Tempo gasto assistindo televisão, duração do sono e prática de atividade física em adolescentes de escola privada no município de Piracicaba - SP

Hábitos alimentares inadequados e sedentarismo têm aumentado em crianças e adolescentes, principalmente entre as que têm trocado atividades ao ar livre por atividades mais sedentárias como, por exemplo, assistir televisão.

Tais hábitos contribuem para uma tendência crescente no desenvolvimento da obesidade em crianças e adolescentes, afetando por consequência a qualidade de vida desses indivíduos.

Estimular hábitos de vida mais saudáveis durante essa faixa etária é importante para a formação um estilo de vida saudável na fase adulta, prevenindo a ocorrência de doenças crônicas associadas à dieta e ao sedentarismo.

Referências bibliográficas

ALMEIDA, S. S.; NASCIMENTO, P. C.; QUAIOTI, T. C. B. Quantidade e qualidade de produtos alimentícios anunciados na televisão brasileira. Rev. Saúde Pública, v.36, n.3, p.353-355, 2002.

BRAGGION, G.F.; MATSUDO, S.M.M.; MATSUDO, V.K.R. Consumo alimentar, atividade física e percepção da aparência corporal em adolescentes. Disponível aqui

Erika da Silva Maciel
Mestre em Ciências - USP
Clique aqui para ver o endereço de e-mail