Processo Seletivo dos cursos de Mestrado e Doutorado - Ingresso Março 2022

RESOLUÇÃO INTERNA CPG-FEF Nº 61/2021

A Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas, em sua 195ª Reunião Extraordinária realizada em 13 de outubro de 2021, aprovou o Edital de abertura de inscrições para o Processo Seletivo dos cursos de Mestrado e Doutorado, com ingresso em março de 2022.

 

Apresentação

Art 1 Toda documentação constante em “documentos para inscrição” deverá ser enviada exclusivamente pelo sistema de inscrições disponível no endereço https://www.fef.unicamp.br/hotsite/processo-seletivo-pos-2022-1/, até as 17h00, horário de Brasília, da data limite de inscrição do calendário.

Art 2 O recebimento da inscrição não garante o seu deferimento

Art 3 Serão aceitas inscrições somente pelo sistema de inscrições disponível no endereço https://www.fef.unicamp.br/hotsite/processo-seletivo-pos-2022-1/

Art 4 Inscrições que não contenham todos os documentos exigidos na ordem estabelecida não serão efetivadas.

Art 5 O candidato só poderá se inscrever em uma área de concentração.

Art 6 As justificativas de indeferimento das inscrições deverão ser consultadas no Sistema de Gestão Acadêmica da UNICAMP. Não serão aceitos pedidos de reconsideração para inscrições indeferidas.

Art 7 Na divulgação dos resultados finais do processo seletivo poderão ser publicadas duas listas, uma dos candidatos aprovados e uma lista de espera (suplente). Se o candidato aprovado desistir por escrito de sua vaga até 31/01/2022, será convocado o candidato suplente da lista de espera.

Art 8 A CPG se reserva o direito de não preencher todas as vagas disponibilizadas.

 

Do Calendário

Art 9 O cronograma do processo seletivo para os cursos de mestrado e doutorado estão descritos no quadro abaixo.

15/10 a 08/11/2021

Período de inscrições

11 a 19/11/2021

Análise dos Projetos

22/11/2021

Divulgação do resultado da Análise dos Projetos e convocação dos aprovados para as Entrevistas em http://www.fef.unicamp.br/fef/posgraduacao/processoseletivo

29/11 a 03/12/2021

Entrevistas

Os candidatos deverão se apresentar no endereço eletrônico pré-definido pela Secretaria de Pós-Graduação da FEF-UNICAMP, nas datas e horários agendados pelos professores das Áreas de Concentração, conforme convocação.

06/12/2021

Divulgação do resultado das Entrevistas

http://www.fef.unicamp.br/fef/posgraduacao/processoseletivo

07/12/2021

Apresentação de recurso

Os candidatos poderão interpor recurso ao resultado das Entrevistas, apresentando o documento de recurso por e-mail, para o endereço eletrônico @email Os recursos serão submetidos à apreciação da Comissão do Programa de Pós-Graduação em Educação Física.

O resultado do recurso será enviado por e-mail aos interessados até às 17h30 do dia 10/12/2021.

13/12/2021

divulgação do resultado final

http://www.fef.unicamp.br/fef/posgraduacao/processoseletivo

09 a 11/02/2022

Matrícula

As instruções para a matrícula serão divulgadas junto com o resultado final

 

Das Vagas

Art 10 As vagas disponíveis para esse processo seletivo estão descritas no quadro abaixo.

ÁREA

MESTRADO

DOUTORADO

Atividade Física Adaptada

12

05

Biodinâmica do Movimento e Esporte

14

08

Educação Física e Sociedade

09

05

 

Das Inscrições

Art 12. A documentação necessária para a inscrição no processo seletivo deverá ser enviada no período de 15/10 a 08/11/2021, pelo sistema de inscrições disponível no endereço https://www.fef.unicamp.br/hotsite/processo-seletivo-pos-2022-1/

 

A. Ficha de Inscrição obtida por meio do Sistema SIGA da Diretoria Acadêmica da Universidade no link: https://sistemas.dac.unicamp.br/siga/ingresso/candidato/efetuar_login_candidato.xhtml?code=14 97038006922

