Fóruns Permanentes: Educação e Desafios do Magistério > Exposição de Obras das Crianças em linguagens artísticas

Fotos e vídeos, além das obras tridimensionais, comporão a montagem da mostra que será realizada nos dias 1 e 2 de outubro, no Espaço de Artes do Centro de Convenções da Unicamp, durante o Fórum “Educação Infantil e anos iniciais do ensino fundamental: aproximações e interlocuções entre múltiplos olhares”.

Estão convidados a participar as creches, pré-escolas e anos iniciais do ensino fundamental enviando material condizente aos critérios da proposta.

 

FORMAS DE PARTICIPAÇÃO

  • Fotografias feitas pelos/as docentes:
  1. de obras artísticas das crianças que não poderão ser transportadas para a Unicamp (tal como escultura no tanque de areia); e/ou
  2. fotografias do processo criador destas obras.
  • Fotografias feitas pelas próprias crianças escolhendo o que quiserem para fotografar;
  • Vídeos do processo de produção artística das crianças;
  • Obras tridimensionais das crianças tais como assemblages, modelagem, esculturas com massa de modelar, argila, papier machê, etc.

 

INSCRIÇÕES

Enviar por e-mail para avaliação e, se aceitas, as obras devem ser enviadas pelos Correios: 

  • Inscrição pelo e-mail exposicaoforum@gmail.com até 12 de setembro de 2014.
    • Enviar resumo e as fotos acompanhadas de ficha técnica:
    1. As fotografias devem ter 13x18cm cm e resolução 300 dpi; gravadas em documento com extensão .jpg; enumeradas, seguido do sobrenome de um dos/as autores/as, por exemplo Foto1Silva.jpg, Foto2Silva.jpg. Juntamente com as fotos, deve ser preenchida e encaminhada a ficha técnica da fotografia.
    2. A ficha técnica (clique aqui para visualizar).
    3. O resumo das vivências/obras fotografadas, deve explicitar o processo de elaboração da foto, o contexto de produção, situação em que foi criada e motivo que levou o (a) expositor(a) a escolher tais fotografias. Deve ter de 400 a 600 palavras, fonte Times New Roman 12, justificado, espaçamento simples, em página com margens de 2.5 cm. Deverão ser gravados em documento .doc, com o sobrenome de uma dos/as autores/as, por exemplo “Silva.doc”, e enviado para o e-mail. Os resumos devem iniciar com título todo em maiúsculo e negrito, centralizado, seguido dos nomes dos(as) autores(as) e da instituição/grupo de pesquisa. Devem ser seguidos de três a cinco palavras-chave, separadas por ponto-e-vírgula. 

 

As fotografias, vídeos e obras aprovadas deverão ser enviadas ou entregues:

Na Unicamp (endereço abaixo) até a data de 26 de setembro de 2014 identificadas e com embalagem adequada para proteção.

  • As fotos em formato 13x18cm impressas em papel couchê fosco branco com gramatura mínima de 120gr.
  • Os vídeos devem ser enviados em um CD com os arquivos em formatos movie ou mp4.

UNICAMP - FACULDADE DE EDUCAÇÃO – Secretaria de Eventos
Av. Bertrand Russell, 801, Cidade Universitária "Zeferino Vaz" , CEP 13083-865 - Campinas - SP – Brasil

 

 

ORIENTAÇÕES GERAIS

PROCESSOS ESTÉTICOS 

A proposta da exposição dentro do Fórum consiste em provocar outro olhar para as experiências estéticas criativas que ocorrem no cotidiano da educação de crianças de 0 a 10 anos, valorizando os momentos que tenham as linguagens artísticas como foco principal. 

As principais ideias são:

  • Valorizar o processo dos momentos da experiência estética das crianças dentro das dinâmicas da creche, pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental;
  • Ampliar a percepção do processo artístico com os diversos materiais de arte, indo além do produto final;
  • Contribuir para a socialização dos registros fotográficos feitos pelos/as docentes envolvidos/as; 
  • Valorizar as Culturas Infantis e suas formas de expressão;
  • Garantir que as crianças que fotografam inventem sua forma para isso. Que aflore a estética das crianças!!!

