Publicações

 

LIVROS

  • AYOUB, E. Ginástica geral e educação física escolar. Campinas: Editora da Unicamp, 2004. Reedição 2007.
  • PAOLIELLO, E. et al (ORG.). Ginástica geral: experiências e reflexões. Barueri: Phorte, 2008
  • PAOLIELLO, E. e TOLEDO, E. (org.) Possibilidades da Ginástica Rítmica. Barueri: Phorte, 2010.
  • Eliana de Toledo e Paula Cristina da Costa Silva(org.). Democratizando o ensino da ginástica, 2012
  • SCHIAVON, L. M. (Org.) ; BORTOLETO, M. A. C. (Org.) ; NUNOMURA, Myrian (Org.) ; TOLEDO, E. (Org.). Ginástica de alto rendimento.. 1. ed. Várzea Paulista: Fontoura, 2014. v. 1. 180p .

  • SCHIAVON, L. M. ; HEINEN, T. ; BORTOLETO, M. A. C. ; NUNOMURA, Myrian ; TOLEDO, E. . High Performance Gymnastics. 1. ed. Hildesheim: Arete Verlag, 2014. v. 1. 232p .

  • PAOLIELLO, E. ; TOLEDO, E. ; Ayoub, Eliana ; BORTOLETO, M. A. C. ; GRANER, L. P. . Grupo Ginástico Unicamp 25 anos. 1. ed. Campinas: UNICAMP, 2014. v. 1. 288p .

  • BORTOLETO, M. A. C.; PAOLIELLO, Elizabeth (Org.) . Ginástica para Todos - Um encontro com a coletividade. 1. ed. Campinas-SP: UNICAMP, 2017. v. 1. 248p .

CAPÍTULOS DE LIVRO 

  • ALMEIDA, T.L. ; BORTOLETO, M. A. C. . Sobre o ensino da acrobacia coletiva e sua relação com a Ginástica para Todos.. In: De Oliveira, M. F.; De Toledo, E.. (Org.). Ginástica para Todos: possibilidades de formação e intervenção.. 1ed.Goiânia - GO: UEG, 2016, v. 1, p. 225-250.
  • ANTUALPA, K. F. ; MENEGALDO, F. R. . Diálogo da Ginástica Rítmica com a Ginástica para Todos: contribuições para a construção coreográfica. In: Michele Oliveira; Eliana de Toledo. (Org.). Ginástica para Todos: possibilidades de intervenção e formação. 1ed.Anápolis: Universidade Estadual de Góias, 2016, v. , p. 167-. 
  • AYOUB, Eliana; Ehrenberg, M.C.; SCHIAVON, L. M. Ginástica para Todos: interlocuções entre Unicamp, Unesp e Usp na formação docente In: Ginástica para Todos - Um encontro com a coletividade.1 ed.Campinas: Unicamp, 2017, v.1, p. 141-163.
  • AYOUB, E.; SCHIAVON, L. M.; Ehrenberg, M.C. UNICAMP, UNESP E USP:  EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS NA  FORMAÇÃO DE PROFESSORES In: Inovações curriculares: experiências no ensino superior com foco na interdisciplinaridade.1 ed.Campinas: FE-UNICAMP, 2014, p. 1015-1046.
  • BELLOTTO, M. L. ; BORTOLETO, M. A. C. ; SCHIAVON, L. M. . Ginástica Artística e Rítmica ? aspectos nutricionais. In: Marcia Daskal Hirschbruch. (Org.). Nutrição esportiva: uma visão prática.. 3ed.São Paulo: Manole, 2014, v. 1, p. 225-250.
  • BORTOLETO, M. A. C.. Advanced Applied Example of Motor Control 3: The Impact of Elastic Technologies on Artistic Gymnastics ? A Special Case Study From Brazil. In: Jemni, Monem (ed.). (Org.). The The Science of Gymnastics - Advanced Concepts, 2nd Edition.. 2ed.Londres e Nova Iorque: Routledge, Taylor & Francis Grp., 2018, v. 2, p. 266-277.
  • BORTOLETO, M. A. C.; SCHIAVON, L. M. . ?Pequena notável?: ensaio sociológico sobre a Ginástica Artística brasileira.. In: GIGLIO, S. S.; AMARAL, S. C. F.; RIBEIRO, O. C. F.; BORTOLETO, M. A. C.. (Org.). MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE OS JOGOS OLÍMPICOS.. 1ed.São Paulo: Editora Intermeios, 2018, v. 1, p. 81-104.
  • BORTOLETO, M. A. C.. Jovens deportistas: corda frates - un estudio sobre un gimnasio en Cataluña.. In: Carles Feixa; Patricia Oliart. (Org.). Juvenopedia: mapeo de las juventudes iberoamericanas.. 1ed.Barcelona: NED Edicciones, 2016, v. 1, p. 61-70. 
  • BORTOLETO, M. A. C.; PEIXOTO, C. . Qualitative video analysis as a pedagogical tool in artistic gymnastics. In: Shiavon, L; Heinen, T.; Bortoleto, MAC, Nunomura, M, Toledo, E.. (Org.). High Performance Gymnastics. 1ed.Hildesheim: Arete Verlag, 2014, v. 1, p. 99-116.
  • BORTOLETO, M. A. C.. A ginástica e as atividades circenses. In: A GINÁSTICA EM QUESTÃO: Corpo e Movimento. (Org.). A GINÁSTICA EM QUESTÃO: Corpo e Movimento. 2ed.São Paulo: Phorte, 2010, v. 1, p. 34-76.
  • BORTOLETO, M. A. C.. A GINÁSTICA ARTÍSTICA ESTUDADA A PARTIR DA ÓPTICA DA PRAXIOLOGIA MOTRIZ: REFLEXÕES PRELIMINARES. In: João Francisco Magno Ribas. (Org.). Jogos e Esportes: Fundamentos e Aplicações da Praxiologia. 1ed.Santa Maria - RS: Editoda da Universidade Federal de Santa Maria, 2008, v. 1, p. 125-144.
  • CARBINATO, M. V. ; BORTOLETO, M. A. C. . Ginástica para Todos: princípios para a prática. Educação Física e seus diversos olhares.. 1ed.Campo Grande - MS: Editora UFMS, 2016, v. 1, p. 99-116. 
  • GRANER, L. P. ; PAOLIELLO, E. ; BORTOLETO, M. A. C. . Grupo Ginástico Unicamp ? potencializando as interações humanas.. In: BORTOLETO, MAC; PAOLIELLO, E.. (Org.). Ginástica para Todos - Um encontro com a coletividade.. 1ed.Campinas: UNICAMP, 2017, v. 1, p. 165-198. 
  • NISTA-PICCOLO, V.L.; SCHIAVON, L. M. A Ginástica Artística como proposta educacional In: Abordagens pedagógicas do esporte: modalidades convencionais e não convencionais.1 ed.Campinas: Papirus, 2014, p. 97-115.
  • PAOLIELLO, Elizabeth ; TOLEDO, E. ; SOARES, D. B. ; ALMEIDA, T.L. ; MOURA, C. ; DESIDERIO, A. ; BORTOLETO, M. A. C. . Aspectos da participação dos países do continente americano na World Gymnaestrada 2011.. In: BORTOLETO, MAC; PAOLIELLO, E.. (Org.). Ginástica para Todos - Um encontro com a coletividade.. 1ed.Campinas-SP: UNICAMP, 2017, v. 1, p. 219-242.
  • SCHIAVON, L. M.; Toledo, Eliana; AYOUB, E. Por uma Ginástica para toda a vida In: Múltiplos cenários da prática esportiva: pedagogia do esporte - vol. 2.1 ed.Campinas: Unicamp, 2017, v.2, p. 215-245.
  • SCHIAVON, L. M.; TOLEDO, Eliana. Interfaces entre a Ginástica para Todos e as tecnologias. In: Temas emergentes em ginástica para todos..1 ed.Várzea Paulista - SP: Fontoura, 2016, v.1, p. 15-48.
  • SCHIAVON, L. M.; AFONSO, P. R.; PORTO, J.; LIMA, L. B. Q.; Deutsch, S. A GINÁSTICA VAI À ESCOLA: EXPERIÊNCIAS NA CIDADE DE RIO CLARO In: Metodologias de ensino e a apopriação de conhecimento pelos alunos - Núcleos de Ensino 2013.1 ed.São Paulo: Unesp, 2015, v.3, p. 123-134.
  • SCHIAVON, L. M. ASPECTOS PSICOLÓGICOS NA PREPARAÇÃO DESPORTIVA DE GINASTAS BRASILEIRAS PARTICIPANTES DE JOGOS OLÍMPICOS: A VISÃO DAS GINASTAS In: Ginástica de alto rendimento.1 ed.Várzea Paulista: Fontoura, 2014, v.1, p. 162-180.
  • SCHIAVON, L. M. Psychological aspects in the sports preparation of brazilian female gymnasts participating in the olympic games: the gymnasts´view In: HIGH PERFORMANCE GYMNASTICS.1 ed.HILDESHEIM: ARETE VERLAG, 2014, v.1, p. 195-223.
  • TOLEDO, Eliana; DESIDERIO, A.; SCHIAVON, L. M. Ginástica e terceiro setor: possibilidades do alcance  da cidadania In: Democratizando o ensino da ginástica : estudos e exemplos de sua implantação  em diferentes contextos sociais.1 ed.Várzea Paulista: Fontoura, 2013, p. 49-95.
  • SCHIAVON, L. M.; Fosaluza, N.C.; Penatti, T. P.; Deutsch, S.; Barela, J.A.; ALLEONI, B. N. Intervenções pedagógicas relacionadas ao equilíbrio em crianças com dificuldades motoras In: Núcleos de Ensino da UNESP.1 ed.São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 2012, v.7, p. 120-127.
  • SCHIAVON, L. M.; Nista-Piccolo, V.L. Outros desafios da prática da ginástica na escola In: Educação Física escolar: desafios e propostas 2.2a. ed.Várzea Paulista - SP: Fontoura, 2011, p. 137-166.
  • SCHIAVON, L. M.; Nista-Piccolo, V.L. Imagynação: uma experiência de projeto extracurricular de Ginástica Rítmica In: Possibilidades da Ginástica Rítmica.1 ed.São Paulo: Phorte, 2010, p. 332-357.
  • TOLEDO, Eliana; SCHIAVON, L. M. Ginástica Geral: diversidade e identidade In: Ginástica Geral: experiências e reflexões.1 ed.São Paulo: Phorte, 2008, p. 19-238.
  • SCHIAVON, L. M.; Nista-Piccolo, V.L. Desafios da Ginástica na escola In: Educação física escolar: desafios e propostas.1 ed.Jundiaí: Editora Fontoura, 2006, v.2, p. 35-60.
  • SCHIAVON, L. M.; Nista-Piccolo, V.L. Aspectos da Pedagogia do Esporte no ensino extracurricular da Ginástica Artística e da Ginástica Rítmica: uma experiência no cenário escolar In: Pedagogia do esporte: propostas e perspectivas.1 ed.Porto Alegre: Guanabara Koogan, 2005, p. 01-161.
  • SCHIAVON, L. M. Materiais alternativos para a Ginástica Artística In: Compreendendo a Ginástica Artística ed.São Paulo: Phorte, 2005, p. 169-181.
  • SOARES, D. B. ; ALMEIDA, T.L. ; BORTOLETO, M. A. C. . Autonomia, Criatividade e o processo de construção coletiva na Ginástica Para Todos.. Temas emergentes em Ginástica para Todos. 1ed.Várzea Paulista - SP: Fontoura, 2016, v. 1, p. 123-152.
  • TOLEDO, Eliana; PATRICIO, T. L.; DESIDERIO, A.; SCHIAVON, L. M.; BORTOLETO, M. A. C. Financiamento na Ginástica para Todos: análise da participação dos grupos brasileiros na World Gymnaestrada 2011 In: Ginástica para Todos.1 ed.Anápolis - GO: UEG - Universidade Estadual de Giás, 2016, v.1, p. 267-286.

