Garantir o acesso universal ao ensino público fundamental, reduzir as taxas de evasão e reprovação escolar bem como primar pela qualidade de ensino são condições fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas saudáveis no ambiente escolar como a implantação de estratégias tais como a Escola Promotora da Saúde.

As escolas que são ambientes que fomentam a qualidade de vida da comunidade escolar e do entorno, buscam, através de suas ações, garantir um ambiente físico e psicossocial saudável e solidário; realizar educação para a saúde de forma integral, inter e multidisciplinar através de metodologias ativas bem como garantir o acesso aos serviços de saúde são ambientes que fomentam a qualidade de vida da comunidade escolar e do entorno.

Este capítulo apresenta as condições demográficas, sociais e econômicas do Município de Vinhedo/SP, prioridades traçadas pela Secretaria de Educação Municipal, metas, objetivos e ações desenvolvidas em qualidade de vida no período 1997 – 2004 através do envolvimento e participação popular de forma organizada e democrática seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Orçamento Participativo em gestão pública.

Referências Bibliográficas

BOCCALETTO, E.A.; BOCCALETTO, E.M.A. Políticas públicas e a escola promotora da saúde: ações de qualidade de vida em Vinhedo/SP. In VILARTA, Roberto (organizador). Qualidade de vida e políticas públicas: saúde, lazer e atividade física. Campinas: IPES Editorial, 2004. p. 95-109.

CANO, W; BRANDÃO, C.A. (coordenadores). A Região metropolitana de Campinas. Urbanização, economia, finanças e meio ambiente. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2002. p 225-254.

WHO, UNESCO, CDC. Local action: creating health promoting schools. World Health Organization, 2000. Disponível aqui (parte 1) e aqui (parte 2). Acesso em 7 de julho de 2007.
SEADE. Perfil Municipal de Vinhedo/SP. Disponível aqui. Acesso em 7 de julho de 2007.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades@Município Vinhedo. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/default.php Acesso em 7 de julho de 2007

Estela Marina Alves Boccaletto
Mestre e Doutoranda em Educação Física na Área de Atividade Física, Adaptação e Saúde na UNICAMP