Qualificação dos professores da rede pública

A área de ensino e pesquisa sobre a qualidade de vida tem impacto cultural e educacional bastante significativo, pois atinge todos os segmentos populacionais com intensidades variadas, considerando o quê se faz e o valor dados à qualificação dos  professores das escolas de ensino fundamental e médio.

O conceito “Escola Promotora da Saúde”, proposto pela Organização Mundial da Saúde, tem sido difundido como estratégia para melhorar a qualidade de vida das pessoas, em especial das crianças, dos professores e das comunidades que estão envolvidas com a escola.

Os objetivos da “Escola Promotora da Saúde” estão centrados em três principais temas:

  • educação para a saúde e o ensino de habilidades para a vida, visando a aquisição de conhecimento sobre a adoção e manutenção de comportamentos e estilos de vida saudáveis;
  • estruturação de ambientes saudáveis para criar e melhorar a qualidade de vida na escola e nos locais onde ela está situada; e
  • fortalecimento da colaboração entre os serviços de saúde e de educação visando a promoção integrada da saúde, alimentação, nutrição, lazer, atividade física e formação profissional.

São inúmeras as possibilidades de qualificação dos  professores das escolas de ensino fundamental e médio no país. Dentre aquelas voltadas para a promoção da saúde e qualidade de vida na escola, propõe-se a definição de orientações e metodologias para a implantação de Processo de Avaliação Diagnóstica em Alimentação Saudável e Atividade Física, estruturado pelos seguintes aspectos:

 

Políticas e Ambiente Escolar

  • Padronização dos ambientes físicos de todas as escolas, procurando proporcionar espaços saudáveis nas salas de aula, sanitários, direção e administração, cozinha, cantina e refeitórios, quadras cobertas, jardins, hortas, pátios e playground.
  • Definição de diretrizes para a segurança física, tais como: uso de uniformes adequados para verão e inverno, tênis, equipamentos utilizados na realização de atividades físicas dos pátios, playground, jardins e quadras.
  • Definição de condutas e diretrizes para a Promoção da Saúde em alimentação saudável e atividade física com segurança e regularidade.
  • Padronização e divulgação das condutas e diretrizes de forma que as mesmas sejam facilmente implantadas em todas as escolas.
  • Flexibilidade, tolerância e criatividade na realização das condutas e diretrizes, para que as mesmas não sejam encaradas como punição, mas sim como hábitos saudáveis e agradáveis.

 

Educação Para a Saúde

  • Definição de currículo escolar seqüencial, que respeite as características de cada fase das crianças para as aulas de Educação para a Saúde em alimentação saudável e atividade física.
    • Padronização do currículo de forma que o mesmo seja facilmente implantado e acompanhado.
    • Divulgação do currículo adotado para todos os funcionários, professores e pais de alunos para que os mesmos possam acompanhar o desenvolvimento de seus filhos.
    • Flexibilidade, tolerância e criatividade para que o currículo seja dinâmico, interessante e facilmente compreendido e difundido.

 

Educação Física

  • Ideal: 3 aulas por semana de 50 minutos cada, com número de alunos semelhante às demais disciplinas.
  • Realização de testes de aptidão física anual ou semestral.
  • Acompanhamento do crescimento, desenvolvimento e estado nutricional dos escolares, realização de avaliações posturais, com encaminhamento daqueles em estado de risco para os setores da saúde ou promoção social.
  • Realização de práticas adequadas para os alunos com necessidades especiais
  • Aulas com estudantes ativos no mínimo em 50% do tempo das mesmas.
  • Aulas agradáveis e seguras.
  • Aulas com professores diplomados em Educação Física e capacitados através de cursos de capacitação e educação continuada.
  • Definição de currículo escolar seqüencial, que respeite as características de cada fase das crianças com enfoque no desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais e especiais.
  • Padronização do currículo de forma que o mesmo seja facilmente implantado e acompanhado por todos os professores.
  • Divulgação do currículo adotado para todos os funcionários, professores e pais de alunos para que os mesmos possam acompanhar o desenvolvimento de seus filhos.
  • Flexibilidade, tolerância e criatividade para que o currículo seja dinâmico, interessante e facilmente compreendido e difundido.
  • Promoção da atividade física na comunidade através da divulgação dos benefícios da atividade física e dos programas realizados na comunidade e na escola.