 

ANAIS DE CONGRESSO / SEMINÁRIOS

  • BORTOLETO, M. A. C.; OLIVEIRA, M. S. (Org.) ; PASCUA, L P M (Org.) . Anais do II Seminário Internacional de Ginástica Artística e Rítmica de Competição. 1. ed. Guarulhos: Gráfica Bandeirantes Ltda, 2010. v. 250. 403p
  • SCHIAVON, L. M.; Toledo, Eliana; AYOUB, E.; PAOLIELLO, E. Anais do VIII Fórum Internacional de Ginástica para Todos. Várzea Paulista: Editora Fontoura, 2016 p.256.

  • SCHIAVON, L. M.; Toledo, Eliana; BORTOLETO, M.; Nunomura, M. Resumos e Programa do III Seminário Internacional de Ginástica Artística e Rítmica de competição. Rio Claro: Biociências de Rio Claro, 2012, v.1. p.192..

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ARTIGOS

  • ALMEIDA, T.L. ; BORTOLETO, M. A. C. . AIRTRACK: TECNOLOGIA INFLÁVEL PARA A PRÁTICA ACROBÁTICA. Corpoconsciência (São Paulo), v. 20, p. 82-96, 2016.

  • ANTUALPA, K. F.; MORAES, H.; SCHIAVON, L. M.; ARRUDA, A. F. S.; Moreira, A. Carga interna de treinamento e respostas comportamentais em jovens ginastas. Revista da Educação física (UEM. Online). , v.26, p.583 - 592, 2015.

  • BENTO-SOARES, D.; SCHIAVON, L. M. GYMNASTICS FOR ALL: DIFFERENT CULTURES, DIFFERENT PERSPECTIVES. SCIENCE OF GYMNASTIC JOURNAL. , v.12, p.5 - 18, 2020.

  • BORTOLETO, M. A. C.; COELHO, T. F. . Men’s artistic gymnastics: is the use of elastic surfaces systematic in the training process?. Revista Brasileira de Educacao Fisica e Esporte, v. 30, p. 51-59, 2016.

  • BORTOLETO, M. A. C.; BELLOTTO, M. L. M. . Hábitos alimentares e perfil antropométrico de atletas de ginástica rítmica. RBNE - Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 8, p. 392-403-403, 2014.

  • BORTOLETO, M. A. C.. ARTE DE ENSINAR GINÁSTICA. ENTREVISTA PROF. DR. CARLOS ARAÚJO.. Revista Conexões, v. 11, p. 79-92, 2013.

  • BORTOLETO, M. A. C.; SCHIAVON, L. M. . Artistic gymnastics - why do coaches resist change?. Sports Coaching Review, p. 1-4, 2016.

  • BORTOLETO, M. A. C.. LA LÓGICA PEDAGÓGICA DE LA GIMNASIA: ENTRE LA CIENCIA Y EL ARTE. Revista Acción Motriz, v. 9, p. 48-69, 2012.

  • BORTOLETO, M. A. C.; RODRIGUES, R. G. S. A. ; CLEMENTE, M. . A influência da mídia impressa sobre a prática da ginástica artística na cidade de Campinas, SP.. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 16, p. 1-10, 2011.

  • BORTOLETO, M. A. C.; OLIVEIRA, M. S. ; SOUZA, C. M. ; LIMA, H. C. F. ; ANTUALPA, K. F. ; TANAN, D. . PESQUISA EM GINÁSTICA: A PRODUÇÃO DA PÓS-GRADUÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNICAMP. Conexões (Campinas. Online), v. 7, p. 41-60, 2009.

  • BORTOLETO, M. A. C.. A ginástica artística masculina (GAM): observando a cultura de treinamento desde dentro.. Revista Motricidade, v. 3, p. 323-336, 2007. 

  • BORTOLETO, M. A. C. ; HEINEN, T. ; JUN, S. ; TOLEDO, E ; SCHIAVON, L. ; MACHADO, L. P. ; OLIVEIRA, M. ; MENEGALDO, F. R. . What motivates people to participate in a non-competitive gymnastics festival: a case study of World Gymnaestrada. SCIENCE OF GYMNASTIC JOURNAL, v. 11, p. 15, 2019. 

  • BORTOLETO, M. A. C.; BELLOTTO, M. L. ; Costa, G. E. A. . Nutrição esportiva aplicada à ginástica artística: sistematização da produção científica. O Mundo da Saúde, v. 31, p. 521-529, 2007.

  • BORTOLETO, M. A. C.; Mateu, Mercè . La gimnasia general en España. Revista de Educación Física, A Coruña - Espanha, v. 5, n.98, p. 11-20, 2005.

  • BORTOLETO, M. A. C.. El estudio de la lógica interna de la Gimnasia Artística Masculina: la relación del gimnasta con el espacio en el aparato Suelo.. Lecturas Educación Física y Deportes, Buenos Aires, v. Año 8, n.51, p. 1-3, 2002.

  • BORTOLETO, M. A. C.; HEINEN, T. ; Menegaldo, F. R. ; SCHIAVON, L. M. ; TOLEDO, E. ; OLIVEIRA, M. S. ; PASCUA, L P M . WHAT MOTIVATES PEOPLE TO PARTICIPATE IN A NON-COMPETITIVE GYMNASTICS FESTIVAL? ? A CASE STUDY OF WORLD GYMNAESTRADA. SCIENCE OF GYMNASTIC JOURNAL, v. 11, p. 15-22, 2019.

  • BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; ROVERI, M. G. ; CARRARA, P. . TRAMPOLINE GYMNASTICS: THE BRAZILIAN PARTICIPATION AT INTERNATIONAL CHAMPIONSHIPS ? THE OLYMPIC GAMES STILL A DREAM. SCIENCE OF GYMNASTIC JOURNAL, v. 10, p. 467-483, 2018.

  • CARBINATO, M. V. ; SOARES, D. B. ; BORTOLETO, M. A. C. . Gym Brasil - festival nacional de ginástica para todos. Revista Motrivivência, v. 28, p. 128, 2016. 

  • CARVALHO, K. M. C.; SCHIAVON, L. M. Off balance - a memoir. PENSAR A PRÁTICA (ONLINE). , v.22, p.01 - 04, 2019.

  • CARRIDE, C. ; MOURA, C. ; SCHIAVON, L. M. ; BORTOLETO, M. A. C. . O ensino da ginástica de Itatiba/SP: de volta às escolas. Revista Motrivivência, v. 29, p. 83-99, 2017.

  • LACERDA, D. J. ; BORTOLETO, M. A. C. ; PAOLIELLO, E. . GRUPO GINÁSTICO UNICAMP: 22 ANOS DE GINÁSTICA GERAL. Conexões (Campinas. Online), v. 10, p. 192-208, 2012.

  • LIMA, L. B. Q.; SILVA, P. P.; SCHIAVON, L. M.; SANTANA, W. F.; CARBINATTO, M. V. Jogos regionais e jogos abertos do estado de São Paulo: influências políticas no desenvolvimento da ginástica artística.. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE. , v.31, p.1 - 13, 2017.

  • LIMA, L. B. Q.; MURBACH, M. A.; FERREIRA, M. D. T. O.; SCHIAVON, L. M. Análise das condições de desenvolvimento da ginástica artística no Estado de São Paulo. Revista Brasileira de Educacao Fisica e Esporte. , v.30, p.133 - 143, 2016.

  • LIMA, L. B. Q.; MURBACH, M. A.; AFONSO, P. R.; SANTOS, P. G.; SCHIAVON, L. M. A ginástica geral no ensino fundamental na cidade de Rio Claro/SP: a perspectiva dos alunos. Revista Conexões. , v.13, p.27 - , 2015.

  • MALDONADO, D. T.; SOARES, D. B.; SCHIAVON, L. M. Educação Física no ensino médio: reflexões e desafios sobre a tematização das ginásticas. Revista Motrivivência. , v.31, p.01 - 19, 2019.

  • MANZATO, A da S. ; BORTOLETO, M. A. C. . ACERVOS EM GINÁSTICA: A BIBLIOTECA DA FEF-UNICAMP. Conexões (Campinas. Online), v. 10, p. 28-38-38, 2012. 

  • MENEGALDO, F. R.; BORTOLETO, M. A. C. . Ginástica para Todos: o que a Praxiologia Motriz diz sobre isso? Revista Conexões, 2020. 

  • MENEGALDO, F. R. ; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho . The role of time and experience to the gymnastics for all practice: building a sense of collectivity. SCIENCE OF GYMNASTIC JOURNAL, v. 12, p. 19-26, 2020.

  • MENEGALDO, F. R.; BORTOLETO, M. A. C. The role of time and experience to the Gymnastics for All practice: building a sense of collectivity. SCIENCE OF GYMNASTIC JOURNAL, v. 12, p. 19-26, 2020. 

  • MENEGALDO, F. R.; BORTOLETO, M. A. C. Ginástica para Todos e coletividade: nos meandros da literatura científica. Revista Motrivivência, v. 32, p. 1-17, 2020. 

  • MENEGALDO, F. R.; BORTOLETO, M. A. C. Ginástica para Todos: primeiras reflexões sobre uma prática coletiva. REVISTA DA ALESDE, v. 2, p. 300-312, 2019. 

  • MENEGALDO, F. R. ; BORTOLETO, M. A. C. . O ensino da Ginástica Rítmica: em busca de novas estratégias pedagógicas. Revista Motrivivência, v. 29, p. 305-318, 2017.

  • MENEGALDO, F. R. ; TOLEDO, E. ; Bortoleto, MAC. . A parceria público-privada no contexto esportivo: o caso de uma equipe de ginástica rítmica da cidade de Campinas-SP. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE, v. 31, p. 15-28, 2017.

  • MENEGALDO, F. R.; TOLEDO, E ; BORTOLETO, M. A. C. . A parceria público-privada no contexto esportivo: o caso de uma equipe de Ginástica Rítmica da cidade de Campinas-SP. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE, v. 31, p. 15-28, 2017. 

  • MENEGALDO, F. R.; BORTOLETO, M. A. C. . O ensino da ginástica rítmica: em busca de novas estratégias pedagógicas. Revista Motrivivência, v. 29, p. 305, 2017. 

  • MENEGALDO, F. R.; MARCO, A. Análise da ansiedade pré-competitiva e do desempenho de atletas de Ginástica Rítmica. Revista Conexões, v. 11, p. 45-57, 2013. 

  • MILANI, C. ; SOARES, D. B. ; BORTOLETO, M. A. C. GINÁSTICA: A PRODUÇÃO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNICAMP 1985-2014. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 14, p. 89-98, 2015.

  • MILANI, C., BENTO SOARES, D., & SCHIAVON, L. M (2021). “Look what I´ve learned in gymnastics”: affective impacts on gymnastics classes on children through parents perspective. Journal of Physical Education , 32(1), e-3245. https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v32i1.3245

  • MITALLY, K. M. ; SOUZA, C. T. ; MENEGALDO, F. R. ; MILANI, C. S. A divulgação científica no Fórum Internacional de Ginástica para Todos. Revista Conexões, v. 16, p. 488-508, 2019. 

