Segurança no Circo: Questão de Prioridade

Editora Fontoura

Lançamento do livro Segurança no Circo: Questão de Prioridade, dos autores: Diego Leandro Ferreira, Marco Antonio Coelho Bortoleto e Erminia Silva; publicado e à venda pela Editora Fontoura.

Nos últimos anos vemos crescer o reconhecimento popular, institucional e acadêmico do Circo. Como linguagem universal o Circo ganha espaço nas artes cênicas, nas políticas públicas, desperta interesse acadêmico como objeto de pesquisa, e seu potencial como elemento de transformação social é constatado com sucesso em inúmeros projetos educacionais espalhados por todas as regiões do Brasil.

É chegada a hora de pensar o Circo com excelência e aproximar todos os seus sujeitos - empresários, donos de Circo, diretores (artísticos e técnicos), coreógrafos, artistas, mestres, capatazes, técnicos de montagem, aprendizes, fabricantes de equipamentos, órgãos públicos e privados, universidades e demais instituições que pensam e oferecem programas e atividades circenses.

É fundamental reduzir riscos e os acidentes na prática circense. Faz-se necessário aliar a performance artística à segurança, valorizando a integridade física e a longevidade da carreira artística do circense a partir de práticas corporais preventivas e da utilização de materiais e equipamentos de segurança.

Sobre os autores

Diego Leandro Ferreira

Possui licenciatura em Educação Física pela Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas e mestrado em Educação Física pela FEF-Unicamp.

É pesquisador no CircusGrupo de Estudo e Pesquisa das Artes Circenses na FEF-Unicamp.

Marco Antonio Coelho Bortoleto (Currículo Lattes)

Graduado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997), Mestrado em Educação Física pela Unicamp (2000) e Doutorado pela Universidade de Lleida (2004) no Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha (INEFC) na Espanha. Pesquisa na área de Educação Física, com ênfase na Ginástica e no Circo, enfocando nas seguintes temáticas: cultura de treinamento da ginástica artística; relações das atividades circenses com a educação física; formação e desenvolvimento da ginástica geral; superficies elásticas e formação de acrobatas; bem como em estudos fundamentados na Praxiologia Motriz.

É coordenador do Circus e professor do Departamento de Educação Física e Humanidades (DEFH) da FEF-Unicamp.

Erminia Silva (Currículo Lattes)

Possui graduação em Serviço Social pela PUC-Campinas (1980), graduação em História pela Unicamp (1993), Mestrado em História pela Unicamp (1996) e Doutorado em História da Cultura pela Unicamp (2003). Tem experiência na área de História, com ênfase em Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: circo, circo-teatro, artes cênicas, cômico, teatro-filosofia e formação de ator.

É co-coordenadora do Circus na FEF-Unicamp e coordenadora do site Circonteúdo, que tem um vasto banco de dados sobre a arte circense no Brasil e que tem sido referência, inclusive, para trabalhos acadêmicos no campo da história da cultura e das artes cênicas.