Qualidade de vida: programa de treinamento para trabalhadoras da UNICAMP

Todo ser humano deseja adquirir ou manter níveis adequados de qualidade de vida considerando os aspectos de sua subjetividade. De acordo com Gonçalves e Vilarta (2004), qualidade de vida diz respeito à maneira como as pessoas vivem e compreendem seu cotidiano. Assim, refere-se à saúde, educação, transporte, moradia, trabalho e envolvimento nas decisões que lhes dizem respeito e determinam como vive o mundo. Para mantermos uma qualidade de vida adequada é fundamental  adoção de um estilo de vida saudável.
A partir do pressuposto que a prática da atividade física é fundamental para a aquisição e manutenção da qualidade de vida este estudo teve por objetivo verificar a influência de um programa de treinamento físico sobre os quatro domínios da qualidade de vida (físico, meio ambiente, relação social e psicológico).  
Utilizou-se o questionário WHOQOL-Abreviado da Organização Mundial da Saúde (OMS, 1998), devido a ampla aplicação e por englobar vários aspectos relacionados à QV.
Participaram do programa 14 mulheres inicialmente sedentárias, com idade de 45,86 ± 10,45 anos, funcionárias da UNICAMP. As aulas tiveram duração de 60 minutos, e aconteceram 3x/semana, durante 16 semanas. Foram utilizados exercícios de alongamentos musculares, relaxamentos, caminhada e resistência muscular localizada. 
Os resultados aqui obtidos demonstram que a prática regular e sistematizada da atividade física atua positivamente na melhoria da qualidade de vida na população adulta ao apresentar aumento significativo nos domínios físico, psicológico e meio ambiente, comprovando a eficácia da intervenção sobre esses domínios da qualidade de vida.

 

Referência Bibliográfica

Teixeira CVL, Salve, MGC. Estudo de um programa de treinamento físico sobre os aspectos da qualidade de vida. Coleção pesquisa em Educação Física, v. 8, n. 4, 2009

Profa Dra. Mariângela Gagliardi Caro Salve