  • MURBACH, M. A.; AFONSO, P. R.; LIMA, L. B. Q.; SCHIAVON, L. M. Grupo Ginástico UNESP: contribuições da 'Ginástica para Todos' na formação de seus participantes. Revista Conexões. , v.14, p.71 - 88, 2016.

  • OLIVEIRA, Mauricio Santos ; Bortoleto, Marco Antonio Coelho ; BORTOLETO, M. A. C. . O código de pontuação da ginástica artística masculina ao longo dos tempos, v. 20, p. 97-107, 2009.

  • OLIVEIRA, M. S. ; BORTOLETO, M. A. C. . A ginástica artística masculina brasileira no panorama mundial competitivo (1987-2008). Motriz : Revista de Educação Física (Online), v. 15, p. 297-309, 2009.

  • OLIVEIRA, M. S. ; BORTOLETO, M. A. C. ; NUNOMURA, Myrian . A relação técnico-atleta na Ginástica Artística Feminina.. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE, v. 31, p. 639-650, 2017.

  • OLIVEIRA, M. S. ; BORTOLETO, M. A. C. . Apontamentos sobre a evolução histórica, material e morfológica dos aparelhos da ginástica artística masculina. Revista da Educação Física/UEM (Impresso), v. 22, p. 10-20, 2011.

  • OLIVEIRA, M. S. ; BORTOLETO, M. A. C. . PUBLIC SPORTS POLICY: THE IMPACT OF THE ATHLETE SCHOLARSHIP PROGRAM ON BRAZILIAN MEN?S ARTISTIC GYMNASTICS.. Science of Gymnastics Journal, v. 4, p. 5-19, 2012.

  • OLIVEIRA, M. S. ; NOE, F. A. ; BORTOLETO, M.A.C. . REFLEXÕES SOBRE A ARBITRAGEM NA GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA DO BRASIL SEGUNDO A PERSPECTIVA DE SEUS PROTAGONISTAS. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA E MOVIMENTO, v. 27, p. 73-84, 2019.

  • OLIVEIRA, M. S. ; NUNOMURA, Myrian ; BORTOLETO, M.A.C. . LANGUAGE IN ARTISTIC GYMNASTICS: NOTES ABOUT ?GYMISH'. SCIENCE OF GYMNASTIC JOURNAL, v. 10, p. 299-312, 2018.

  • PAOLIELLO, E. ; BORTOLETO, M. A. C. ; SCHIAVON, L. M. ; FIORIN-FUGLSANG, C. M. ; GRANER, L. P. . O PERFIL DA DELEGAÇÃO BRASILEIRA NA WORLD GYMNAESTRADA DE LAUSANNE/SUIÇA - 2011. Conexões (Campinas. Online), v. 10, p. 209-222, 2012.

  • PAOLIELLO, Elizabeth ; TOLEDO, E. ; SOARES, D. B. ; ALMEIDA, T.L. ; MOURA, C. ; DESIDERIO, Andrea ; CARBINATTO, Michele Viviene ; TUCUNDUVA, B.B. ; BORTOLETO, M. A. C. ; GONTIJO, C. . Participation of the Pan-american Gymnastics Union in the 2011 World Gymnaestrada. SCIENCE OF GYMNASTIC JOURNAL, v. 8, p. 71, 2016.

  • PAOLIELLO, E.; BORTOLETO, M.; SCHIAVON, L. M.; GRANER, L.; FIORIN-FUGLSANG, C. M.; SCHIAVON, L. O perfil da delegação brasileira na World Gymnaestrada de Lausanne/Suiça - 2011. Revista Conexões. , v.10, p.209 - 222, 2012.

  • PATRÍCIO, T. L. ; BORTOLETO, M. A. C. . Festivais ginásticos: princípios formativos na visão de especialistas. Revista Conexões, v. 13, p. 98-114, 2015.

  • PATRÍCIO, T. L. ; BORTOLETO, M. A. C. ; CARBINATO, M. V. . Festivais de ginástica no mundo e no Brasil: reflexões gerais. Revista Brasileira de Educacao Fisica e Esporte, v. 30, p. 199-216, 2016.

  • PATRÍCIO, T. L. ; BORTOLETO, M. A. C. ; TOLEDO, E. . Institucionalização da Ginástica para Todos no Brasil: três décadas de desafios e conquistas (1988-2018). PENSAR A PRÁTICA (ONLINE), v. 23, p. e61240-245, 2020.

  • RODRIGUES, R. G. S. A. ; BORTOLETO, M. A. C. . A RODA GINÁSTICA NO CLUBE ALEMÃO BAYER LEVERKUSEN. Kinesis (Santa Maria), v. 30, p. 72-92, 2012.

  • RODRIGUES, H. M. ; Menegaldo, F. R. ; ALMEIDA, T.L. ; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho . O processo de esportivização das práticas ginásticas: particularidades da Ginástica para todos. REVISTA ACCIÓN MOTRIZ, v. 26, p. 52-63, 2021.

  • ROVERI, M. G. ; CARRARA, P. ; Bortoleto, MAC. . Ginástica de Trampolim: estudo sobre o processo de institucionalização e suas consequencias no Brasil. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE, v. 31, p. 51-62, 2017.

  • SCHIAVON, L. M.; LIMA, L. B. Q.; FERREIRA, M. D. T. O.; SILVA, Y. M. ANÁLISE DA FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS TÉCNICOS DE GINÁSTICA ARTÍSTICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. PENSAR A PRÁTICA (ONLINE). , v.17, p.618 - 635, 2014.

  • SCHIAVON, L. M.; Toledo, Eliana; PAES, R. R.; Deutsch, S.; SCHIAVON, L. Panorama da ginástica artística feminina brasileira de alto rendimento esportivo: progressão, realidade e necessidades. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Impresso). , v.27, p.423 - 436, 2013.

  • SCHIAVON, L. M. ; De Queiroz, L. B. ; NUNOMURA, Myrian ; BORTOLETO, M. A. C. . A PRODUÇÃO ACADÊMICA EM GINÁSTICA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DE SÃO PAULO GINÁSTICA NAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DE SÃO PAULO. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA E MOVIMENTO, v. 24, p. 52-68, 2016.

  • SCHIAVON, L. M.; PAES, R. R. Condições dos treinamentos de ginastas brasileiras participantes de jogos olímpicos (1980-2004). Motriz. , v.18, p.757 - 769, 2012.

  • SCHIAVON, L. M.; PAES, R. R.; Moreira, A.; Maia, G.B.M. Etapas e volume de treinamento das ginastas brasileiras participantes de Jogos Olímpicos (1980-2004). MOTRICIDADE (SANTA MARIA DA FEIRA). , v.7, p.15 - 26, 2011.

  • SCHIAVON, L. M.; PAES, R. R.; SCHIAVON, L. THE FORMATION OF BRAZILIAN FEMALE GYMNASTS TAKING PART IN THE OLYMPIC GAMES (1980-2004). Science of Gymnastics Journal. , v.3, p.5 - 13, 2011.

  • SCHIAVON, L. M.; Nista-Piccolo, V.L.; SCHIAVON, L. A GINÁSTICA VAI À ESCOLA. Revista Movimento. , v.13, p.131 - 150, 2008.

  • SCHIAVON, L. M.; Bonkof, A.D.P; Zilberberg, T. P.; SCHIAVON, L. Osteoporose em mulheres pos menopausa e a influência da atividade física: um aporfundamento da literatura. Revista da Educação Física/UEM. , v.9, p.93 - 101, 1998.

  • SCHIAVON, L. M.; LOCCI, B. BRAZILIAN OLYMPIC GYMNASTS’ PERSPECTIVE ON THEIR PARTICIPATION IN THE OLYMPIC GAMES. SCIENCE OF GYMNASTIC JOURNAL. , v.10, p.437 - 451, 2018.

  • SCHIAVON, L. M.; SOARES, D. B. Parental support in sports development of Brazilian gymnasts participants in the Olympic Games (1980-2004). Revista Brasileira de Educacao Fisica e Esporte. , v.30, p.109 - 118, 2016.

  • SIMÕES, P.A. ; FILHO, R.A.F. ; CORRÊA, S.C. ; BORTOLETO, M. A. C. . Contribuições da biomecânica para a ginástica artística: análise do rodante. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 18, p. 1-8, 2014.

  • SHIZUKA, JY ; SILVA, F. S ; Menegaldo, F. R. ; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho . Ginástica para Todos: notas sobre a composição coreográfica por praticantes idosas. MOTRICIDADES: Revista da Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana, v. 4, p. 272, 2020.

  • SOARES, D. B. ; BORTOLETO, M. A. C. ; AYOUB, Eliana. ; PAOLIELLO, E. ; CARBINATTO, M. V. . Festival nacional de ginástica do Japão: panorama geral e tipologia das composições coreográficas. Revista Conexões, v. 13, p. 127-143, 2015.

  • STEWART, C.; SCHIAVON, L. M.; BELLOTTO, M. L. Knowledge, nutrition and coaching pedagogy: a perspective from female Brazilian Olympic gymnasts. Sport, Education and Society. , v.3, p.1 - 17, 2015.

  • TOLEDO, Eliana; SCHIAVON, L. M.; Saroa, G.; FIORIN-FUGLSANG, C. M.; SCHIAVON, L. As contribuições das pesquisas em história oral para o desenvolvimento da ginástica. Revista Conexões. , v.10, p.115 - 131, 2012.

 

REVISTAS

 

EXPOSIÇÕES

 

TESES DE DOUTORADO

  • SOUZA, E.P.M. Ginástica Geral: uma área do conhecimento da Educação Física, 1997, 163 f. Tese (Doutorado em Educação Física)- Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, 1997.
    Resumo: Este estudo focaliza a Ginástica Geral, uma modalidade não competitiva em expansão no Brasil, com o objetivo de contextualizá-la e justificá-la como uma área do conhecimento da Educação Física. A partir de um aprofundamento sobre o universo da Ginástica e seus conceitos, foram analisados os campos de atuação, os conteúdos que a compõem e a estrutura da Ginástica no mundo. O presente trabalho levantou dados que possibilitaram uma nova visão da Ginástica Geral de acordo com a sua realidade no mundo, no continente americano, em nível nacional e, finalmente, no contexto acadêmico. Tomando como base a experiência de 8 anos do Grupo de Pesquisa - Grupo Ginástico Unicamp, esta tese apresenta a concepção de Ginástica Geral desenvolvida e veiculada por este grupo, a qual se fundamenta nos princípios norteadores: formação humana e capacitação, tendo como objeto de estudo a cultura corporal e como paradigma de orientação a Socialização/Sociabilização. A trajetória metodológica do trabalho desenvolveu-se a partir da coleta e análise de dados oriundos de fontes diversificadas como: 1. entrevistas semi-estruturadas com ginastas, professores, técnicos e dirigentes brasileiros e estrangeiros; 2. observações em: festivais internacionais da área, estágio em clubes e escolas da Dinamarca, encontros e cursos de Ginástica Geral e filmagens do processo de elaboração de composições do Grupo Ginástico Unicamp. Como ponto complementar e relevante da pesquisa foram colhidos depoimentos de integrantes do Grupo Ginástico Unicamp a partir da pergunta geradora: Qual o significado de sua participação como integrante do Grupo Ginástico Unicamp? Foi feita a análise de conteúdo dos discursos e levantadas categorias dentro dos aspectos: formação humana e capacitação, que possibilitaram a interpretação dos resultados. Este trabalho vem justificar a Ginástica Geral como uma área do conhecimento da Educação Física, amenizar a escassez de bibliografia específica nesta área no Brasil, além de oferecer uma proposta de aplicação da Ginástica Geral para a Educação Física escolar e comunitária.

