Livros-Texto em Qualidade de Vida, Saúde Coletiva e Atividade Física

O Grupo de Estudo e Pesquisa da Atividade Física e Qualidade de Vida apresenta publicações com conteúdos dirigidos aos alunos de cursos da área da saúde, em especial da  Educação Física, ligados a disciplinas que ministramos na Universidade Estadual de Campinas. Assumimos esse desafio, baseados em nossa experiência de promover a integração de pessoas e conteúdos, tanto aqueles originadas na comunidade como estes produzidos em nossos programas de extensão, especialização e pós-graduação.

Nossa experiência didática tem sido estimulada também pela implantação de inovação na pesquisa educacional, aplicando novos métodos de educação a distância pelo uso do Teleduc, programa desenvolvido na UNICAMP, facilitador da interação entre alunos e professores, além de ser instrumento de difusão de conhecimento.

Nossa expectativa com a divulgação destes livros está centrada no aprimoramento do estudo sobre as aplicações da atividade física na promoção da saúde e qualidade de vida. Esperamos que nossos alunos da graduação possam ser envolvidos pelo interesse sobre a imensa diversidade de temas que podem ser desenvolvidos em projetos de extensão na comunidade, na pesquisa e elaboração de trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso.

A Promoção da Saúde e o Guia Alimentar da População Brasileira de 2014
Conceitos e Aplicações ao Programa de Formação Interdisciplinar Superior ProFIS

Nesta 2ª edição acrescentamos o capítulo 4 que introduz os estudantes ao conhecimento das orientações sobre alimentação saudável baseadas no Guia Alimentar da População Brasileira de 2014, reconhecido mundialmente como o mais bem fundamentado nas bases científicas atuais.

Alimentos in natura e seus benefícios para a saúde
Conceitos e aplicações dirigidos ao Programa de Formação Interdisciplinar Superior - ProFIS

O livro descreve algumas classes de alimentos e a presença de substâncias antioxidantes e que influenciam os processos metabólicos, com impactos positivos sobre a saúde dos sistemas orgânicos ao longo da vida.

Aprendendo a nadar com a extensão universitária

O livro reúne a experiência de docentes e alunos do Curso de Educação Física da Unicamp no desenvolvimento de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão vinculadas ao Projeto de Extensão “Aprender a Nadar”.

Atividade Física e Qualidade de Vida: Explorando Teoria e Prática

O livro contempla na primeira parte a apresentação e discussão de conteúdos sobre as identidades e os indicadores nacionais e internacionais da
qualidade de vida.

Saúde Coletiva e Atividade Física: Conceitos e Aplicações Dirigidos à Graduação em Educação Física

Este Livro-Texto aporta conteúdos conceituais e aplicados da saúde coletiva, em especial, sobre temas com os quais temos desenvolvido pesquisas em comunidades carentes do entorno da universidade.

Qualidade de Vida em Propostas de Intervenção Corporativa

Este Livro-Texto apresenta um conjunto de vinte e oito propostas de estratégias e relatórios sobre práticas de gestão de programas de qualidade de vida em diversas temáticas.

Atividade Física e Qualidade de Vida na Escola: Conceitos e Aplicações Dirigidos à Graduação em Educação Física

Aborda as estratégias para o desenvolvimento de habilidades para uma vida saudável, indicadores de qualidade de vida e o ambiente escolar, o estado nutricional e o crescimento das crianças, a prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis, a implantação de hortas nas escolas, a escola como espaço da construção do conhecimento e da autonomia para uma vida saudável.

Teia do Saber – Capacitação de Professores da Rede Pública

A publicação relata entrevistas e imagens relativas ao Projeto Teia do Saber na UNICAMP realizado entre 2004 e 2006, dirigido à capacitação de professores da rede pública estadual de São Paulo, em 14 sedes regionais perfazendo um total de 932 escolas estaduais e um público-alvo de 20.000 professores. Valendo-se de centenas de fotos e depoimentos, a publicação traça um amplo e minucioso panorama dos impactos causados pelos cursos e atividades a eles vinculadas no cotidiano de professores e alunos das escolas públicas.