Cotidiano infantil: meio ambiente, condições de risco e medidas a serem implementadas para favorecer o desenvolvimento infantil

  

 

O número de crianças atendidas em Instituições de Ensino Infantil, tem aumentado bastante nas últimas décadas e a escola tem se tornado um dos ambientes mais importantes para o desenvolvimento infantil.  Alguns estudos mostram que a exposição à Instituições  de qualidade pode ser preditiva de desenvolvimento  cognitivo e linguagem, mas está relacionada  a altos níveis de problemas de comportamento e atrasos no desenvolvimento motor. Por outro lado ainda são poucas  as metodologias  de estudo para atenção a este desenvolvimento e o diálogo entre pesquisadores e profissionais que atuam diretamente com estas crianças ainda é raro. Sendo assim, este estudo propõe a aproximação entre a academia e a escola infantil para traçar um panorama das condições de desenvolvimento de crianças atendidas em escolas infantis, debatendo os achados com eles e com os pais e responsáveis pelas crianças e implementando ações para otimizar condições de desenvolvimento das crianças.  Participarão do estudo 30 profissionais responsáveis por salas de aulas em Instituições de Ensino Infantil de uma rede municipal de ensino do interior de São Paulo e seus respectivos alunos, entre 04 meses e 5 anos de idade,  bem como seus pais/responsáveis. Estes profissionais foram escolhidos por sorteio aleatório a partir da efetivação de sua inscrição na secretaria municipal daquela cidade; as vagas foram distribuídas equitativamente em cada uma das cinco regiões. Serão utilizados questionários para levantar o perfil dos profissionais, condições clínicas, atividades realizadas, hábitos alimentares das crianças bem como hábitos de vida dos pais. Os profissionais serão submetidos a um teste de Conhecimento sobre o Desenvolvimento Infantil, especialmente desenvolvido para este estudo. Atividades do cotidiano escolar serão observadas por meio de filmagens de cenas do cotidiano, gravadas com filmadoras e analisadas a partir de pressupostos da teoria bioecológica de Bronfenbrenner. Será realizado um curso de extensão de 60hs, por meio do qual serão fornecidas informações sobre literatura especializada em desenvolvimento infantil, para aplicação prática junto às crianças das escolas participantes. Nele também serão debatidos os dados coletados e ações que podem ser implementadas para incrementar o meio ambiente para o desenvolvimento da criança. Após o curso 10 profissionais serão escolhidos para integrarem um grupo de estudos, que receberá aprofundamento teórico com atividades práticas e promoverá um evento com os pais para debater os achados e ações que podem ser introduzidas na escola e no lar visando enriquecer ambos os ambientes. Estes profissionais serão incentivados a multiplicar a experiência vivida, compartilhando-as com outros profissionais de sua escola.