  • AYOUB, E. A ginástica geral na sociedade contemporânea: perspectivas para a educação física escolar. Campinas, 1998. 187 f. Tese (Doutorado em Educação Física)- Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, 1998.
    Resumo: Esta pesquisa de doutorado teve como objetivos centrais compreender como a ginástica geral (GG) vem manifestando-se na sociedade contemporânea e discutir as suas perspectivas para a educação física escolar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo em dois momentos: no primeiro, com a intenção de encontrar informações sobre a GG no mundo e no Brasil, foram feitas observações de eventos nacionais e internacionais de ginástica geral e entrevistas com ginastas, professores e dirigentes (brasileiros e estrangeiros); e no segundo, visando aprofundar a discussão em torno das perspectivas da GG no contexto escolar, foi desenvolvido um projeto de ginástica geral com professores de educação física das escolas públicas de Campinas. No decorrer do estudo, projeto a imagem da ginástica geral na sociedade contemporânea, tomando como referência básica para a reflexão a trajetória de sistematização da ginástica desde o século XIX, o processo de estruturação da GG na Federação Internacional de Ginástica no século XX e o conjunto das informações conseguidas no “Primeiro Momento” da pesquisa de campo. Procuro, de um lado, identificar significados que têm acompanhado a difusão da GG em nossos dias e, de outro, conferir-lhe novos significados que permitam potencializar o seu caráter “transformador”. Na medida em que a imagem da ginástica geral vai sendo projetada, podemos visualizá-la como uma prática corporal que promove uma composição entre elementos do “núcleo primordial” da ginástica e das diversas manifestações gímnicas que vêm sendo construídas ao longo desses dois últimos séculos e como uma atividade que traz consigo a possibilidade de redescobrirmos o prazer, a inteireza e a técnica/arte da linguagem corporal. Posteriormente, situo a trajetória da ginástica no contexto escolar brasileiro e aprofundo o significado da ginástica geral como conhecimento a ser estudado na educação física escolar, reconhecendo-a como o caminho mais apropriado para reconstruirmos, para recriarmos a ginástica na escola numa perspectiva de “confronto” e síntese e, também, numa perspectiva lúdica, criativa e participativa. Em seguida, imagino um projeto de GG nas escolas públicas de Campinas, a partir do qual discuto as suas possibilidades de desenvolvimento no âmbito escolar.

  • BORTOLETO, M.A.C. A Lógica interna da Ginástica Artística Masculina (GAM) e estudo etnográfico de um ginásio de alto rendimento. Tese (Doutorado)- Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha (INEFC) Universidade de Lleida (Espanha), Lleida, 2004.
    Resumo: Esta pesquisa apresenta três pontos fundamentais: em primeiro lugar uma análise da lógica interna da Ginástica Artística Masculina (GAM), do ponto de vista da Praxiología Motriz; em segundo, uma descrição da dinâmica de funcionamento de um Ginásio de treinamento de alto rendimento e por último, uma análise transversal que pretende mostrar tanto o grau de congruência entre as características mais significativas da lógica interna quanto a cultura de treinamento da GAM que envolvem a preparação de ginastas de elite. A análise da lógica interna consistiu num estudo teórico realizado fundamentalmente com base na análise de conteúdo do regulamento, neste caso o Código de Pontuação editado pela Federação Internacional de Ginástica (FIG). A análise da cultura de treinamento do Ginásio consistiu num estudo de campo de caráter etnográfico, com uma duração de um ano e meio, realizado na sala de GAM do Centro de Alto Rendimento (CAR) de Sant Cugat del Vallès (Barcelona). Como resultado, esta tese expõe algumas das características mais relevantes de cada um dos seis aparelhos da GAM, concluindo que se trata de uma modalidade na qual prevalece o domínio do corpo nos diferentes espaços de prática; um esporte onde emergem ações motoras estereotipadas, preferentemente acrobáticas, expressadas através de exercícios compostos de acordo com os critérios que o sistema de pontuação estabelece, e que devem ser executados com um alto grau de precisão, seguindo os modelos técnicos que não só determinam o regulamento como também atendem às expectativas estéticas típicas da cultura ginástica. A respeito do Ginásio, descrevemos as características mais reveladoras da dinâmica de treinamento, concentrando a atenção no mundo social (participantes, hierarquia de mandos, estrutura social), nas condições espaço-temporais da preparação ginástica, nos materiais utilizados no treinamento, nas fases mais importantes da carreira esportiva do ginasta, além do simbolismo que envolve esta atividade e que define o Ginásio como uma microcultura ginástica. Em nível transversal, constatamos que a cultura de treinamento não somente é congruente com as exigências da lógica interna mas também reforça os valores que definem a prática deste esporte, potencializando a tradição de uma cultura ginástica secular que ostenta a hegemonia de um adestramento rígido, marcial, disciplinado, “fechado” e impositivo.
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  • SCHIAVON, L. M. Ginastica artística feminina e historia oral : a formação desportiva de ginastas brasileiras participantes de jogos olimpicos (1980-2004). FEF-Unicamp, 2009
    Resumo: Os resultados das atletas brasileiras da Ginástica Artística feminina nos últimos 10 anos apresentaram uma expressiva evolução nas competições de nível internacional. Na busca de informações científicas dessa evolução, o presente estudo teve o propósito de conhecer o processo de formação desportiva das atletas brasileiras participantes de Jogos Olímpicos, na modalidade de Ginástica Artística Feminina, de 1980 a 2004. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa utilizando-se o método de História Oral, com os depoimentos das dez ginastas brasileiras classificadas para os Jogos Olímpicos neste período, para se obter o diagnóstico das suas histórias de vida desportiva. A análise abrangeu 14 temas e categorias - alguns inicialmente elencados para a pesquisa de campo e outros que emergiram dos depoimentos: iniciação desportiva na GA, participação em outras modalidades desportivas, seus ídolos, condições de infra-estrutura dos treinamentos, estrutura e organização dos treinamentos, aspectos nutricionais, aspectos psicológicos, incidência de lesões, a participação nas Olimpíadas, relação técnico-ginasta, apoio familiar, condições financeiras, influências determinantes e encerramento da carreira desportiva na GA. Como resultado, são oferecidas diretrizes para reflexões sobre a formação desportiva em GAF.

  • TOLEDO, E. A legitimação da ginástica de academia na modernidade: um estudo da década de 1980. PUC - SP, 2010.
    Resumo: A partir de uma análise da realidade, em que a ginástica de academia parece ainda ocupar um lugar importante para a obtenção de um corpo ativo e socialmente bem sucedido, foi formulada a problemática desta pesquisa. Ela objetivou, portanto, compreender como foi possível para a ginástica de academia alcançar tamanha legitimidade na atualidade, especificamente no Brasil, não só para a obtenção de corpos construídos, segundo referências midiáticas, mas também como se ela fosse um dever natural, um passaporte para o alcance da saúde e de certos padrões de beleza. A década de 80 foi selecionada como recorte histórico da pesquisa, pois foi marcada pelo boom das academias de ginástica no país. Dois caminhos metodológicos foram selecionados para o alcance deste objetivo. Um deles foi a história oral, a partir da técnica do depoimento oral, com educadores físicos, e o outro foi a análise documental de exemplares da revista Veja, escolhida devido à sua amplitude de assuntos em diversas esferas da vida pública. Vários fatores foram levantados como propiciadores da legitimação da ginástica de academia neste período, dentre eles: um contexto de transição de modelos de governo (ditadura/democracia); a influência norte-americana; a aceleração da segmentação midiática com o aumento da visibilidade do corpo;  o avanço da tecnologia que, dentre outros aspectos, impulsionou as pesquisas médicas; a influência do Método Cooper e de todo um movimento que a partir dele foi criado e/ou fortalecido em prol do corpo saudável (do qual fez parte a ginástica aeróbica); a considerada segunda revolução feminina etc. Foi também possível concluir que muitos destes fatores se auto-influenciavam, legitimando-se mutuamente. Assim, a pesquisa justifica-se de maneira geral por colaborar com a necessária ampliação de estudos nesta área, assim como por possibilitar a identificação de rupturas e permanências desde esta década até a atualidade, na direção de novas perspectivas.

  • SAROA, G. R. A constituição e o processo coletivo de criação do Grupo Ginástico Unicamp pelas vozes de seus coordenadores. FE-UNICAMp, 2017.

Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo central compreender e analisar a constituição da proposta de Ginástica para Todos (GPT) do Grupo Ginástico Unicamp (GGU), cuja trajetória, nesses seus 28 anos de existência, tem sido marcada por um conjunto de ações, em diversos âmbitos, que vão muito além das apresentações de suas composições coreográficas, unindo as esferas do ensino, da pesquisa e da extensão na universidade. Essa trajetória abrange a divulgação de sua proposta de GPT por meio de disciplinas da Faculdade de Educação Física da Unicamp, de palestras e cursos para públicos em diferentes contextos, assim como a participação na organização de eventos acadêmicos, o que transformou o GGU num grupo com grande expressão no cenário da ginástica tanto no Brasil como no exterior. Esta investigação fez uso de entrevistas com os ex-coordenadores e os atuais coordenadores do GGU, adotando a história oral como perspectiva metodológica. As narrativas dos entrevistados revelaram que um dos eixos principais da proposta do GGU é o processo coletivo de criação, aqui exemplificado pela análise de cinco composições coreográficas marcantes na trajetória do GGU. Os resultados revelam que estamos diante de uma proposta de Ginástica para Todos consistente e inovadora.

