Educação Física e Sociedade

Esta área de concentração investiga a produção do conhecimento no campo da Educação Física, do Esporte e do Lazer em múltiplas temáticas, orientadas pelas propostas teórico-metodológicas oriundas do campo das humanidades, da educação e da arte em suas diferentes abordagens. Nesta área procura-se tomar como referência uma compreensão abrangente de educação que compreende em seu interior práticas corporais configuradas na história pelas distintas culturas e sociedades, particularmente pela sociedade ocidental, como constitutivas de processos educativos, tais como a ginástica, a dança, o esporte, o jogo, a luta, as relações entre o corpo e a natureza em diferentes momentos históricos, entre outras, bem como o universo da cultura material e suas transformações históricas que implicam, diretamente nas transformações de técnicas corporais e de materiais destinados às práticas corporais e suas implicações nas transformações da própria sensibilidade.

Linhas de Pesquisa

Corpo, Educação e Escola

Esta linha tem por finalidade investigar a educação do corpo em suas transformações históricas, suas permanências e rupturas em diferentes ambientes de seus desenvolvimentos. Investiga, também, as relações entre o corpo, pedagogia, escola, gênero, sexualidade, saúde, consumo, natureza. Sua finalidade é, também alimentar pesquisas que abordem outras problemáticas que se encontram intimamente ligadas à modernização das cidades desde o século XIX, período de emergência e afirmação de discursos especializados sobre as práticas corporais, sua necessidade no âmbito escolar e na sociedade em geral, articuladas aos conceitos de classe, gênero e etnia. São eixos centrais de pesquisa dos docentes que compõem a linha:

  • As relações entre cultura, educação física escolar e sociedade;
  • Educação Física escolar e processos de ensino e aprendizagem;
  • Educação Física escolar, seus conteúdos de ensino e suas formas de desenvolvimento em diferentes abordagens;
  • Educação Física escolar e políticas educacionais;
  • Educação do Corpo e relações entre Gênero, Educação Física e Esporte;
  • História do Corpo e das práticas corporais em diferentes ambientes;
  • História das técnicas, dos materiais e das vestimentas e implementos esportivos.

Corpo Docente: Professores Doutores Ademir De Marco, Edivaldo Góis Junior, Elaine Prodócimo e Odilon José Roble.

Esporte, Lazer e Sociedade

Esta linha de pesquisa aborda temas e problematiza questões ligadas à emergência, consolidação e abrangência do fenômeno esportivo e do lazer nas sociedades contemporâneas em diferentes ambientes de seu desenvolvimento. Investiga também as formas de manifestação dos fenômenos esportivos e de lazer e suas implicações na elaboração de políticas para o setor em diferentes ambientes, articulando-as aos conceitos de classe, gênero e etnia. São eixos centrais de pesquisa dos docentes que compõem a linha:

  • Políticas de esporte e de lazer;
  • Espetáculo esportivo e suas interfaces com o campo do Direito;
  • O lazer em suas diferentes manifestações e aproximações;
  • Pedagogia do Esporte;
  • Lazer e mídia;
  • Educação e artes corporais.

Corpo Docente: Professores Doutores Alcides José Scaglia, Eliana de Toledo Ishibashi, Heloisa Helena Baldy dos Reis, Laurita Marconi Schiavon, Marco Antonio Coelho Bortoleto, Myrian Nunomura e Silvia Cristina Franco Amaral.

Disciplinas