 

FOTOS DE AUTORIA DAS CRIANÇAS

Fotos realizadas pelas crianças serão expostas. Será necessário fazer um pequeno texto sobre as condições de produção das fotos pelas crianças. Deve-se escrever atrás da foto o nome da criança, idade e data e local onde foi feita a foto ( nome da  instituição educativa ).

Procedimentos para as fotos das obras e processos criativos das crianças (fotos que serão realizadas por adultos/as) :

1. Escolher um projeto que envolva a linguagem artística como foco principal.:

Arte tridimensional colagem, assemblages, modelagem, esculturas no tanque de areia ou massa de modelar, argila, papier machê, etc.. O importante é que todos os/as envolvidos/as conheçam os objetivos da atividade que não deve ser meramente decorativo, mas sim ter como objetivo explorar os aspectos da linguagem escolhida, como: cor, luz, linha, tinta, equilíbrio, volume, misturas, composição etc, ou seja, que o foco da/o docente esteja em promover um espaço de criação e pesquisa de materiais que comunicam aspectos sensíveis e simbólicos das crianças e de outros/as envolvidos/as.

2. Fotografar o processo criativo das crianças seguindo as indicações e etapas abaixo:

As fotos devem ser realizadas com câmeras digitais em fotos de 3 a 5 (cinco) mega de resolução (mais dicas no final).

 

Dicas para fotografar:

Dinâmicas de ação: você pode focar nas descobertas de cada criança em suas escolhas ou em qualquer forma de manifestação criativa e reflexiva que julgue interessante. O que ajuda é escolher em alguns momentos um foco principal para o seu olhar, por exemplo: seguir desde o princípio um material específico e como ele se transforma com as múltiplas ideias das crianças. Ou acompanhar uma mesma criança em diversas etapas da atividade produzindo uma sequência cronológica. Ou ainda seguir as etapas do processo e escolher momentos significativos para ilustrar de forma precisa as intenções do projeto 5 a 10 fotos.

 

Dicas sobre técnicas de fotografia:

  • tentar não usar flash
  • tentar não usar zoom (aproxime-se do objeto a ser fotografado)
  • tente fotografar na altura da visão das crianças
  • tente pegar cenas espontâneas
  • busque sempre não fotografar contra a luz mais forte do ambiente 
  • às vezes pode valer a pena tirar algumas fotos da mesma situação e escolher a melhor depois.

A ideia do registro fotográfico do processo é tentar identificar momentos representativos da experiência estética e criativa das crianças durante a realização de atividades envolvendo materiais artísticos.

É importante que o/a professor/a pense nas imagens que deseja tentar registrar como ilustração das etapas do projeto para que o/a visitante da exposição consiga além de mergulhar poeticamente nas obras das crianças também visualize de forma geral o que aconteceu durante os processos. Pense em imagens mais livres que mostram momentos de magia das crianças, mas busque também produzir imagens que identifiquem com clareza o que está acontecendo no momento em relação ao planejamento da proposta.

Ao elaborar as ideias que serão apresentadas às crianças tente já criar um roteiro de momentos essenciais que não podem deixar de ser fotografados. Tendo esse roteiro sempre a vista fica mais fácil lembrar o que fotografar.

 

Dicas para filmar:

  • Sequências de 30 segundos até 1 minuto das dinâmicas de ação. (as filmagens devem ser feitas em um dispositivo que possa exportar os arquivos em formato “movie” ou “mp4”.)
  • Escolher uma obra (resultante do processo que foi fotografado) que tenha resistência suficiente para ser enviado para a exposição na UNICAMP.
  • Coletar frases e depoimentos das crianças durante e após a proposta e enviar com autoria em formato de texto , poesia, crônica, HQ, etc (arquivo Word, letra Arial, 14, preta).

 

A principal ideia é tentar registrar as falas das crianças DURANTE  a experiência e o processo criativo.