Abstract: This doctoral dissertation is aimed at understanding and analyzing the Gymnastics for All (GfA) proposal of the Unicamp Gymnastics Group (GGU). Since its creation, 28 years ago, GGU journey has implemented several actions ¿ in various domains ¿ that go beyond performing its choreographic compositions, merging the realms of teaching, research and outreach activities of the university. This journey encompasses sharing its perspectives on GfA in disciplines at the Physical Education School of Unicamp, in lectures and workshops to various audiences and venues. It also includes the participation of the group in the organization of academic events, which has given GGU considerable reputation in Gymnastics, both in Brazil and abroad. This dissertation also includes interviews with former and current GGU coordinators, using the oral history methodology. The narratives of the interviewees indicate that one of the guiding principles of GGU¿s work is the collective creation process, as exemplified in the analysis of five choreographic compositions that are landmarks in the group¿s journey. Results show that this is a consistent and innovative proposal of Gymnastics for all

Resumo: Resumo: Este estudo teve como objetivo geral analisar os programas oferecidos por federações nacionais de Ginástica (FNG) para formação de treinadores(as) de Ginástica para Todos (GPT), tendo como foco as estratégias pedagógicas realizadas. Adotamos o olhar da teoria histórico-cultural de Lev Vygotsky, considerando: os processos de aprendizagem, que ocorrem através da interação entre a base biológica humana e o meio; o desenvolvimento potencial, ou seja, os problemas que podem ser resolvidos com o auxílio de pessoas mais experientes; a sugestão de que as estratégias de aprendizagem devem ser efetivas para que constituam vivências (perijivânie). Dois objetivos específicos constituíram as ações realizadas nessa pesquisa, direcionadas aos(às) gestores(as) das instituições estudadas. O primeiro desses foi o mapeamento, a descrição e a análise dos programas federativos de formação de treinadores(as) de GPT. Todas as FNG afiliadas à Federação Internacional de Ginástica (FIG) foram convidadas a responder questões sobre a concepção de GPT, organização, importância do programa FIG Academy e o oferecimento dos programas de formação de treinadores(as) de GPT. Questões abertas e fechadas foram disponibilizadas em um questionário online hospedado na plataforma Google Forms®, em quatro idiomas. Dessa etapa da pesquisa, participaram 44 instituições. O segundo objetivo específico foi a análise das estratégias pedagógicas adotadas por esses programas, realizada a partir de um questionário aberto enviado por endereço eletrônico. Foram convidadas as 30 FNG que indicaram oferecer programas de GPT na consulta anterior, dentre as quais seis responderam sobre o funcionamento de tais estratégias pedagógicas e as relações entre os(as) aprendizes(as) e desses(as) com os(as) mediadores(as) responsáveis. Todos os dados do estudo foram analisados por análise de conteúdo e estatística descritiva, à luz da teoria histórico-cultural. Os resultados demonstram que a formação de treinadores(as) de GPT em nível mundial acontece em incidência semelhante à formação para as modalidades ginásticas olímpicas. De forma geral, as FNG oferecem tais programas como única ou principal formação exigida em seus países, o que demonstra a importância dessas ações federativas. Como frequentemente apresentado pela literatura, as estratégias pedagógicas tradicionais, consideradas como aquelas que atribuem foco aos(as) instrutores(as) nas relações sociais, são as mais mencionadas. Estratégias pedagógicas inovadoras, que enfatizam a relação entre treinadores(as)-aprendizes(as) e mediadores(as) responsáveis e desses com a cultura envolvida, são também citadas. Por fim, a partir dos diversos contextos apresentados, sugerimos que as universidades podem auxiliar as FNG em reflexões acerca da temática, fomentando discussões que possam tornar as estratégias pedagógicas mais sociais e, de acordo com a teoria histórico-cultural, mais eficazes, na formação de treinadores(as).

Abstract: This study aimed at analyzing the education programs provided by National Governing Bodies (NGB) to Gymnastics for All (GfA) coaches, focusing on pedagogical strategies. We adopted Lev Vygostsky¿s theory on cultural-historical perspective to address the following aspects: learning processes that are the result of the interaction between biological factors and the environment; potential development, i.e. problems that can be solved with the support of more experienced people; and the importance of effective learning strategies to become lived experiences (perijivânie). Two specific goals, targeted at NGB managers, guided the actions implemented in this research study. The first goal was to map, describe, and analyze the GfA coach education programs provided by NGBs. In a first stage of the study, all NGBs affiliated with the International Gymnastics Federation (FIG) were invited to answer questions about how their perspective on GfA, their organization system, how important the FIG Academy program was for them and whether they provided GfA coach education programs. Open- and closed-ended questions in four languages were included in an online survey hosted on the Google Forms® platform. In this phase of the research, 44 NGBs joined the study. The second specific goal was to analyze pedagogical strategies adopted by these coach education programs. This analysis was conducted based on an open questionnaire sent by email to NGB respondents. In the first stage of the study, thirty NGBs reported that they provided GfA Programs, so they were the ones invited to participate in the second stage of the survey. Of these 30 NGBs, six replied with information on the implementation of their pedagogical strategies and how learners interacted among themselves and with mediators. All study data were assessed using descriptive statistics and content analysis methods in a cultural-historical perspective. Results show that GfA coach education worldwide is as common as other coach education sessions for Gymnastics disciplines performed in the Olympic Games. Overall, NGBs provide these programs as the only or main source of education to meet national requirements, thus showing the importance of these NGB initiatives. As often found in the literature, traditional pedagogical strategies, that is, those that focus on mediators in social relationships, are the ones most often mentioned. There are also reports of innovative pedagogical strategies that emphasize the coach-learner-mediator relationship and how they interact with cultural aspects. Finally, based on the various contexts presented in this study, we suggest that universities can cooperate with NGBs fostering discussions that might become pedagogical strategies with a social approach and, according to the cultural-historical theory, might also become more effective in coach education.

Resumo: O almejo pelo sucesso esportivo e sua manutenção é algo que move o esporte de alto rendimento. Com isso, nas últimas décadas, observamos um aumento no interesse e consequentemente na quantidade de pesquisas direcionadas à gestão e às políticas esportivas, especialmente relacionadas aos fatores chave para o sucesso esportivo internacional. Dentre estas pesquisas, optamos pelo modelo SPLISS para nos basearmos nesta tese. No entanto, este modelo é um modelo geral para políticas esportivas internacionais, assim, há necessidade de validá-lo para modalidades específicas. Tendo em vista que o sucesso de um país no esporte de alto rendimento tende a se concentrar em esportes específicos ou em eventos específicos, analisamos a Ginástica Artística Feminina (GAF) brasileira, que apesar de produzir ginastas de destaque no cenário internacional, apresenta fragilidades na sua estrutura interna de desenvolvimento que não condizem com os investimentos efetuados. Além disso, a Ginástica Artística é uma modalidade que pode prover muitas medalhas para um país em Jogos Olímpicos, apresentando potencial para o investimento de governos e para o estudo de políticas esportivas que influenciam o sucesso. Porém, são escassos os estudos de gestão do esporte relacionados a esta modalidade e os fatores que levam ao sucesso esportivo internacional. Dessa forma, considerando o potencial de medalhas que a GAF pode proporcionar aos países, a escassez de estudos em modalidades específicas, os aspectos relacionados ao sucesso esportivo internacional e as contradições da modalidade no país, este estudo buscou analisar o desenvolvimento e a gestão da GAF brasileira por meio dos fatores que influenciam seu sucesso esportivo internacional, considerando a percepção de gestores(as), treinadores(as), pesquisadores(as), árbitros(as) e ginastas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo mista, de projeto paralelo convergente e transformativo sequencial, em duas fases a partir da percepção de seus stakeholders. A partir desta análise os fatores que influenciam o sucesso esportivo internacional da modalidade foram separados em 14 pilares, sendo eles: Instalações esportivas, Desenvolvimento e suporte para treinadores(as), Suporte Financeiro, Estrutura e organização de políticas para a GAF, Participação e esporte de base na GAF, Competições nacionais e internacionais, Suporte para atletas e pós-carreira, Características do(a) treinador(a), Características da ginasta, Família e responsáveis, Qualificação dos demais envolvidos, Identificação e desenvolvimento de talentos, Pesquisa científica e inovação e Arbitragem. Concluímos que apesar do Brasil apresentar certas potencialidades para o desenvolvimento da GAF (Características da Ginasta, Suporte Financeiro, Suporte para atletas, Características do Treinador e Competições Nacionais e Internacionais) estas não são embasadas e nem potencializadas tendo em vista a realidade da modalidade no país. Assim, observando os fatores chaves para o sucesso da GAF apresentados, são necessários, alocação de recursos, esforços, ações e planejamentos estratégicos coerentes e efetivos, atentando para as reais necessidades do país, para que assim, melhores resultados e desempenhos possam ser conquistados e atingidos.

Abstract: The seek for sporting success and its maintenance moves high-performance sport. Thus, in the last decades, an increase in interest and, consequently, in the amount of research directed to sports management and policies were observed, especially related to the key factors for international sporting success. Among these researches, we choose the SPLISS model to base on this thesis. However, this model is generic for international sports policies, so there is a need to validate it for specific sports. Bearing in mind that the success of a country in high performance sports tends to focus on specific sports or specific events, we analyzed Women's Artistic Gymnastics (WAG) in Brazil, that despite producing outstanding gymnasts in the international scenario, has weaknesses in its internal development structure that do not match the investments made. Furthermore, Artistic Gymnastics is a sport that can provide many medals for a country in the Olympic Games, showing potential for investment by governments and researches of sports policies that influence success. However, there are few sport management studies related to this sport and the factors that lead to international sporting success. Thus, considering the potential of medals that WAG can provide to countries, the scarcity of studies in specific sports, the aspects related to international sporting success and the contradictions of this sport in the country, this study aimed to analyze the development and management of WAG in Brazil through the factors that influence the international sporting success, considering the perception of managers, coaches, researchers, judges and gymnasts. For this purpose, a mixed research method was carried out using a convergent and transformative sequential design in two phases based on the perception of its stakeholders. From this analysis, the factors influencing the WAG international sporting success were separated into 14 pillars, namely: Training facilities, Coach provision and coach development, Financial Support, Structure and organization of policies for WAG, Sport participation on WAG, National and international competitions, Athletic career and post-career support, Characteristics of the coach, Characteristics of the gymnast, Family and guardians, Qualification of the others involved, Talent identification and development, Sport science support, scientific research and innovation and Judging. We conclude that although Brazil has certain potentialities for the development of WAG (Characteristics of the gymnast, Financial Support, Athletic career support, Characteristics of the coach and National and international competitions), these are not based or enhanced in the reality of this sport in the country. So, it is necessary, based on the key factors for the WAG success presented, resources allocation, efforts, actions and coherent and effective strategic plans, paying attention to Brazil context real needs, so that better results and performances can be achieved.

 

DISSERTAçÕES DE MESTRADO

  • GRANER, L. O processo de ensino-aprendizado da ginástica na "minha escola" . Mestrado, Faculdade de Educação,  UNICAMP, 2013.
    Resumo: Este trabalho é uma narrativa a respeito do processo de ensino-aprendizado da ginástica desenvolvido com alunos do ensino fundamental I, em uma escola pública da rede municipal de Vinhedo/SP. As perguntas em torno do mesmo são relacionadas ao modo como processos de criação constituem esse processo de ensino-aprendizado da ginástica na escola. A partir de algumas reflexões de Salles (2008) e com base nas perspectivas crítico-superadora da educação física (COLETIVO DE AUTORES, 1992), histórico-cultural (VYGOSTSKY, 2008) e enunciativo-discursiva (BAKHTIN, 1990; 2010) é realizada uma análise dos documentos que fizeram parte do processo estudado a fim de compreendê-lo. O material analisado englobou fotos de família, comunicados escolares, registros escritos de séries de ginástica, jornais, convites, certificados de participação em eventos, folhetos de programa de apresentações de ginástica, trabalho de conclusão de curso, artigos, obras relacionadas à metodologia para o ensino-aprendizado da educação física na escola e para o ensino da ginástica na escola, programas de planos de aula, registros de acontecimentos em aulas, avaliações dos alunos, fotos dos alunos. Ao longo dos estudos, foi possível encontrar e revelar alguns processos de criação relacionados à ginástica constituindo o processo de ensino-aprendizado da ginástica desenvolvido em seis anos de atuação da professora-autora na escola estudada. Um dos processos encontrados teve como “objeto” criado a ideia de corpo que pratica ginástica, ginástica e escola pública. As principais interações transformadoras desses conceitos ocorreram na escola pública quando a professora ainda era aluna. Outro processo encontrado teve como “objeto” criado as propostas metodológicas para o ensino-aprendizado da educação física e da ginástica na escola, tendo seu tempo, espaço e principais interações transformadoras constituídas na universidade quando a professora era aluna de graduação. O processo de criação das práticas pedagógicas relacionadas à ginástica na escola, mais um “objeto” encontrado, aconteceu na escola estudada, nas interações com os alunos. Um último processo localizado, aquele que os alunos criam a ginástica também aconteceu nesse tempo e espaço, constituído por essas interações. Compreendidos como criações em rede, notou-se que o inacabamento desses processos de criação foram, e são, impulsionadores na constituição do processo de ensino-aprendizado da ginástica na escola estudada 

  • SOUZA, E.P.M. A Busca do auto-conhecimento através da consciência corporal: uma nova tendência, 1992, 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)- Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, 1992. 

