Seminário sobre Classificação baseada em Evidências Científicas, 03/Mai às 10h

​Prof. Claudio Diehl Nogueira, doutorando em Atividade Física Adaptada na Faculdade de Educação Física - FEF da UNICAMP e Coordenador da classificação funcional do Comitê Paralímpico Brasileiro ministra seminário sobre Classificação baseada em Evidências Científicas em 03 de Maio de 2016 às 10h na Sala de Aula 3 da FEF/UNICAMP. O evento é gratuito e será transmitido ao vivo pelo site da FEF.
A Classificação, de um modo geral, é um processo pelo qual um grupo específico de entidades, ou unidades, é ordenado em um número de grupos menores, ou classes, baseado em propriedades observáveis nas quais são comuns para o grupo. 
A Classificação Funcional é parte da estrutura da organização de uma competição. Assim como em eventos esportivos como Luta Livre, Boxe e Levantamento de Peso, onde os atletas são classificados por peso corporal, os atletas são categorizados pelo grau do potencial de sua função, tornando a competição o mais justa possível. 
Durante os anos foram criados e desenvolvidos três tipos de Classificação: Classificação Médica; Classificação Funcional; Classificação Baseada em Evidências. 
Os dois primeiros tipos apresentaram dificuldades, principalmente no que diz respeito aos métodos avaliativos, sendo a Classificação Baseada em Evidências, o método atual em desenvolvimento. 
A base central deste novo método é diminuir substancialmente as definições e diferenciações das classes que são baseadas em métodos qualitativos e interpretativos por parte dos classificadores, tornando-as mais precisas e confiáveis, assegurando uma justiça maior na Classificação.

O campo "Comentar" abaixo está aberto aos internautas para perguntas. A leitura/resposta será feita ao final do evento conforme a disponibilidade de tempo.