Tabagismo e Aspectos Nutricionais

O tabagismo é uma doença crônica que surge devido à dependência da nicotina, estando inserida desde 1997, na Classificação Internacional de Doenças (CID10) da Organização Mundial de Saúde (OMS), classificada no grupo de transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de substâncias psicoativas, sendo um dos mais graves problemas de saúde pública no mundo.

A necessidade de se investir esforços para apoiar os fumantes a deixar de fumar é cada vez mais evidente. É crescente o número de fumantes que procuram apoio, estimulados por um contexto social cada vez mais desfavorável ao consumo do tabaco e o aumento de doenças co-relacionadas.

Dos cerca de 1,25 bilhões de fumantes no mundo, mais de 30 milhões são brasileiros. O fumo é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão e está ligado à origem de tumores malignos em oito órgãos (boca, laringe, pâncreas, rins e bexiga, além do pulmão, colo do útero e esôfago). Dos seis tipos de câncer com maior índice de mortalidade no Brasil, metade (pulmão, colo de útero e esôfago) tem o cigarro como um de seus fatores de risco.

A preocupação com o ganho de peso pode inibir tentativas de parar de fumar, principalmente entre as mulheres. Alguns estudos têm demonstrado que uma das razões pelas quais meninas começam a fumar é à crença de que fumar emagrece.

A prática regular da atividade física pode auxiliar o fumante e o ex-fumante a obterem uma melhor aptidão física, diminuir o risco de doenças cardíacas que estão intimamente relacionadas com o tabaco, auxiliar no controle do peso e da ansiedade no período de cessação do tabagismo, aumentar a auto-estima e favorecer a aquisição de uma melhor qualidade de vida.

 

Referências Bibliográficas

Oliveira, J.D.F.. Avaliação da qualidade de vida de um grupo de tabagistas participantes de um programa interdisciplinar em Centro de Saude. 2008. (Mestrado em Educação Física). Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008. 

Oliveira, J.D.F..Tabagismo e aspectos nutricionais.In: VILARTA, R. Alimentação Saudável e Atividade Física para a Qualidade de Vida. Campinas: IPES Editorial, 2007. p. 179-191.

BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional do Câncer –INCA. Programa de controle do tabagismo e outros fatores de risco de câncer: modelo lógico e avaliação. 2ª edição, Rio de Janeiro: INCA, 2003. www.inca.org.br (Instituto Nacional do Câncer)

MORAES, M.A. Avaliação da Implantação do Programa de Controle do Tabagismo no Hospital Santa Cruz –São Paulo. (Tese de Doutorado em Serviços de Saúde Pública) – Faculdade de Serviços de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2006. www.usp.br

 

Jane Domingues de Faria Oliveira
Mestre em Atividade Física e Qualidade de Vida – Faculdade de Educação Física – Unicamp
Especialista em Atividade Motora Adaptada – Faculdade de Educação Física - Unicamp
janeoliveira [at] fef.unicamp.br