BOLSAS DE ESTUDO

- CAPES, CNPq e FAPESP

O ingresso do candidato no programa de pós-graduação não estabelece o direito ao recebimento de bolsa de estudo.
Aos alunos regulares podem ser atribuídas bolsas CNPq ou CAPES, de acordo com as normas e critérios para distribuição das bolsas e controle de frequência dos bolsistas.
Bolsas da FAPESP devem ser solicitadas em comum acordo com o orientador, diretamente àquela agência.

A disponibilidade de bolsas para os alunos novos admitidos no período depende do número de bolsas liberadas pelos alunos que concluem seus cursos e das cotas de bolsas da CAPES e do CNPq que são anualmente corrigidas por estas agências.

Os alunos contemplados com bolsas devem seguir rigorosamente as normas das respectivas agências de concessão.

Aos candidatos estrangeiros recomenda-se entrar em contato com as respectivas Embaixadas do Brasil de seus países para informações sobre o Programa de Estudantes Convênio de Pós-Graduação. 

- PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR​ (PRINT-CAPES)

 

- Bolsas e auxílios à permanência estudantil

As Bolsas-Auxílio são destinadas aos estudantes de graduação e pós-graduação da Unicamp que apresentem e comprovem dificuldades financeiras para garantir sua permanência na universidade. Esse auxílio visa a evitar a evasão, especialmente daqueles que precisam de um suporte financeiro e que, por conta das atividades acadêmicas, possuem horários limitados. Todos os alunos de graduação que estiverem regularmente matriculados poderão pleitear todos os tipos de Bolsa-Auxílio. Os alunos de pós-graduação poderão se candidatar apenas às bolsas: Bolsa Alimentação e Transporte (BAT), Programa de Moradia Estudantil (PME) e Bolsa Auxílio Moradia (BAM).

Site: https://www.sae.unicamp.br/servicosocial/bolsas