Resumo: Este trabalho procura aprofundar o conhecimento sobre as Novas Propostas de Abordagem do Corpo, que surgiram no Brasil a partir da década de 70, trazendo mudanças com relação aos princípios que orientam a Ginástica e a atividade física em geral. Partindo de uma análise sobre as principais propostas como a Antiginástica, a Bioenergética, a Eutonia, além de outras, foram abordados pontos em comum que fundamentam essas práticas e que caracterizam esta nova tendência. Os conceitos sobre Motricidade Humana, Corporeidade e Consciência Corporal, são discutidos no quadro teórico que embasa o trabalho. Como complementação desta pesquisa qualitativa, optou-se pela metodologia do Estudo de Caso, aplicada a um curso de Conscientização Corporal, na cidade de Campinas/SP e que representa esta nova tendência de abordagem do corpo. O auto-conhecimento através da consciência corporal, foi a principal categoria expressa nos depoimentos dos alunos, ao responderem a pergunta: Qual o sentido desta atividade para você? Este aspecto levantado dentre outros como a importância de despertara sensação e de resgatar o prazer do movimento e promover a auto-valorização do indivíduo através da consciência corporal, são dados significativos que devem ser refletidos por aqueles que trabalham com a Educação Física.

  • BERTOLINI, C. M. Ginástica Geral: uma proposta pedagógica desenvolvida na rede estadual de ensino. 2005. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física, Campinas, 2005.
    Resumo: Esta pesquisa teve como objeto de estudo a ginástica geral, uma atividade corporal, que pode ser desenvolvida em qualquer situação de ensino formal ou não formalizado. Tomando como base a experiência em uma escola da rede particular de ensino da cidade de Campinas – SP foi desenvolvido uma metodologia própria para a ginástica geral na comunidade escolar. Este estudo teve como objetivo principal verificar se, através de um conjunto de ações interligadas, a viabilidade do desenvolvimento desta metodologia seria possível também na rede pública de ensino. Com o respaldo em uma resolução estadual e a colaboração da Diretoria Regional Leste de Ensino de Campinas que mobilizou seus professores desenvolvemos este projeto ao longo do ano de 2002. Este processo compreendeu uma palestra de apresentação da proposta, um curso de capacitação, visitas de acompanhamento às escolas participantes, um festival de apresentação das coreografias criadas e depoimentos.de professores. Podemos confirmar a partir dos dados coletados que, a ginástica geral é uma atividade que não só pode, como deve, ser desenvolvida também na rede pública de ensino.

  • CHAPARIM, F. C. A. S. Desvelando os significados da vivência da ginástica geral para adolescentes de uma instituição salesiana de proteção à criança e aos adolescentes. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)- Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, 2003.
    Resumo: Este estudo versa sobre a Ginástica Geral, atividade gímnica não competitiva, que visa propiciar o bem estar físico, mental, social e o aumento da interação de seus praticantes. Teve como principal objetivo oferecer um programa de vivência de Ginástica Geral, na proposta do Grupo Ginástico Unicamp, às adolescentes do Externato São João, instituição salesiana de proteção à criança e ao adolescente. Por meio de pesquisa qualitativa buscou identificar e analisar os significados desta vivência para as adolescentes participantes. Para melhor compreender a Ginástica Geral é apresentada a sua abordagem pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), sua trajetória no Brasil e no mundo chegando ao Grupo Ginástico Unicamp. Aprofunda-se na concepção e proposta de Ginástica Geral deste Grupo, que se norteia pelos nos princípios de formação humana e capacitação fundamentados na Biologia do Amor. Trata da Biologia do Amor enfocando seu aspecto educativo. Faz uma análise do Sistema Preventivo de Dom Bosco apresentando o Externato São João e seus adolescentes que participaram da pesquisa. Analisa as convergências entre o sistema preventivo de Dom Bosco e a Biologia do Amor, em três aspectos: diretrizes conceituais, objetivos educacionais e competências necessárias dos educadores. Para a coleta de dados utilizaram-se de relatórios das aulas, observações assistemáticas das mesmas, filmagens, fotografias, diário de campos e entrevistas não padronizadas da modalidade focalizada (LAKATOS; MARCONI, 1991) com as adolescentes participantes. Para a análise das entrevistas optou-se pela técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Como resultados foram identificados quinze categorias de significados relacionadas à formação humana, capacitação e as características da Ginástica Geral. Estes significados expressam as possíveis contribuições dessa prática para as adolescentes e reforçam a viabilidade de desenvolvê-la em instituições sócio-educativas.

  • SARÔA, G. A História da Ginástica Rítmica em Campinas. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, 2005.
    Resumo: O objetivo deste estudo foi reconstruir a história da ginástica rítmica em Campinas – São Paulo - Brasil, pois este tema nunca foi explorado em pesquisas acadêmicas e esta é sem dúvida uma grande história, a história de vida de pessoas que passaram por esse esporte e deixaram marcas de conquistas, vitórias e paixões. Registrar esta pesquisa na área acadêmica é algo importante para podermos dar continuidade na história da ginástica em nossa cidade e com isso entendermos o crescimento relevante dessa modalidade em Campinas, que transformou a vida de muitas pessoas ao longo dessas três décadas e nesse decorrer, foi tomando diversos rumos, ganhando espaço e conquistando cada vez mais adeptos. Para essa composição histórica, foi utilizada a metodologia da História Oral, que possibilitou a reconstrução com os personagens que fizeram e fazem parte dela, além da utilização de imagens e reportagens pesquisadas nos jornais da cidade e dos acervos pessoais cedidos pelas entrevistadas. Este trabalho teve como resultado o registro da história desta modalidade esportiva, que nessas três ultimas décadas tem encantado o cenário esportivo campineiro.

  • SCHIAVON, L. M.. O projeto Crescendo com a Ginástica: uma possibilidade na escola. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, 2003.
    Resumo: Este estudo tem como prioridade apontar alternativas para as dificuldades do desenvolvimento das modalidades de Ginástica Artística (G.A.) e Ginástica Rítmica (G.R.) nas aulas de Educação Física, auxiliando diretamente os profissionais atuantes nas escolas. Para conhecer as reais dificuldades encontradas pelos professores na aplicação dessas modalidades, foi realizada uma pesquisa de campo nas aulas de Educação Física, iniciada com um curso para os professores da rede de ensino de Campinas e região. Este curso visou oferecer subsídios e despertar o interesse em desenvolver a GA e a GR na escola. Todas as técnicas desenvolvidas nessa pesquisa de campo (questionários, avaliações, assessoria pedagógica, observações e entrevistas) somadas às múltiplas formas de contato mantidas com os professores serviram para conhecer os obstáculos que podem impedir a aplicação dessas modalidades na escola. A partir de uma análise qualitativa dos problemas levantados na pesquisa, buscou-se atingir a sua essência, seguindo uma trajetória de três momentos: - a descrição de todos os dados, - a redução dos mesmos encontrada nas possíveis convergências, e - a interpretação de três grandes categorias `a luz da teoria que sustenta esse trabalho: infra-estrutura, espaço e materiais; método e estratégias de ensino; e os conteúdos de Ginástica Artística e de Ginástica Rítmica voltados ao âmbito escolar. Ao compreender tais dificuldades como realidades, foi possível discutir cada uma delas e oferecer alternativas viáveis para as aulas de GA e GR no ambiente escolar. Além de buscar respostas em livros, as soluções vieram também das próprias aulas de GA e GR, nas experiências vividas no projeto “Crescendo com a Ginástica”, um projeto de extensão, pesquisa e ensino, desenvolvido durante dez anos na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, com as devidas adaptações para o contexto escolar.

  • TOLEDO, E. Proposta de Conteúdos para a Ginástica Escolar: Um paralelo com a Teoria de Coll. 202 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas. (1999)
    Resumo: A finalidade deste trabalho é tentar oferecer subsídios para o ensino da Ginástica na escola, através do estudo de novas tendências na área educacional, como é o caso dos “Conteúdos na Reforma”, de César Coll et alli (1998). O foco principal do trabalho é traçar um paralelo com os conteúdos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais, propostos por este autor, na área da Ginástica escolar. Redimensionando e re-estruturando os conteúdos da Ginástica escolar, pretendemos poder facilitar sua compreensão e sua prática. As questões relacionadas aos objetivos e à metodologia estão, sempre, interligados aos conteúdos, portanto estas também serão brevemente levantadas. Para alcançar este objetivo, iniciamos o texto com o levantamento dos objetivos, conteúdos e métodos que envolvem o ambiente escolar e o ensino. Em seguida, fazemos um breve levantamento acerca das propostas acadêmicas emergentes, por diversos autores, desde a década de 80, e os seus reflexos na formação dos futuros profissionais e no dia-a-dia escolar. Conscientes de que estas propostas parecem não ter chego, ainda, ao universo escolar, nos remetemos ao que já foi produzido na área da Educação Física Escolar e suas respectivas críticas e reflexões. Considerada como parte ou conteúdo das aulas de Educação Física Escolar, pela maioria dos autores abordados, abrimos caminho para levantar um breve histórico acerca da Ginástica, sua introdução no universo escolar brasileiro, como ela se configura fora da escola e suas tendências para a aplicação escolar. A partir de todos estes levantamentos é possível o estabelecimento de algumas propostas de conteúdo na área da Ginástica escolar, baseadas nos estudos de Coll. Este trabalho foi movido pela paixão ... Paixão por tudo que a Ginástica me proporcionou, na escola e no clube, e ainda me proporciona, no Grupo Ginástico Unicamp e nos estudos acadêmicos. Paixão pela minha profissão, por ser uma educadora. É esta constante fluidez da Ginástica pelas minhas lembranças, pelas leituras, na prática pedagógica, que tornou este texto tão especial. O objetivo deste trabalho é, portanto, tentar contribuir para que a prática da Ginástica ocorra na escola... É tentar que os alunos possam dela se apropriar para sua vida... É tentar contribuir na formação de indivíduos mais críticos e criativos... É tentar formar verdadeiros cidadãos sensíveis e felizes!

