Unicamp na Copa: Ciência aplicada nas categorias de base no futebol

O evento visa discutir e planejar ações científicas na área de Ciências do Esporte para aplicações a longo prazo nas categorias de base dos clubes de futebol no Brasil a fim de melhorar o desempenho, prevenir lesões e garantir a qualidade de vida dos jogadores em formação.

A palestra acontece dia 28 de maio - quarta-feira, das 09:00 às 13:00, na Sala da Congregação da FEF - Unicamp. Haverá transmissão ao vivo pela Internet.

São apenas 60 vagas e não haverá inscrição no dia do evento. A inscrição é gratuita!

Inscreva-se

Assista aqui ao vivo!

Página aberta para perguntas ou comentários.

Palestrantes

Cada palestrante terá 30 minutos para a sua exposição. No final, serão constituídos grupos de trabalho de acordo com o interesse de cada um. As palestras terão transmissão on-line neste mesmo endereço e os assistentes remotos poderão fazer perguntas e participar dos grupos de trabalho.

  • Prof. Dr. Sérgio Augusto Cunha – FEF - Unicamp
  • Prof. Dr. Daniel Gama
  • Prof. Ddto. João Paulo Subira Medina – Universidade do Futebol
  • Prof. Danacir Maia (Cilinho) – Técnico de Futebol
  • Prof. César Del Roy – Preparador de goleiros da base do Paulista de Jundiaí

 

Comentários ou Perguntas via Internet

Deixe um comentário ou pergunta aos palestantes no quadro abaixo para ser lida ao final do evento. Havendo tempo será respondida.

Gerenciar Inscrições

Comentários

Prezados colegas, Gostaria de ouvir de algum dos palestrantes sobre a hegemonia da especialização (precoce) nas categorias de base, principalmente as mais tenras idades (até 14 anos). Esta característica unilateral é mesmo de suma importância para formação de bons profissionais ou são características que pode ser discutidas e revistas. Att, Leandro.
Além dos fatores já citados em relação a prevenção e tratamento de lesões, e a sociabilização caso o jogador não consiga voltar. A minha dúvida é se o fator psicológico é tratado nas categorias de base, em relação caso ele não consiga se destacar ou se profissionalizar ?
JÁ EXISTE PESQUISA DE FUTEBOL COM PODÔMETROS E/OU ACELERÔMETROS OU ESTES APARELHOS APRESENTAM EROS NOS DADOS, COMO OS ERROS DE GPS?
(CORREÇÃO) JÁ EXISTE PESQUISA DE FUTEBOL COM PODÔMETROS E/OU ACELERÔMETROS OU ESTES APARELHOS APRESENTAM ERROS NOS DADOS, COMO OS ERROS DE GPS? ATT,
Já existem aparelhos (podômetros e acelerômetros) de uso comercial e alguns estudos científicos para o uso desses. Estamos trabalhando em sistemas inerciais (acelerômetros e giroscópios) para conhecermos melhor os erros associados a essas medidas.
Queríamos mais informações sobre o uso da genética no futebol. Ao Prof. Dr. Sérgio Cunha. Todos os Treinadores de Goleiros da Red Bull Brasil, acompanhando a palestra. Abraçõs
Temos uma parceria com o Prof. João Pesquero sobre o uso da genética para otimizar o treinamento no futebol.
CORREÇÃO JÁ EXISTE PESQUISA DE FUTEBOL COM PODÔMETROS E/OU ACELERÔMETROS OU ESTES APARELHOS APRESENTAM ERROS NOS DADOS, COMO OS ERROS DE GPS?
Parabéns pelo evento, somente iniciativas como essa vão minimizar a enorme distância que hoje infelizmente ainda existe entre o mundo acadêmico e os clubes. Em especial abraço ao Prof. Sérgio e ao Prof. César. Abs a todos!!