Perguntas Frequentes

  1. O que é SBU e como se constitui?
    SBU - Sistema de Bibliotecas da UNICAMP é constituído pelo Órgão Colegiado, Coordenadoria do SBU, Bibliotecas do Sistema e Comissões de Bibliotecas, estando as Bibliotecas do Sistema subordinadas administrativamente às Unidades de Ensino e Pesquisa, aos Centros e Núcleos e aos Colégios Técnicos, respectivamente, e tecnicamente à Coordenadoria do SBU, como seu órgão de coordenação, conforme dispõe o Artigo 9º da Deliberação CONSU A-30, de 25/11/2003.
  2. Qual a finalidade do SBU?
    A finalidade do SBU/UNICAMP é oferecer informações técnico-científicas à comunidade acadêmica, por meio de seus acervos e instalações, como suporte aos programas de Ensino, Pesquisa e Extensão, possibilitando o acesso à informação armazenada e gerada na Universidade à comunidade científica do país.
  3. O SBU tem regulamento? 
    Sim. Consulte o Link
  4. Quais são as Bibliotecas do Sistema e horários de atendimento
    Consulte o link.
  5. Como faço para me inscrever como usuário do SBU?
    Não é necessária inscrição formal. No momento de ingresso tanto o servidor quanto o aluno matriculado regularmente (Graduação e Pós Graduação Strictu Sensu) receberá a identidade funcional e estudantil provisória.
    Atenção: Aluno Especial (Graduação e Pós Graduação) e de Especialização deverão se cadastrar na Biblioteca de sua Unidade.
  6. Recebi a identidade estudantil e funcional definitiva, o que fazer?
    Ao receber a identidade funcional e estudantil definitiva encaminhe-se a qualquer Biblioteca do SBU, para atualização de seu cadastro.
  7. Posso consultar o acervo das Bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (SBU)?
    Sim, on-line e local. A consulta aos acervos das Bibliotecas é aberta à comunidade interna e externa.
    Para ter acesso ao catálogo on-line:
    www.unicamp.br/bc. Clique em: Base Acervus (esta base contém informações de: Livros, Teses, Dissertações, TCCs e descrição da Coleção de Periódicos). É uma Base que contém o acervo de todas as Bibliotecas do SBU e pode ser consultada dentro e fora da Universidade. Para consulta local encaminhe-se a Biblioteca do Sistema que desejar.
  8. Posso emprestar livros, teses, dissertações, TCCs e revistas das Bibliotecas do SBU?
    Somente podem realizar empréstimos de materiais usuários que possuírem vínculo institucional com a UNICAMP.
  9. Qual documento devo levar para realizar o empréstimo?
    Para alunos: Identidade Estudantil, para os Servidores: Identidade Funcional.
    Atenção: Enquanto o usuário estiver com cartão provisório deverá apresentá-lo, juntamente com documento de identidade com foto (RG, carteira de motorista, etc...)
  10. Que tipo de material pode ser emprestado?
    A princípio todos, mas fique atento para as informações que constam na Base e no item a ser emprestado, pois as bibliotecas têm autonomia para emprestar ou não determinados materiais. Ex: A Biblioteca/FEF, não faz empréstimo de periódicos (Revistas).
  11. O que é a Biblioteca Digital da UNICAMP?
    É uma biblioteca virtual que reúne o acervo de: Teses, Dissertações, TCCs defendidos na Universidade com texto completo.
  12. Posso acessar a Base Acervus e a Biblioteca Digital de meu domicílio?
    Sim.
  13. Posso ter acesso aos Periódicos Eletrônicos e as Bases de Dados assinadas pela UNICAMP de meu domicílio?
    O acesso domiciliar integral para consulta e obtenção de textos nos Periódicos Eletrônicos e nas Bases de Dados é possível somente a computadores a ligados a rede da Universidade, ou com acesso remoto VPN (docentes, técnico-Administrativos, alunos).
