Vestibular

O Vestibular Unicamp tem duas fases constituídas de provas comuns a todas as áreas (veja o edital):

1ª Fase

A primeira fase será realizada no dia 18 de novembro. É obrigatória para todos os candidatos e é constituída de uma única prova de Conhecimentos Gerais, com 90 questões objetivas sobre as áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio, incluindo questões interdisciplinares. O candidato tem no mínimo três horas e trinta minutos e, no máximo, cinco horas para a realização da prova da 1ª fase.

2ª Fase

A segunda fase acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2019. Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (setembro e outubro). Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão no período de 21 a 25 de janeiro de 2019. Veja o calendário completo.
A convocação para a 2ª fase é realizada por curso. Em cada curso, são convocados os candidatos que optaram pelo curso em 1ª opção. O número máximo de convocados para a 2ª fase nos cursos cuja relação candidato/vaga seja menor do que 100, será limitado a seis vezes o número de vagas do curso. Para os cursos cuja relação candidato/vaga seja maior ou igual a 100, o limite máximo será de oito vezes o número de vagas do curso, entre candidatos de 1ª opção. O número mínimo de convocados para a 2ª fase em cada curso será de três vezes o número de vagas do curso. Veja as notas de corte do ano anterior.

As provas da 2ª fase serão realizadas em três dias consecutivos, obedecendo à seguinte distribuição:
I – Primeiro dia: prova de Redação (composta por duas propostas de textos a serem desenvolvidos pelos candidatos) e prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, com 6 (seis) questões.
II – Segundo dia: prova de Matemática, prova de Geografia e prova de História, cada uma delas com 6 (seis) questões.
III – Terceiro dia: prova de Física, prova de Ciências Biológicas e prova de Química, cada uma delas com 6 (seis) questões.

Todos os candidatos aprovados para a 2ª fase fazem todas as provas independentemente do curso escolhido. A 2ª fase é constituída de provas idênticas para todos os candidatos, com questões dissertativas. As provas, realizadas em três dias consecutivos.

O candidato tem no máximo quatro horas e no mínimo duas horas e trinta minutos para a realização das provas em cada dia da 2ª fase.
Cada uma das provas da 2ª fase é composta de 6 questões, com exceção da Redação. Cada questão da 2ª fase vale quatro pontos, cada uma contendo dois itens valendo dois pontos por item.
Cada texto da prova de Redação vale 24 pontos. 

A ausência em qualquer uma das provas ou nota 0 (zero) em qualquer uma delas elimina o candidato do Vestibular Unicamp.

Mais informações no site do COMVEST