Informações secundárias sobre características socioeconômicas dos municípios

As Escolas Promotoras da Saúde e Qualidade de Vida procuram, através de políticas públicas saudáveis estabelecer estratégias de ação para criar e manter um ambiente físico e psicossocial saudável e solidário; realizar educação para a saúde de forma integral, inter e multidisciplinar através de metodologias ativas bem como garantir o acesso aos serviços de saúde promovendo a saúde e qualidade de vida da comunidade escolar.

Para o desenvolvimento e implantação destas ações há a necessidade de se realizar um diagnóstico das condições sociais e econômicas da população alvo a fim de se garantir medidas adequadas para o controle e resolução das condições adversas encontradas.

Este capítulo apresenta as condições demográficas, sociais – com ênfase nos aspectos relacionados com a saúde e educação da população – e econômicas do Município de Vinhedo/SP, parte da Fase de Avaliação Diagnóstica do Programa Escola Promotora da Qualidade de Vida e Saúde da Faculdade de Educação Física da Unicamp, desenvolvida neste município, de agosto a dezembro de 2005. Estas informações secundárias, porém extremamente úteis para o processo diagnóstico, são democratizadas a partir dos links abaixo relacionados.

Referências bibliográficas

BOCCALETTO, E.M.A. Características socioeconômicas do município de Vinhedo/SP. In BOCCALETTO, E.M.A.; VILARTA, R. (Orgs). Diagnóstico da alimentação saudável e atividade física em escolas municipais de Vinhedo/SP. Campinas: IPES Editorial, 2007. p. 17-24.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades@Município Vinhedo. Disponível aqui. Acesso em 7 de julho de 2007.

BRASIL. Secretaria Executiva do Ministério da Saúde. Cadernos de Informação de saúde: informações gerais do município de Vinhedo/SP. Disponível aqui. Acesso em 7 de julho de 2007.

SEADE: FUNDAÇÃO SISTEMA ESTADUAL DE ANÁLISE DE DADOS. Perfil Municipal de Vinhedo/SP. Disponível aqui. Acesso em 7 de julho de 2007.

Estela Marina Alves Boccaletto
Mestre e Doutoranda em Educação Física na Área de Atividade Física, Adaptação e Saúde na UNICAMP