.: PAD - Programa de Apoio Didático
Instituído pela Resolução GR-49/2007, concede bolsas semestrais aos alunos de Graduação regularmente matriculados na UNICAMP. O programa é de responsabilidade da PRG e gerido pela Comissão Coordenadora do PAD. Suas atividades visam o aprimoramento do ensino de graduação através de monitoria exercida por estudantes e supervisionada pelo docente responsável pela disciplina. O aluno interessado na bolsa deve atender aos Critérios de Seleção PAD na FEF para realizar sua inscrição no sistema Bolsa PAD-FEF e na data de "Divulgação do Resultado" deve acessar novamente o sistema Bolsa PAD-FEF para visualizar o status de sua inscrição: selecionado | não selecionado.
.: Cronograma PAD 2º semestre de 2022 FEF
- Inscrição de disciplinas (docente): 07/06 a 15/06/2022 - Tutorial do uso do Sistema pelo Docente
- Inscrição dos discentes: 16/06 a 24/06/2022 - Tutorial do uso do Sistema pelo Aluno
- Atuação dos docentes: 27/06 a 08/07/2022
- Análise das solicitações pela Comissão PAD – PRG: 12/07 a 20/07/2022
- Divulgação da primeira lista para Secretarias e Representantes PAD das unidades: 22/07/2022
- Envio de confirmação da lista e reconsiderações pelos Representantes PAD das Unidades: 25/07 a 27/07/2022
- Divulgação do resultado final: 03/08/2022
- Prazo para envio das informações bancárias e Termo de Aceite de bolsistas para primeira bolsa - via formulário: 26/08/2022
- Prazo para aceite de monitores selecionados após período de alteração voluntários: 31/08/2022
- Atividades: Início: 15/08/2022 (meia bolsa / agosto) | Término: 21/12/2022 (bolsa inteira / dezembro)
- Avaliações de docentes e monitores: Início: 01/12/2022 | Término: 20/12/2022
Acesso ao Sistema de Bolsa PAD-FEF: Inscrições | Selecionar Pré-Inscritos | Consultar Dados
.: Programa de Educação Tutorial - Grupo PET-FEF
.: Bolsa de Pesquisa
A bolsa de pesquisa está sempre ligada a um professor da UNICAMP. A Coordenação de Graduação não faz a intermediação das bolsas, cabe ao aluno procurar um professor que aceite ser seu orientador. A solicitação da bolsa deve estar sempre acompanhada de um plano de pesquisa a ser desenvolvido durante a vigência da bolsa, assinado pelo professor orientador e pelo aluno. Durante a vigência da bolsa de pesquisa, o aluno deverá apresentar os relatórios de acompanhamento solicitados pela agência financiadora. Este tipo de auxílio é o que possui mais opções:
- O aluno pode, através de um professor, solicitar uma bolsa a instituições de fomento (CNPq, Fapesp, entre outras), não ficando assim vinculada à UNICAMP.
- O aluno pode concorrer às bolsas PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) coordenadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa - PRP, onde o critério de escolha é baseado no rendimento escolar do aluno.
- O aluno pode concorrer a uma das bolsas de pesquisa do Serviço de Apoio ao Estudante - SAE onde o critério de escolha se baseia principalmente na renda do aluno.
.: Bolsa Auxílio Social SAE
Destinada a alunos de graduação, independente do seu ano de ingresso. O critério para a concessão da bolsa é socioeconômico, por meio de participação no Processo Seletivo Anual. Os alunos contemplados terão seus nomes divulgados em lista onde se segue a renda per capita da família como Índice para classificação. A avaliação social e a seleção dos contemplados é realizada pelo Serviço Social do SAE, mediante inscrição online pelo SIG e o envio de documentação solicitada e ,posteriormente, uma entrevista com uma assistente social. Nessa modalidade de bolsa o aluno realiza atividades em projetos dentro de diversas áreas da Universidade, sempre com a orientação de profissionais nas áreas de competência, professores das unidades da Unicamp, coordenadores e outros profissionais. Para mais informações acesse o site do SAE.