Construção do conhecimento, exercício da cidadania e melhoria da qualidade de vida

A partir da compreensão de que a construção do conhecimento é o elemento chave do exercício da cidadania e da melhoria da qualidade de vida, temos como objetivo a democratização do acesso à informação e o desenvolvimento de estratégias e ações que promovam o empoderamento e a conquista da autonomia para um número cada vez maior de brasileiros.

Os múltiplos aspectos que determinam a complexidade do entendimento do que é qualidade de vida, reafirmam a necessidade da consolidação de saberes nas mais diferentes áreas de atuação no meio acadêmico e na sociedade. De uma maneira simples: o conhecimento só tem sentido se for capaz de transformar a vida das pessoas para melhor.

Podemos citar como campos de aplicação:

VILELA Jr., G.B. Modelo de inclusão digital para construção do conhecimento em qualidade de vida e atividade fisica . (Doutorado em Educação Física). Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004. Disponível aqui

Construção colaborativa de conhecimentos para a qualidade de vida.  Disponível aqui

Dr. Guanis de Barros Vilela Junior
Professor Adjunto da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Professor Titular da Metrocamp (Campinas, SP).
guanis [at] gmail.com