Tutorial para configurar Eduroam Android

ATENÇÃO: Para configurar seu dispositivo, você deve estar conectado na rede Wi-Fi Unicamp-Configuração (ou, opcionalmente, utilizar a rede de dados de sua operadora de telefonia celular).

1. Inicie a Play Store

OBS: Se você não conseguir abrir a Play Store usando Wi-Fi, realize a configuração usando a rede de dados de sua operadora de telefonia celular.

2. Digite eduroam cat na aba de pesquisas e clique para baixar o aplicativo oficial da rede eduroam, fornecido pela “GÉANT Association”.

Ou acesse: https://play.google.com/store/apps/details?id=uk.ac.swansea.eduroamcat&hl=pt_BR

3. Clique em INSTALAR

4. Clique em ABRIR

5. Clique em UNICAMP

OBS: Se por algum motivo a tela acima não aparecer, no aplicativo eduroamCAT clique em PERFIS e depois em Pesquisa Manual. Feito isso, volte ao passo 5 e continue a instalação.

OBS: Se por algum motivo mesmo depois de clicar na “Pesquisa Manual” não aparecer a Unicamp será necessário baixar o perfil clicando no link https://cat.eduroam.org/ que está destacado em azul na tela Perfil. Siga o passo a passo:

1. Clique na botão “Clique aqui para descarregar o seu instalador eduroam ®”

1. Irá abrir uma tela digite “Unicamp” e selecione o perfil da universidade

1. Clique em Android(o site escolhe a versão correta do seu dispositivo)

1. Agora volte para o aplicativo eduroamCat e clique no botão destacado no print:

1. Clique na opção “Select Config File”

1. Selecione o arquivo que você baixou no passo C. Feito isso, continue a instalação normalmente

6. Selecione a opção Instalar

7. Selecione a opção Sim.

8. Insira seu usuário Unicamp e senha, segundo o formato abaixo:

• Aluno de graduação/pós-graduação: use o número do RA. Exemplo: 999999@unicamp.br
  • Docente ou funcionário: usuário corporativo. Exemplo: jsilva@unicamp.br

9. Clique em Instalar e aguarde alguns segundos para a conexão ser efetivada

10. Nesse momento, você será automaticamente conectado ao eduroam.

IMPORTANTE:

• Quando você clica em "Instalar"  o dispositivo salva sua senha automaticamente. Quando você trocar sua senha do usuário Unicamp, precisará trocar a antiga senha salva no eduroam.
  • NÃO desinstale o aplicativo eduroamCAT mesmo depois de estar conectado na rede eduroam, pois a desinstalação ocasiona a exclusão do perfil de configuração e automaticamente a perda de conexão.