Perfil sócio-econômico de participantes do programa Universidade Aberta da Terceira Idade

O número de indivíduos na terceira idade vem aumentando gradativamente no Brasil e no mundo. No entanto, a sociedade atual encontra-se despreparada para oferecer produtos e serviços para essa parcela significativa de consumidores.

Promover a saúde e a manutenção da qualidade de vida de indivíduos da terceira idade é de extrema importância para o desenvolvimento do país.

Políticas de inclusão e programas que estimulem hábitos de vida adequados a essa faixa etária são objetos de discussão e um grande desafio à comunidade acadêmica. Portanto, conhecer como vivem, pensam e agem é um passo fundamental para, posteriormente elaborar programas de intervenção.

Artigos sobre este assunto:

ASSIS, M.;HARTZ, Z.M.A.; VALLA,V.V. Programa de promoção da saúde do idoso:uma revisão de literatura científica no período de 1990-2002. Ciência e Saúde Coletiva, v.9, n.3, p.557-581,2004.

BARRETO, K. M. L. O perfil sócio-epidemiológico demográfico das mulheres da Universidade Aberta a Terceira Idade no estado de Pernambuco. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v.3, n.3, p.338-354, 2003.

VERAS, R. P.; CALDAS, C.P. Promovendo a saúde e a cidadania do idoso: o movimento das Universidades da Terceira Idade. Ciência e Saúde Coletiva, v.9, n.2, p.423-432,2004.

Erika da Silva Maciel
Mestre em Ciências - USP