Alimentação Saudável, Qualidade de Vida e Atividade Física

Os livros aqui disponibilizados mostram os resultados do “Programa Escola Promotora da Qualidade de Vida e Saúde da UNICAMP” que tem por objetivo ajudar as escolas a desenvolverem ações e metodologias em promoção da saúde e da qualidade de vida dos estudantes, professores, funcionários, pais e comunidade do entorno. Esse objetivo é alcançado através da implantação de políticas públicas que visem a capacitação e o “empoderamento“ da comunidade escolar assim como a realização de ações trans e intersetoriais na gestão pública.

A colaboração com as escolas se dá pela estruturação de ambientes saudáveis para criar e melhorar a qualidade de vida na escola e nos locais onde ela está situada, realizando a avaliação das condições do ambiente físico e psicossocial da escola conforme as diretrizes da OMS para as Escolas Saudáveis, referente a Alimentação e Atividade Física, elaboração de um Plano de Ação, fortalecimento da colaboração entre os serviços de saúde e de educação visando a promoção integrada da saúde, alimentação, nutrição, lazer, atividade física e formação profissional, além da educação para a saúde e o ensino de habilidades para a vida, visando aquisição de conhecimento sobre a adoção e manutenção de comportamentos e estilos de vida saudáveis.

 

Diagnóstico da alimentação saudável e atividade física em escolas municipais de Hortolândia/SP

O livro materializa as conclusões sobre a fase de diagnóstico que envolveu o levantamento de dados sobre as principais políticas e programas desenvolvidos nas escolas públicas da cidade de Hortolândia.

 

Diagnóstico da Alimentação Saudável e Atividade Física em Escolas Municipais de Vinhedo/SP

A presente publicação materializa as conclusões sobre a fase de diagnóstico do Programa Escola Promotora da Qualidade de Vida e Saúde.

Diagnóstico da Alimentação Saudável e Atividade Física na Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP

O livro resume as atividades de implantação de Programa de Qualidade de Vida na Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP.

 

Alimentação Saudável, Atividade Física e Qualidade de Vida

O livro apresenta um conjunto de conteúdos relacionados com o tema da Qualidade de Vida e a Alimentação Saudável, em especial sobre a Boa Alimentação e o Controle do Peso Corporal.

 

 

Alimentação, Atividade Física e Qualidade de Vida dos Escolares no Município de Vinhedo/SP

Durante o período de julho de 2008 a julho de 2009, desenvolveu-se um convênio de cooperação entre a Prefeitura Municipal de Vinhedo (SP) e a UNICAMP, tendo por objetivo a realização do Programa Promoção da Saúde no Ambiente Escolar: Alimentação Saudável e Vida Ativa.

 

 

Estratégias de Promoção da Saúde do Escolar: Atividade Física e Alimentação Saudável

A presente publicação materializa as reflexões acerca das temáticas discutidas pelos pesquisadores com a comunidade do município de Artur Nogueira/SP, em especial, aquelas relacionadas com a saúde do escolar, estado nutricional e qualidade de vida, educação para a alimentação saudável na escola, recreios ativos e o resgate das brincadeiras infantis, jogos cooperativos na escola, fenômenos psicossociais do crescimento urbano observado em Artur Nogueira, projetos voltados para a qualidade de vida na escola, paisagismo sustentável e preservação ambiental, inclusão digital e o seu papel para a educação continuada.

 

Diagnóstico da Alimentação Saudável e Atividade Física em Escolas Municipais de Artur Nogueira/SP

Esta publicação tem por objetivo principal apresentar à comunidade escolar os resultados das avaliações nas EMEFs de Artur Nogueira /SP, no segundo semestre de 2008, sobre  os dados referentes às características socioeconômicas do município e sobre as políticas e programas relacionados com alimentação saudável e vida ativa desenvolvidos no ambiente escolar, a avaliação do estado nutricional, qualidade de vida, nível de escolaridade das mães e condições socioeconômicas das famílias das crianças de 7 a 10 anos de idade das EMEF.