Congresso

A Faculdade de Educação Física (FEF) foi criada de acordo com o Decreto Estadual nº 23.646 de 10 de julho de 1985, no momento em que o debate científico na área tornava-se urgente. A FEF foi a primeira instituição Brasileira, a implantar o Bacharelado na área, antecipando à Resolução 003/87 do MEC, uma vez que os cursos superiores de Educação Física no país formavam, exclusivamente, licenciados para atuação nas escolas de ensino fundamental e médio. A intenção foi notoriamente a de ampliar a visão da área como responsável pela pesquisa e aplicação de conhecimentos relacionados às manifestações humanas relacionadas ao corpo, ao movimento, ao desporto, à saúde, à cultura, ao lazer e à reabilitação, totalmente comprometida com o ensino de graduação.

Em 1988, foi implantado o Programa de Pós-Graduação, nível de Mestrado, mesmo ano em que formava a primeira turma de graduados.

Atualmente, a FEF-Unicamp vem consolidando sua atuação, uma vez que todo o seu corpo docente tem o título de Doutor e recentemente o programa de Pós-Graduação evoluiu da nota 4 para 5 na avaliação CAPES. Fica evidente que a Faculdade de Educação Física integrada com os objetivos de uma instituição como a UNICAMP, com reconhecida vocação para pesquisa, vem progressivamente cumprindo seu papel no que tange a produção científica e à formação de profissionais qualificados para atuarem no ensino superior e nos centros de pesquisa. O quadro discente atual do programa de Pós-Graduação conta com 68 mestrandos e 60 doutorandos e o corpo docente com 33 doutores.

A extensão na FEF vem se consolidando dia a dia. Assim, a Faculdade de Educação Física da UNICAMP, visando implementar sua política de extensão vem, gradativamente, criando novas opções para a prática da atividade física visando propiciar à comunidade interna e externa oportunidade ampla que respeite os interesses individuais. A prestação de serviço à comunidade nas suas diferentes modalidades vem alcançando grande sucesso o que pode ser constatado pelo aumento do número de praticantes das mais variadas modalidades ofertadas. Basta destacar, que durante o período de obrigatoriedade da prática da atividade física na UNICAMP, eram atendidos cerca de 1000 alunos, enquanto atualmente são oferecidas cerca de 2400 vagas através dos diferentes projetos, tendo uma adesão de aproximadamente 95% destas vagas.

Como instituição de ensino superior, a Faculdade de Educação Física, mostra-se permanentemente preocupada com a formação teórica e prática de seus alunos (graduação e pós-graduação) e, com a busca de novas metodologias, cientificamente embasadas que possam otimizar os efeitos do treinamento sobre a qualidade de vida dos praticantes.

Assim, após 20 anos de existência, a FEF reune maturidade suficiente para propor a realização do I Congresso de Ciência do Desporto, com os seguintes objetivos:

  • dar continuidade ao seu compromisso público de implementação da política atual de capacitação de recursos humanos;
  • refletir a atividade física como um dos fenômenos mais importantes da atualidade;
  • motivar a divulgação da produção cientifica na área do desporto;
  • criar um espaço de reflexão sobre as inovações científicas do desporto valorizando sua aplicabilidade na sociedade.

Faculdade de Educação Física da UNICAMP: Sala da Congregação, Ginásio de Esportes;
Centro de Convenções: Auditórios I, II e III;

Dias 01 a 03 de dezembro de 2005.