  • FIORIN, Cristiane Montozo . Ginastica em Campinas: suas formas de expressão da década de 20 a década de 70. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas (2002).
    Resumo: A História da Ginástica no Estado de São Paulo, e particularmente na cidade de Campinas, ainda é um tema pouco explorado em pesquisas acadêmicas, uma vez que esta temática começou a ser estudada com maior ênfase na década de noventa do século XX passando a Ginástica a ser, um dos focos de estudo nas universidades, encarada como um conteúdo relevante nas aulas de Educação Física, como uma área de pesquisa e praticado por um grande número de pessoas nas suas diversas manifestações: Ginástica Artística, Rítmica, Aeróbica, Geral, de Condicionamento (praticada nas academias de Ginástica) entre tantas outras. No entanto, apesar de diferentes adjetivações, todas estas manifestações possuem uma espinha dorsal comum que é a Ginástica. O objetivo deste trabalho é fazer uma reconstrução histórica de como a Ginástica, um conhecimento desenvolvido e sistematizado na Europa, entra no Brasil, mais precisamente no município de Campinas, no início do século XX e como ao longo destes cinqüenta anos, compreendidos da década de 20 até a década de 70, ela foi sendo modificada, ganhando novas roupagens de acordo com a história do ser humano, do pensamento e da própria Educação Física. Escolhemos este período como foco do estudo, por ser uma época que mostra as diferentes manifestações da Ginástica tanto na escola, como seu desenvolvimento nos clubes, nas academias e nas universidades. É um período que mostra mudanças de paradigmas em diversas áreas e, conseqüentemente seus reflexos em uma prática humana. Existe a necessidade de reconstruirmos o nosso passado para compreendermos o atual momento da Ginástica para que ela possa desenvolver-se, possibilitando aos profissionais da área, um embasamento teórico consistente para justificar tal prática e para planejá-la no futuro. Para compor a pesquisa foram usados arquivos imagéticos, documentais e bibliográficos que permitiram melhor utilizar a História Oral como metodologia para a obtenção de novos dados. Como a metodologia utilizada exige que se façam entrevistas com atores sociais que estiveram envolvidos de alguma maneira com o fato estudado, foram entrevistados ao longo da pesquisa profissionais da área que tiveram atuação relevante na consolidação da Ginástica em Campinas e que contribuíram para difundir a prática desta atividade nas suas diversas possibilidades, tais como o Professor Pedro Stucchi Sobrinho, Professora Otília Foster, Profa. Dra. Vilma Leni Nista Piccolo, Profa. Odenise Emanuelli e Prof. Carlos Roberto Luz.

  • BORTOLETO, M. A. C. O caráter objetivo e o subjetivo da ginástica artística. FEF - UNICAMP (2000)
    Resumo: Neste trabalho estudamos a modalidade Ginástica Artística (GA), no contexto delimitado ao esporte de Alto Nível, realizando a apresentação e discussão do que seja o caráter Objetivo e o Subjetivo desta prática. Com relação a estes aspectos, buscamos além da compreensão dos mesmos, entender sua relação e a importância de cada um deles perante a prática da GA, dissertando sobre as características objetivas e subjetivas desta modalidade. Para aproximarmos este estudo teórico da realidade prática da modalidade, e para obtermos respaldo e comprovação para nossas colocações, realizamos uma pesquisa de campo com sete sujeitos de representatividade nacional, sendo que dois foram abordados somente na condição de árbitro, dois na condição de técnico e três em ambas as perspectivas. Para esta pesquisa, utilizamos uma metodologia qualitativa, com uma análise de cunho etnográfico-interpretativo, segundo a proposta metodológica sugerida por Clifford Geertz, onde os dados foram obtidos por meio de duas entrevistas semi-estruturadas para cada sujeito da pesquisa, com duração de aproximadamente duas horas para cada entrevista. Come considerações finais, podemos destacar que ambos os aspectos fazem parte da realidade da GA e merecem serem vistos com atenção, contudo, o caráter Objetivo (Técnico) está muito mais presente tanto na literatura quanto no discurso dos entrevistados. Neste sentido, entendemos que a GA necessita rever alguns de seus conceitos sobre estes aspectos, sobretudo, voltar seu olhar para o caráter Subjetivo (Expressivo). Este fato, pode contribuir para a evolução desta modalidade como esporte de característica artística.

  • DESIDEIO, A. Qualidade de vida e ginástica geral : possiveis aproximações. FEF - UNICAMP (2009).
    Resumo: O presente trabalho versa sobre a qualidade de vida, suas definições, visões, certezas e incertezas, sua história construída a partir da saúde e muito além dela, seus mecanismos de validação e possíveis encontros com a área da educação física. Com o intuito desta aproximação escolhemos a ginástica geral como prática corporal que na atualidade pode, ou não, ser promotora de qualidade de vida. A tal ginástica geral apresenta-se como prática corporal específica e focalizada no indivíduo pertencente a um grupo e também como espetáculo, como arte, arte corporal. Também buscamos informações históricas para entendermos a ginástica geral que temos hoje, vimos o que se é realizado sob esta nomenclatura e projetamos algumas aproximações entre estes dois universos, a qualidade de vida e a ginástica geral. A pesquisa partiu sempre do enfoque social, tendo na história uma grande base. Para tanto esta se caracteriza por uma pesquisa qualitativa que utilizou os seguintes métodos para sua realização: revisão bibliográfica, a fim de conhecer e problematizar as relações entre os objetos; análise dos depoimentos de 13 ginastas de ginástica geral presentes na pesquisa de Souza (1997), com base na análise de discurso de Bardin (1977) e, pesquisa de campo com visitas a diferentes grupos de ginástica geral. O documento de avaliação de qualidade de vida produzido pela Organização Mundial de Saúde serviu de base para a criação de itens de análise dos depoimentos pesquisados, assim como, para as visitas de observação aos grupos. Definições de qualidade de vida, atuais e fundamentadas no social, e de ginástica geral com esta mesma perspectiva deram o diferencial do olhar para tal problemática. Esta pesquisa justifica-se por apresentar uma forma de ginástica, contemporânea e de vanguarda, que corrobora com definições de qualidade de vida ampliadas, podendo ser uma prática corporal muito mais significativa.

  • LIMA, Helaine Cristina Ferreira. CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA: Trajetórias de Professores de Ginástica no Ensino Superior. 2010. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Educação, Campinas, 2010.
    Resumo: Esta pesquisa tratou da trajetória de formação de docentes que ministram disciplinas de ginástica na Educação Física no Ensino Superior. O problema que norteou o estudo foi: a formação acadêmica e profissional de docentes e as experiências vividas na área da ginástica podem contribuir para o exercício da docência nesta disciplina no Ensino Superior? De que maneira? Sendo assim, o objetivo geral foi conhecer e refletir sobre trajetórias de construção de docência, em especial, a docência em Ginástica no Ensino Superior e os objetivos específicos se configuraram da seguinte maneira: discutir e refletir sobre a relação entre experiências e a prática da ginástica com o exercício da docência nesta área; a formação acadêmica em Educação Física e a formação profissional em ginástica; as possíveis contribuições das experiências formativas na atuação docente em ginástica no Ensino Superior. O estudo, de natureza qualitativa, foi realizado por meio de pesquisa empírica cujos instrumentos de coleta de dados foram: questionário com perguntas fechadas, abertas e dependentes e também entrevista semiestruturada. A pesquisa foi efetuada com oito docentes, que ministram disciplinas de ginástica, atuantes em oito Instituições de Ensino Superior da Região Metropolitana de Campinas/SP. Os dados foram analisados à luz do referencial teórico sobre a Formação Docente e a Ginástica no Ensino Superior. Com relação às experiências dos professores, vivenciadas em ginástica antes, durante e após o início da docência no Ensino Superior, os resultados apontaram que a maioria destes possui grande envolvimento com a área, como ex-praticantes, dirigindo grupos e equipes gímnicas e também participando de eventos acadêmicos e científicos. Identificamos também, por meio dos dados obtidos, que as experiências vividas fora da formação acadêmica são importantes fontes de contribuição para o exercício da docência, que permitem aos professores um maior conhecimento da realidade profissional. Portanto, consideramos que a construção dos saberes docentes não se inicia nem finda com a entrada na profissão docente e que as trajetórias de vida e as experiências constituem um saber dinâmico, o qual pode e deve estar em constante transformação e diálogo com a realidade momentânea. Entendemos que estudos como este, sobre a formação docente, podem subsidiar discussões em torno de uma prática educativa, que aspire às transformações por meio da formação de indivíduos mais reflexivos e comprometidos com a educação de qualidade.

  • RODRIGUES, Rafaela Guerra Segalla Alves . PEDAGOGIA DA RODA GINÁSTICA (ALEMÃ): análise da proposta metodológica desenvolvida no clube Bayer Leverkusen na Alemanha.
    Resumo: Desenvolvida no final da década de 1920 na Alemanha, a Roda Ginástica consiste numa modalidade gímnica que possibilita uma série de evoluções corporais com uso de uma roda metálica. Tanto na vertente esportiva (de competição) como na artística, trata-se de uma atividade bastante difundida na Europa, porém ainda pouco difundida e estudada no Brasil. Desde 1998, observamos um aumento expressivo desta prática no cenário nacional, especialmente na Faculdade de Educação Física da UNICAMP, situando esta instituição como referência no desenvolvimento desta especialidade. Entretanto, o estudo pormenorizado do processo de ensino-aprendizagem encontra-se num estágio incipiente e com escassa fundamentação da perspectiva acadêmico-científica, tornando a prática pedagógica fragilizada no que diz respeito a sua sistematização e rigor científico. A partir deste panorama, o presente estudo teve como objetivo descrever e analisar a proposta metodológica de ensino-aprendizagem da Roda Ginástica, desenvolvida por uma especialista de renome internacional do clube alemão Bayer Leverkusen, um dos mais importantes no contexto internacional. Metodologicamente, tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, no qual empregamos a técnica de entrevista semiestruturada (em profundidade) com a referida especialista, buscando extrair os princípios fundamentais de seu trabalho a partir de sua destacada experiência e competência no assunto. Paralelamente, a coleta de dados incluiu a observação direta intensiva das atividades realizadas no clube durante 15 dias do mês de janeiro de 2011. A partir dos dados obtidos, foi realizada uma análise crítica à luz dos pressupostos teóricos próprios da Educação Física brasileira, mais precisamente do campo da pedagogia do esporte. Como principais resultados deste trabalho podemos destacar que a Roda Ginástica encontra-se ainda em estado de esporte amador, na Alemanha, e seu desenvolvimento no clube Bayer Leverkusen se deve a atividade voluntária e colaborativa dos participantes. Devido as diferenças culturais entre Brasil e Alemanha faz-se necessário pensar em diferentes formas de transmissão do conhecimento adequando-o a nossa realidade.

  • PASCUA, Lívia de Paula Machado. O floreio na Capoeira. FEF-UNICAMP, 2011
    Resumo: Neste trabalho procuramos compreender o objeto de estudo do floreio, conhecido como o conjunto de movimentos belos e de execução trabalhosa, em meio às transformações ocorridas na Capoeira. Para além de um conjunto de gestos, podemos entender o floreio como uma ação, a exemplo da música e do canto na situação da roda de Capoeira, ou seja, seu objetivo depende da intenção do capoeirista, aquele que realiza os floreios. Para buscar o melhor entendimento deste objeto de estudo, realizamos uma pesquisa de campo em que ntrevistamos mestres e alunos formados em Capoeira acerca de seu entendimento sobre o assunto, no intuito de empreendermos o floreio a partir da experiência do sujeito que floreia. Esta obra tem aspecto descritivo e exploratório e foi constituída sob a égide da pesquisa qualitativa. Analisamos os dados coletados por meio de análise de conteúdo, conforme estabelece Bardin (2008). Por meio dos discursos dos sujeitos pudemos depreender sentidos e significados do floreio que geraram três categorias de análise, a saber: O floreio como elemento identitário da Capoeira, suas formas e características; As artimanhas do floreio; e O alegórico e o espetacular do floreio. Neste trabalho, interpretamos o floreio na Capoeira com base na teoria dos jogos de Caillois (1990), o que significou admitirmos uma dimensão mais ampla do floreio, buscando a sua essência em vez de apenas classificá-los funcionalmente. Dessa forma, compreendemos as dimensões do floreio na Capoeira e, além disso, acreditamos que esta análise aponte para uma maior aceitação da faceta artística da Capoeira. O floreio é apenas um dos elementos estilísticos da Capoeira, talvez toda a sua linguagem possa ser analisada esteticamente.

