusões não suportadas pelos resultados;

l. Temas já esgotados pela literatura referente;

m. Metodologia inapropriada abordada nos objetivos da pesquisa;

n. Contribuição pouco relevante em relação ao estágio atual de conhecimento do assunto;

o. Delineamento inadequado de pesquisa.

p. Relatos de experiência ou pesquisas com resultados parciais 

 

5. Critérios de confecção do resumo (Tema Livre Oral e Pôster)

5.1. Máximo 1 (uma) lauda, papel A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples, parágrafo único e justificado, margens de 2 cm.

5.2. Não utilizar recursos de formatação: cabeçalhos, rodapés,...

5.3. Usar itálico apenas para expressões estrangeiras.

5.4. Usar negrito nos títulos de sessões: introdução, objetivos, métodos,...

5.5. Deverá conter os seguintes itens e características:

a. Título: máximo de 98 caracteres com espaços, letra maiúscula e negrito. Acrescentar um espaço simples e na linha seguinte colocar em seqüência o nome e sobrenome dos autores (autores separados por vírgulas); acrescentar um espaço simples e colocar o nome da instituição, cidade, estado e país; acrescentar um espaço simples e colocar o e-mail de contato do 1° autor do trabalho e suporte financeiro (quando houver); e acrescentar um espaço simples e escrever o resumo do trabalho;

b. O resumo do trabalho deverá estar em parágrafo único e conter: Introdução, Objetivo, Metodologia (população, protocolos e tratamento estatístico), Resultados (podem ser utilizados gráficos e/ou tabelas - preto/branco/cinza) e Conclusão;

c. Acrescentar um espaço simples e incluir as Palavras Chaves (máximo 3). 

5.6. O arquivo deve estar no formato PDF.

5.7. Modelo de formatação de Resumo 

 

6. Critérios de confecção do pôster

6.1. Dimensões: 0,90cm de largura por 1,20cm de altura. 

6.2. Título: mesmo do resumo em caixa alta. Deverá vir na parte superior, centralizado, com letra mínima tamanho 24. 

6.3. Nome dos autores: abaixo do título, iniciado pelo sobrenome e seguido pela abreviação do prenome, alinhado à esquerda. 

6.4. Nome da instituição: abaixo dos nomes dos autores, alinhado à esquerda. 

6.5. Fontes de fomento: abaixo do nome da instituição, alinhado à esquerda (se houver). 

6.6. Conteúdo: estrutura apresentada no resumo (introdução, objetivos, métodos, resultados, conclusões e referências). Tópicos deverão ter alinhamento centralizado e o texto alinhamento justificado. 

6.7. Recomenda-se: que os gráficos e ilustrações tenham tamanho mínimo de 20x25cm. 

6.8. Recomenda-se: que o pôster tenha uma visualização objetiva, resumindo de forma clara o trabalho apresentado. 

6.9. O banner deve apresentar canaletas nas extremidades para fixação.

 

7. Avisos

7.1. Resumos aceitos e sem efetivação da inscrição e respectivo pagamento não serão publicados nos anais do evento.

7.2. Não haverá devolução da taxa de inscrição paga.

7.3. Os certificados serão emitidos de acordo com as informações do formulário de Inscrição. Será emitido um único certificado por trabalho contendo autores e co-autores na forma e seqüência informada na Inscrição.

7.4. Em caso de perda do boleto bancário poderá ser gerado um novo boleto, acessando a área de Inscrição.

 

8. Avaliação e premiação de trabalhos

8.1. Os melhores trabalhos serão premiados dentro de suas áreas de inscrição. Os selecionados em cada área receberão certificado e concorrerão ao prêmio de melhor trabalho do congresso.

8.2. Os melhores trabalhos serão indicados para o Conselho Editorial da revista Conexões. 

 

9. Áreas temáticas do congresso

Os trabalhos deverão ser encaminhados para umas das seguintes áreas: 

9.1. Biodinâmica do Movimento e Esporte

9.2. Atividade Física Adaptada

9.3. Esporte e Humanidades