  14. O que é acesso remoto VPN?
    Acesso VPN (Virtual Private Network) consiste na criação de um túnel de comunicação criptografado entre seu computador e o servidor VPN da Unicamp, provendo um acesso seguro à rede da Universidade. Através da VPN é possível acessar serviços controlados por IP permitidos somente à rede da Unicamp, como os periódicos eletrônicos.
  15. Quais os pré requisitos para o acesso VPN?
    Pré-requisitos - O que você precisa para conseguir o acesso VPN:
    Possuir acesso à Internet, preferencialmente banda larga
    Possuir um username corporativo (alunos e docentes já possuem)
    Possuir um dos seguintes sistemas operacionais em seu computador: Configuração - Um tutorial para configurar seu computador e se conectar à VPN Unicamp, com o sistema operacional:
    1. Windows XP/Vista/7
    2. Linux/Unix
    3. Mac OS X
    4. OS X
    5. Android
    6. ou qualquer outro compatível como aplicativo OpenVPN
    7. http://www.ccuec.unicamp.br/ccuec/tutorial_windowsXP_Vista_7_vpnWindows
    8. Linux
    9. Mac OS X
    10. iPad/iPhone
    11. Android
    12. ou qualquer outro compatível com o aplicativo OpenVPN
  16. Como faço para me conectar e ter acesso remoto VPN?
    Para se conectar, você deve usar seu username corporativo e sua senha no formato:
    usuario [at] unicamp.br, para docentes e técnico-Administrativos
    RA [at] unicamp.br, para alunos
    Para alteração de senha, alunos devem acessar o site da Dac; docentes e técnico-Administrativos devem acessar o portal de Administração de acesso aos serviços corporativos e escolher a opção "Trocar senha" para Usuários de sistemas de informação Web.
    * Se você tem vínculo com a Unicamp, mas ainda não possui um username corporativo, pode solicitá-lo clicando aqui, e selecionar a opção "Criar usuário/senha" para Usuários de sistemas de informação Web
  17. Perdi meu cartão o que devo fazer?
    Deverá solicitar imediatamente bloqueio de seu cadastro em qualquer Biblioteca do Sistema, e encaminhar-se à DAC (Diretoria Acadêmica), no caso de discentes, e a DGRH (Diretoria Geral de Recursos Humanos), no caso de técnico-Administrativos e docentes, a fim de solicitar a 2ª via. A segunda via deste documento tem custo.
  18. Posso emprestar o meu cartão estudantil para que o meu amigo realize empréstimos em meu nome?
    Não. O cartão de identificação é de uso pessoal e intransferível.
