Qualidade de Vida, WHOQOL – bref e a aplicação do coeficiente de fidedignidade de Cronbach

Frederico Tadeu Deloroso
Fisioterapeuta – Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP
Mestre em Educação Física – Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Doutor em Educação Física – Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

A necessidade de aplicação de instrumentos curtos que demandem pouco tempo para seu preenchimento, mas com características psicométricas satisfatórias, fez com que o grupo de Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde, WHOQOL, desenvolvesse uma versão abreviada do WHOQOL-100, o Whoqol-bref, aplicado e validado na versão em português por FLECK et al. (2000). O mesmo consta de 26 questões divididas em quatro domínios: físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente. Assim, diferentemente do WHOQOL-100, em que uma das 24 facetas é avaliada a partir de 4 questões, no WHOQOL-bref cada faceta é avaliada por apenas uma questão.

A consistência interna do WHOQOL-bref pode ser avaliada pelo coeficiente de fidedignidade de Cronbach considerando essa consistência para os domínios, as questões, e cada domínio individualmente.

O coeficiente alfa de fidedignidade de Cronbach promove uma análise dos componentes principais da amostra (PCA) baseados sobre uma correlação ou co-variação.

Os principais componentes de análise são mais freqüentemente analisados como técnicas de redução de dados por selecionar o prognóstico mais alto em variáveis de um grande grupo de variáveis. A análise (PCA) não assume nenhuma distribuição particular dos dados originais, porém, ele é muito sensível às diferenças de variáveis entre variáveis.

Para prepararmos os dados para a PCA, usamos uma coluna separada para cada variável e tomamos bastante cuidado para que cada linha correspondesse às observações de cada indivíduo.
O alfa Cronbach é uma estatística útil para a investigação da consistência interna do questionário. O coeficiente alfa de fidedignidade de Cronbach para todos os propósitos deve ser superior ou igual a 0,8 (α ≥ 0,8) para apoiar ou suportar a consistência interna do programa e considerar o questionário válido.