 

Serviços de Alimentação Saudável

  • Oferecimento de desjejum (café da manhã) e merenda escolar seguindo os Padrões Nutricionais para as Refeições Escolares.
  • Disponibilidade de leite desnatado ou de baixos teores de gordura.
  • Refeições com alimentos variados, nutritivos e atraentes para a maioria dos estudantes. Oferecimento de frutas ou preparação a base de frutas, verdura, legumes, cereais ou produtos a base de cereais, carnes e leite e seus derivados.
  • Realização de práticas adequadas para a compra, estocagem, preparo e apresentação dos alimentos.
  • Refeitórios agradáveis, limpos e seguros.
  • Produtos oferecidos e vendidos fora do Programa de Merenda Escolar com os mesmos padrões de qualidade e nutrição que os oferecidos nas refeições escolares. (ANEXO 2).
  • Serviço de alimentação gerenciado por profissional diplomado em Nutrição e capacitado através de cursos de capacitação e educação continuada.
  • Merendeiras e demais funcionários preparados para situações de emergência alimentar, capacitados continuamente e cooperadores com os professores nas aulas de Educação para a Saúde.

 

Serviços de Saúde Escolar, Serviço Social e Psicológico

  • Criação de mecanismos que facilitem a intersetorialidade entre as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Cultura, Promoção Social e Esportes e Lazer.
  • Desenvolvimento de atendimento em grupo, através de discussões, seminários, apresentações e palestras com profissionais da Secretaria da Saúde ou convidados externos.
  • Desenvolvimento de entrevistas, triagens, atendimentos individuais para os casos de obesidade, asma, anemia, diabetes, distúrbios alimentares, alergias alimentares, carências nutricionais e que fazem uso de esteróides por profissionais da Secretaria da Saúde e da Secretaria da Educação.
  • Elaboração e distribuição de material educativo por profissionais de ambas secretarias.
  • Colaboração entre os profissionais de ambas secretarias para: o desenvolvimento de políticas, currículo em Educação para a Saúde, planejamento de aulas e eventos especiais, treinamento e capacitação dos funcionários da educação e para o desenvolvimento e implantação de questionário para coleta de informações a respeito da saúde dos estudantes (condições de saúde agudas e crônicas, tais como diabetes, asma, alergias, deficiências sensório-motoras e mentais), ao menos uma vez por ano.

 

Promoção da Saúde dos Funcionários

  • Avaliação anual da saúde dos funcionários, com acompanhamento do peso, estatura, composição corporal, pressão sanguínea, níveis de colesterol, glicemia, níveis de aptidão física.
  • Promoção da alimentação saudável e atividade física entre os funcionários através de orientações, anúncios, artigos, eventos especiais, oficinas.
  • Elaboração e implantação de:
    • Programas de aptidão e atividade física
    • Programas de controle de peso e educação alimentar
    • Programas de incentivo e recompensas.

 

Participação e Envolvimento da Família e da Comunidade

  • Garantir a participação da comunidade no planejamento, implantação e avaliação dos programas de atividade física e alimentação saudável na escola.
    • Garantir a participação da comunidade no planejamento e avaliação das refeições e alimentos oferecidos nas escolas.
    • Garantir acesso à comunidade aos recursos da escola, tais como quadras, pátios, teatros, etc.
    • A escola deve oferecer oportunidades para a família e a comunidade adquirir conhecimento e informações adequadas através da:
      • Elaboração e distribuição de material educativo; de informativos a respeito dos programas e ações desenvolvidos na comunidade, escola, instituições privadas e demais secretarias do município.
      • Realização de atividades tais como: encontros, feiras, experimentação de alimentos, caminhada, torneios, etc.