Seminário Internacional Extensão & Pesquisa

A Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF-Unicamp) convida a todos e todas a participarem do Seminário Internacional de Extensão & Pesquisa, oportunidade que serão apresentadas diferentes experiências de docentes da área da Educação Física e do Esporte no âmbito da Extensão Universitária que articulam atividades de extensão com às de PESQUISA. O formulário para inscrição/certificado será disponibilizado no inicio da transmissão.

Abertura & Encerramento

Prof. Dr. Marco Antonio Coelho Bortoleto (Coordenador do evento, Coordenador de Extensão - FEF-Unicamp)
Professor da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF-Unicamp). Graduado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba, Mestre em Educação Física pela FEF-Unicamp e Doutor pela Universidade de Lleida, na Espanha. Líder do Grupo de Pesquisa em Circo (CIRCUS, FEF-Unicamp) e colíder do Grupo de Pesquisa em Ginástica (GPG, FEF-Unicamp). Atualmente é Coordenador de Extensão da FEF-Unicamp.

Boas-Vindas

Prof. Dr. Orival Andries Junior (Diretor, FEF-Unicamp)
Professor da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF-Unicamp). Graduado em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino. Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba e Doutor pela FEF-Unicamp. Atualmente é Diretor da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (2018-2022).
Prof. Dr. Renato Barroso (Coordenador de Pós-Graduação, FEF-Unicamp)
Docente na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF-Unicamp). Possui graduação em Bacharelado em Esporte, Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Coordenador de Pós-Graduação da FEF-Unicamp.

Palestrantes

Profa. Dra. Olívia Ribeiro (Unicamp)
Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Especialista em Recreação e Lazer pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação Física pela UNICAMP, área de concentração: Estudos do Lazer. Doutora em Educação Física pela UNICAMP, área de concentração Educação Física e Sociedade, Políticas de Esporte e Lazer.
Profa. Dra. Ivana Montandon Soares Aleixo (UFMG)
Docente da Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Licenciada em Educação Física pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrado em Ciência do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Doutorado em Ciência do Desporto realizado na Faculdade do Desporto da Universidade do Porto (2011). Pós Doutorado pela USP em Ciências do Esporte realizado na Escola de Educação Física e Esporte Ribeirão Preto (2017). Pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos em Sociologia, Pedagogia do Esporte e Lazer (GESPEL) EEFFTO-UFMG.
Profa. Dra. Eliana Toledo (Unicamp)
Docente do Programa de Pós-Graduação da FEF-UNICAMP desde 2016 Formada em Licenciatura em Educação Física e Bacharel em Treinamento em Esportes pela FEF/UNICAMP (1995), mestre em Educação Física pela FEF/UNICAMP, doutora em História pela PUCSP e pós doutora em Sociologia pela FFLCH-USP. Membro fundadora e ainda pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Ginástica da FEF/UNICAMP. 

Coordenadora do Laboratório de Pesquisas e Experiências em Ginástica (LAPEGI - FCA/UNICAMP).

Prof. Dr. José Rafael Madureira (UFVJM)
Docente do Departamento de Educação Física da UFVJM (campus Diamantina/MG) e pesquisador-líder do Hop Musical - Grupo de Estudos em Métodos e Técnicas de Ensino de Dança, Teatro e Música (CNPq), tendo publicado diversos artigos e traduções de autores clássicos de referência. Possui mestrado e doutorado em Educação, Linguagem e Arte, licenciatura em Música, licenciatura em Educação Física, curso técnico-profissional em Educação Musical/Piano e Canto. Realizou estágios internacionais em pedagogia da dança na França, Itália e Alemanha e ensinou em diversas instituições de ensino superior, públicas e privadas, destacando-se a Universidade Federal de Goiás (Licenciatura em Teatro), Universidade Estadual de Campinas (Licenciatura em Educação Física) e Universidade Federal de Alagoas (Licenciatura em Dança e Pedagogia).
Prof. Dr. Marcos Uchida (Unicamp)
Docente do Departamento de Estudos da Atividade Física Adaptada (DEAFA) da Faculdade de Educação Física (FEF) - UNICAMP. Graduado em Educação Física - UNISA, mestre em Ciências (Fisiologia Humana) - ICB - USP e doutor em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) - ICB - USP. Pós-doutorado na Kyoto University (Japão).
Profa. Dra. Luciane Portas Capelo (UNIFESP)
Formada em Fisioterapia pela Universidade Metodista de São Paulo e doutorado em Biologia Celular e Tecidual pelo Instituto de Ciências Biomédicas - USP. Realizou estágio de pós-doutorado na Harvard School of Dental Medicine e no Departamento de Genética do Instituto de Biociências da USP. Atualmente é professora adjunta do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo. Atualmente coordena da Câmara de Extensão e Cultura do ICT (2020-21).
Prof. Dr. Flavio Bessi (Universidade de Freiburg)
Docente da Universidade de Freiburg, na Alemanha, na Faculdade de Ciência dos Esportes. Doutor em Ciências do Esporte. Presidente do Conselho de Formação de Treinadores da Federação Alemã de Ginástica. Especialista do COI na Solidariedade Olímpica, da FIG na Programa FIG Academy e da Federação Alemã na formação de treinadores. Membro da Comissão de Formação de Treinadores de Ginástica Artística da Federação Alemã de Ginástica.
Prof. Dr. Jesús Muñoz Jiménez (Univ. Extremadura)
Docente na Faculdade de Ciências do Esporte da Universidad de Extremadura (UNEX – Espanha) e Investigador Associado da Universidad Autónoma de Chile, com 15 anos de experiência lecionando Ginástica e Acrobacia. Licenciado em Ciências da Atividade Física e do Esporte (Universidad de Granada), diplomado em Terapia Ocupacional e Mestre Europeu em Atividade Física Adaptada (Université catholique de Louvain – Bélgica). Doutor em Ciências da Atividades Física e do Esporte. Membro do Grupo Optimización del Entrenamiento y Rendimiento Desportivo (GOERD) e fundador da Sliz Emotions S. L., Spin-Off da Universidad de Extremadura.

 Organização

Coordenação Geral: Prof. Dr. Marco A. C. Bortoleto
Comissão de Organização: Felipe Braccialli, Fernanda Raffi Menegaldo, Mônica (Lua) Alves Barreto, Maria Isabel Somme, Gilson Rodrigues e Luiza Maioli
Secretaria: Mariângela C. P. Bartier, Mário A G. Maggi e Carlos Zamai
Edição: Ricardo Seixas – Apoio Didático, Faculdade de Educação Física, Unicamp
Realização: Faculdade de Educação Física, Unicamp
Apoio: Coordenação de Extensão e Coordenação de Graduação
Agradecimentos: FEF-UNICAMP, CODESP, DEFH, Serviço de Apoio Didático e, especialmente, todos(as) os(as) palestrantes