  19. Quais são os usuários existentes no SBU?
    Tipos de usuários
    Curso Seqüencial técnico-Administrativo Estatutário Aposentado
    Docente Estatutário Aposentado Graduação
    Docente UNICAMP Médico Residente
    Doutorado Mestrado
    Ensino Médio COTUCA Mestrado Profissional
    Ensino Médio Limeira Patrulheiro
    Especial Graduação Pesquisador Colaborador Voluntário
    Especial Pós-Graduação Pesquisador Visitante
    Especialização Professor Colaborador  Voluntário
    Estagiário Professor Visitante
    Extensão Técnico de Prótese - FOP
    técnico-Administrativo Tecnologia
    técnico-Administrativo FUNCAMP  
  20. Quantos itens posso retirar por empréstimo?
    Tipo de usuário Itens por usuário Tipo de usuário Itens por usuário
    Curso Seqüencial 5 Técnico-Administrativo Estatutário Aposentado 5
    Docente Estatutário Aposentado 10 Graduação 10
    Docente UNICAMP 10 Médico Residente 10
    Doutorado 10 Mestrado 10
    Ensino Médio COTUCA 5 Mestrado Profissional 10
    Ensino Médio Limeira 5 Patrulheiro 5
    Especial Graduação 5 Pesquisador Colaborador Voluntário 10
    Especial Pós-Graduação 5 Pesquisador Visitante 10
    Especialização 5 Professor Colaborador Voluntário 10
    Estagiário 5 Professor Visitante 10
    Extensão 5 Técnico de Prótese - FOP 5
    Técnico-Administrativo 5 Tecnologia 10
    Técnico-Administrativo FUNCAMP 5    
  21. Quanto tempo posso ficar com o item emprestado?
    Tipo de usuário Prazos de empréstimos Tipo de usuário Prazos de empréstimos
    Curso Seqüencial 14 Técnico-Administrativo Estatutário Aposentado 5
    Docente Estatutário
    Aposentado
    14 Graduação 10
    Docente UNICAMP 28 Médico Residente 10
    Doutorado 28 Mestrado 10
    Ensino Médio COTUCA 14 Mestrado Profissional 10
    Ensino Médio Limeira 14 Patrulheiro 5
    Especial Graduação 7 Pesquisador Colaborador Voluntário 10
    Especial Pós-Graduação 14 Pesquisador Visitante 10
    Especialização 14 Professor Colaborador Voluntário 10
    Estagiário 7 Professor Visitante 10
    Extensão 14 Técnico de Prótese - FOP 5
    Técnico-Administrativo 14 Tecnologia 10
    Técnico-Administrativo FUNCAMP 14    
  22. Emprestei um item (livro, tese, tcc, etc...), está para vencer, posso renovar?
    Sim. Desde que o material não esteja reservado, voce não esteja com item semelhante e enquanto usuário não tenha sofrido qualquer penalidade disciplinar.
  23. Para renovar preciso ir a Biblioteca?
    Não necessariamente. Voce pode renovar até cinco (5) vezes o material on-line, não há necessidade de se deslocar até a Biblioteca. Na sexta (6ª) vez dirija-se ao balcão, com os materiais em mãos.
  24. Como faço para renovar on-line?
    1. Acesse: www.sbu.unicamp.br
    2. Clique em Base Acervus
    3. Clique em Serviços (Circ/Renovação)
    4. Preencher login (e-mail cadastrado no registro da Biblioteca)
    5. Senha
    6. Clique em Login
    7. Clique em Fechar
    8. Clique novamente em Circ/Renovação
    9. Escolha os itens a serem renovados
    10. Clique em renovar itens selecionados
  25. Posso reservar itens da Biblioteca?
    Sim. Desde que o item esteja indisponível (emprestado) na Biblioteca em que foi solicitado o empréstimo e que não esteja emprestado ao solicitante.
  26. Como faço para reservar on-line?
    1. Acesse:www.sbu.unicamp.br
    2. Clique em Base Acervus
    3. Clique em Serviços (Reservas)
    4. Preencher login (e-mail cadastrado no registro da Biblioteca)
    5. Senha
    6. Clique em Login
    7. Fazer a busca do item a ser reservado
    8. Selecionar o item
    9. Efetivar a reserva
  27. Esqueci minha senha, o que fazer?
    Por favor, informe seu login e senha para ter acesso aos serviços do Terminal:
    1. Acesse: www.sbu.unicamp.br
    2. Clique em Base Acervus
    3. Clicar em Serviços
    4. Preencher login com e-mail cadastrado no registro da Biblioteca
    5. Clicar em lembrar senha
    6. O Sistema enviará automaticamente uma nova senha para o e-mail cadastrado.
  28. Entreguei o livro atrasado, o que acontecerá?
    O SBU, não cobra multa em dinheiro, os dias em atraso são convertidos em suspensão.
    Empréstimo normal: 3 dias de suspensão por dia e por item.
    Empréstimos com reserva: 10 dias de suspensão por dia e por item.
  29. Como faço se perdi, ou tenho item da Biblioteca extraviado?
    Entre em contato imediatamente com a Biblioteca. Este item extraviado deverá ser resposto.
  30. Como faço para solicitar Serviços a Biblioteca/FEF – (Aquisição de Livros, Comut, EEB, Ficha catalográfica, ISBN, Declaração de Débito, Outros)
    1. Neste site:
    2. Clique em Biblioteca
    3. Clique em Serviços
    4. Escolha o tipo de Serviço
    5. Preencha o formulário
    6. Informe o código
    7. Envie
    8. Voce será informado automaticamente assim que abrirmos a sua solicitação, não há necessidade de respondê-la. Realizaremos todos os procedimentos e lhe retornaremos por e-mail.