Qualidade de Vida e Atividade Física no Envelhecimento

A expectativa de vida nos últimos anos tem sido incrementada à medida que as condições gerais de vida e o avanço da ciência têm contribuído para controlar e tratar muitas das doenças responsáveis pela mortalidade da população, tanto dos países desenvolvidos como o da maioria dos países em desenvolvimento.

Para o idoso, o declínio nos níveis de atividade física habitual contribui para a redução na aptidão funcional e a manifestação de diversas doenças, como consequência a perda da capacidade funcional, refletindo negativamente na em sua qualidade de vida.

Cada vez mais se pesquisam formas de deter ou retardar o processo de envelhecimento, ou estratégias que garantam uma manutenção da capacidade funcional e da autonomia nas últimas décadas da vida. Estudos epidemiológicos nos permitem concluir que a atividade física regular e a adoção de um estilo de vida ativo são necessários para a promoção da saúde e qualidade de vida durante o processo de envelhecimento.

Objetivos

  • Abordar aspectos do processo de envelhecimento: sua epidemiologia, os benefícios e a importância da atividade física para alcançar qualidade de vida na terceira idade.
  • Analisar os conceitos de saúde e Qualidade de Vida.
  • Melhorar a sua auto-estima e viabilizar uma mudança de hábitos e valores em relação ao corpo.

Proposta de atuação

  • Ação dos profissionais da área da saúde, no desenvolvimento de estratégias específicas para abordar e motivar o idoso sedentário levando em consideração o padrão de atividade física do indivíduo durante a vida, assim como o nível de interesse e motivação para o exercício e as preferências sociais para a prática da atividade física regular.
  • Além do médico e do educador físico, o papel da família é muito importante como agente facilitador para a prática regular da atividade física nesta etapa da vida.

Referências bibliográficas

Gonçalves, A. & Vilarta, R. - Qualidade de vida e atividade física - explorando teoria e prática.Barueri: Ed. Manole, 2004.

Mazo, G.Z.;Lopes, M.A.; Benedetti, T.B. - Atividade física e o idoso: concepção gerontológica. Porto Alegre: Sulina, 2004.

Mantovani. E. P. O Importante Papel da Mídia na Adesão à Prática de Atividade Física no Envelhecimento. In: VILARTA, R.; GUTIERREZ, G.L.; CARVALHO, T. H. P. F.; GONÇALVES, A. Qualidade de Vida e Novas Tecnologias. Campinas: Ipês editorial, 2007, pp.199-206.

 

Efigênia Passarelli Mantovani
Mestre em Atividade Física e Qualidade de Vida/UNICAMP
Clique aqui para ver o endereço de e-mail