  • ANTUALPA, Kizzy. Centros de treinamento de ginástica rítmica no Brasil : estrutura e programas (2011)
    Resumo: Com o objetivo de conhecer e descrever o contexto dos centros de treinamento (CT) em ginástica rítmica (GR), o presente estudo buscou analisar suas estruturas e programas. Os primeiros tópicos trataram da revisão de temas importantes da área das Ciências do Esporte, buscando embasar o conhecimento sobre as formas de organização e composição dos treinos, e aliá-los aos conceitos trazidos pela modalidade ginástica rítmica. Discorreu-se sobre o fenômeno social esporte, delineando suas concepções. Seguindo-se o marco teórico, tratou-se da pedagogia do esporte relacionada à iniciação e ao treinamento esportivo. O terceiro tópico tratou da GR propriamente dita, apresentando suas características, assim como o panorama histórico e organizacional. O quarto tópico discutiu os centros de treinamento, contextualizando o tema objeto do presente estudo, e configurando seu cenário no país. Utilizou-se a pesquisa quantitativa e a qualitativa, a fim de suprir as necessidades do estudo, essas foram realizadas através da observação não participante e aplicação de questionários aos sujeitos atuantes nos centros. Por fim, tratou-se, no texto, da coleta e discussão dos dados, sobre a estrutura física e organizacional dos centros de treinamento, bem como sobre o conteúdo de treino neles observado. Neste tópico, também foram analisados dados obtidos através de questionários respondidos pelos sujeitos atuantes nos centros. Acredita-se que as respostas obtidas pela pesquisa de campo e questionários auxiliam na visualização do processo de iniciação, especialização e treinamento defendido pelos centros de treinamento, pois é a partir desta iniciativa que a modalidade se estabeleceu para atletas, família, e outros personagens, impulsionando consequentemente a prática da GR.

  • OLIVEIRA, Mauricio Dos Santos De. O PANORAMA DA GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA BRASILEIRA – UM ESTUDO HISTÓRICO-CRÍTICO DO PERÍODO 2005-2008. (2010)
    Resumo: Observamos, nos últimos anos, uma expressiva melhora nos resultados internacionais da Ginástica Artística (GA) brasileira, especialmente na categoria feminina. Apesar deste perceptível avanço nas competições internacionais é difícil mensurar, objetivamente, o nível de desenvolvimento desta modalidade competitiva no plano esportivo nacional. São poucos os dados disponíveis e do ponto de vista científico, são escassas as pesquisas que permitam uma análise criteriosa e precisa acerca da realidade desta modalidade no país. Deste modo, o objetivo central desse estudo é desvendar o panorama da Ginástica Artística Masculina (GAM) brasileira, analisando o último ciclo olímpico, buscando entender esse fenômeno através de uma contextualização sócio-econômica e política desse esporte. Para tal, serão analisadas as federações estaduais filiadas a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG); a quantidade e a qualidade dos ginastas federados; número de participantes em competições de nível nacional e internacional; a quantidade de árbitros no país; o número de clubes federados e a sua distribuição no território nacional; e a realidade financeira da modalidade. Metodologicamente realizamos uma revisão bibliográfica e documental seguida por um estudo de campo composto de um questionário, enviado às federações estaduais, e entrevistas realizadas com profissionais de destaque na modalidade (ginastas, técnicos, árbitros e dirigentes). Concluímos que embora tenham ocorridos significativos avanços no quadro financeiro, de organização e infra-estrutura disponíveis para a modalidade, ainda persistem problemas característicos do esporte amador brasileiro caracterizado pela realização de projetos de trabalho sem seqüência e continuidade, marcado pela improvisação e pela falta de recursos financeiros na formação e preparação dos atletas. Entendemos que este estudo possibilitará conhecer com maior riqueza de detalhes a realidade da GAM brasileira, entre os anos de 2005-2008, possibilitando antecipar as tendências do futuro e podendo auxiliar na tomada de decisões para o desenvolvimento deste esporte no Brasil.

  • MENEGALDO, Fernanda Raffi. Ginástica para Todos: por uma noção de coletividade (2018).

Resumo:  Construir uma noção de coletividade para a Ginástica para Todos (GPT) consistiu no objetivo desta pesquisa, explorando os elementos que a compõe quando experienciada por um grupo de GPT. Para tal, realizamos um trabalho teórico, mais precisamente, um ensaio, entrelaçando conceitos e análises de autores da sociologia com aspectos próprios do debate da GPT, oriundos de uma minuciosa revisão bibliográfica. O texto tem início com uma apresentação da GPT a partir de uma abordagem pautada na experiência da pesquisadora, contexto de onde emerge a problemática da pesquisa. O primeiro capítulo visa aproximar o leitor ao objeto de estudo, por meio de uma análise do discurso produzido pelos pesquisadores da área bem como pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), buscando, em suma, elencar os elementos que justificam a relevância do aprofundamento teórico sobre a noção de coletividade no âmbito da GPT. Essa noção ganha densidade teórica nos dois capítulos seguintes, fundamentalmente por meio da discussão dos elementos que a compõem: cooperação, respeito, reconhecimento, sentimento de pertença, comunidade, rituais, corpo, experiência, tempo, processo, valorização das experiências individuais, participação ativa, conflitos, busca por consenso e construção coletiva. Feito isso, o capítulo quatro aborda o processo de individualização da sociedade como via contrária ao desenvolvimento do potencial coletivo dessa prática, contraponto que vai se construindo por meio da discussão da lógica da GPT e de seus desdobramentos como prática corporal, evidenciando as particularidades de seu coletivo. A intenção, ao fim deste estudo, é evidenciar a emergência de uma potencialidade coletiva particular, isto é, coerente com as características e possibilidades da GPT e, quando desenvolvida, constituída no interior de cada grupo de maneira única e coesa com as escolhas pedagógicas do coletivo

Resumo: Resumo: A Ginástica é uma prática corporal que parece cada vez mais em evidência no Brasil, sobretudo as práticas competitivas. Isto se deve a diversos fatores, dentre eles o crescimento dos resultados de atletas brasileiros nas ginásticas de competição. A partir de pesquisas nacionais, sabemos da representatividade de alguns estados do Brasil quanto à prática e desenvolvimento da Ginástica como São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, pertencentes às regiões Sudeste e Sul, em competições nacionais e internacionais. Com relação à literatura, estudos nacionais, advindos das regiões supracitadas versam sobre a formação do atleta, a influência de fatores internos e externos no treinamento das ginásticas competitivas e a aspectos pedagógicos de práticas como a Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica para Todos. Entretanto, há escassez de estudos sobre as Ginásticas competitivas e demonstrativas em outros estados e até regiões inteiras do Brasil. Essa escassez contribui para o não desenvolvimento da Ginástica nesses espaços. Tendo em vista esse cenário, a presente pesquisa tem por objetivo conhecer e analisar o desenvolvimento das Ginásticas reconhecidas pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) no estado do Ceará, Região Nordeste do país. Esta pesquisa se justifica por fornecer um conhecimento ainda não disponível na literatura a partir do qual será possível a compreensão das características do desenvolvimento local das Ginásticas aqui abordadas, no Ceará, possibilitando o planejamento e desenvolvimento de ações para a ampliação dessas práticas corporais no estado de acordo com as dificuldades e necessidades identificadas. Aliado a este fator, outro ponto relevante para a realização desta pesquisa diz respeito ao interesse observado nos últimos anos pelo desenvolvimento da Ginásticas no estado por parte desta sociedade, portanto, esta pesquisa surge a partir de uma lacuna/demanda existente. A presente pesquisa, de caráter qualitativo, aliou a pesquisa documental à pesquisa de campo, unindo documentos e entrevistas. Estas últimas foram analisadas utilizando o software Nvivo para realizar a análise temática proposta por Bardin (2011). A partir deste delineamento, identificamos a concentração da prática na capital cearense, Fortaleza, e indicam para o desenvolvimento de três das sete Ginásticas da Federação Internacional de Ginástica: Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica para Todos. Tendo como principais avanços o aumento do interesse da população nas práticas Gímnicas, a presença de profissionais capacitados e o aumento dos espaços disponíveis para a prática. Com relação às descontinuidades, a problemática parece residir nas políticas públicas, estagnadas e/ou descontinuadas nos últimos anos. Identificamos ainda que as maiores dificuldades encontradas pelos profissionais para o desenvolvimento são questões ligadas ao investimento e infraestrutura, barreira cultural e de formação.

 

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

MENEGALDO, Fernanda. A parceria público-privada como alternativa para sustentabilidade de uma equipe de Ginástica Rítmica na cidade de Campinas-SP (2015). 

* Consulte outros TCCs apresentados na FEF-UNICAMP sobre ginástica até 2014 em:  MILANI, C. ; SOARES, D. B. ; BORTOLETO, M. A. C. . GINÁSTICA: A PRODUÇÃO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNICAMP 1985-2014. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 14, p. 89-98, 2015.

 

VIDEOS

Live 28 - Meandros e Enigmas da Ginástica com Katia Rúbio e Marco Bortoleto - LIVE Agosto 2020 - Grupo Estudos Olímpicos -  Profa. Dra. Katia Rubio (USP)

Seminário Internacional de Extensão e Ensino (maio, 2020) - FEF - UNICAMP  - Participação GPG (Laurita Schiavon; Michelle Oliveira; Kizzy Antualpa; Marco Bortoleto)

Seminário Internacional de Extensão e Pesquisa  (maio, 2020) - FEF - UNICAMP  - Participação GPG (Eliana de Toledo; Marco Bortoleto)

Webnário Gymnusp, junho de 2020 sonre Ginástica para Todos - Participação GPG  (Daniela Bento Soares, Eliana de Toledo e Marco Bortoleto)

  

VIDEOS -  Série "A produção do GPG 2020": conheça nossa produção na forma de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado. (Youtube)

Episódio 01: Doutorado de Elizabeth Paoliello (1997): Ginástica Geral.

Episódio 02: Doutorado de Daniela Bento-Soares: Formação de treinadores(as) de Ginástica para Todos.

Episódio 03: Mestrado de Marco A C Bortoleto: a dissertação defendida em 2000 foi orientada pela Profa. Dra. Elizabeth Paoliello teve como título "O caráter objetivo e o subjetivo da ginastica artística".

Episódio 04: Dissertação de Mestrado defendida por Tábata Larissa Almeida em 2016.

Episódio 05: Dissertação de Mestrado defendida em 2018 por Kassia Mitally da Costa Carvalho

Episódio 06: Dissertação de Mestrado defendida por Eliana de Toledo.

Episódio 07: Dissertação de Mestrado defendida por Tamiris Lima Patrício em 2016.

Episódio 08: Dissertação de Mestrado defendida por Fernanda Raffi Menegaldo em 2018.

Episódio 09: Dissertação de Mestrado defendida por Laurita Marconi Schiavon em 2003.

Epsódio 10: Dissertação de Mestrado defendida por Rafaela Guerra Segalla Alves Rodrigues Benine em 2011.

Epsódio 11: Dissertação de Mestrado defendida por Fernanda Célia Alcântara Silva em 2003.

Epsódio 12:  Tese de Doutorado defendida por Marco A C Bortoleto na Universidade de Lleida em 2004.

Epsódio 13: em breve.