OBS: Gerar o arquivo pdf da ficha pelo sistema SIGA

 

B. Certificado de aprovação no Exame de Proficiência em Língua Estrangeira, com validade de 2 anos, considerando o semestre da inscrição, conforme descrito abaixo:

 

I. Para todas as Áreas de Concentração:

Proficiência em língua inglesa emitida pelo Centro de Ensino de Línguas da Unicamp (mínimo de 5,0 pontos)

Cambridge FCE, CAE, CPE (grade C)

IELTS (mínimo de 4,5 pontos)

Michigan ECCE (High Pass, Pass ou Low Pass)

Michigan ECPE (Honors, Pass ou Low Pass)

TEAP (mínimo de 50 pontos)

TOEFL IBT (mínimo de 60 pontos)

TOEFL ITP (mínimo de 450 pontos)

 

II. Exclusivamente para a Área de Concentração Educação Física e Sociedade serão aceitos também os exames abaixo, somente para brasileiros natos:

Exame Geral de Leitura em Alemão, Espanhol, Francês ou Italiano emitido pelo Centro de Ensino de Línguas da Unicamp

Alemão: Goethe-Zertifikat B2 (Goethe-Institut)

Espanhol: DELE B1 (Cervantes)

Francês: DELF B1; DALF C1 (Aliança Francesa)

Italiano: CILS UNO B1 (Istituto Italiano di Cultura de São Paulo)

 

§1 Candidatos ao doutorado que cursaram o Mestrado em Programas de Pós-Graduação da UNICAMP poderão utilizar o histórico escolar do mestrado, onde conste sua aprovação na língua exigida pela área de concentração como comprovante de proficiência em língua estrangeira independente da data realizada.

 

C. Currículo LATTES CNPq: gerado na Plataforma Lattes do CNPq;

D. Projeto de Pesquisa:

E. O projeto de pesquisa deve ser apresentado de maneira clara e resumida, ocupando, no máximo, 20 folhas digitadas, em papel A4, margem 3, fonte Times New Roman 12, em espaço duplo. Deve compreender: resumo, introdução e justificativa, com síntese da bibliografia fundamental, objetivos, plano de trabalho e cronograma de sua execução, material e metodologia a ser aplicada para obtenção dos dados, forma de análise dos resultados e referências bibliográficas;

F. Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso de Graduação. Exclusivamente para candidatos ao curso de Mestrado será permitida apresentação de declaração de possível concluinte em curso de graduação, com previsão de conclusão até 08/02/2022 em substituição ao Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso;

G. Histórico Escolar do Curso de Graduação;

H. Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso de Mestrado, exclusivamente aos candidatos ao Curso de Doutorado, quando houver;

I. Histórico Escolar do Curso de Mestrado, quando houver (quando o candidato a doutorado cursou o Mestrado).

 

Da Seleção

Art 13. Os projetos apresentados serão avaliados baseados: no problema estabelecido, na viabilidade, na relevância para a Área, no domínio e adequação da metodologia e na pertinência do projeto a Área de Concentração e Linha de Pesquisa do Programa.

§1 Os candidatos receberão uma nota de 0 (zero) a 10 (dez), sendo aprovados aqueles com média igual ou superior a 7 (sete) e reprovados aqueles com média inferior a 7 (sete). Para efeito de divulgação, nesta etapa, serão dados a conhecer apenas 2 conceitos: aprovado e reprovado.

§2 O resultado da Análise dos Projetos será divulgado no dia 22 de novembro de 2021 no site http://www.fef.unicamp.br/fef/posgraduacao/processoseletivo

 

Art 14. Os candidatos deverão se apresentar no endereço eletrônico pré-definido pela Secretaria de Pós-Graduação da FEF-UNICAMP, nas datas e horários pré-definidos, conforme divulgado.

§1 Os candidatos de todas as áreas de concentração serão arguidos sobre: Domínio do conteúdo do projeto, Domínio da metodologia proposta, Recursos para executar o projeto no tempo previsto, Currículo.

§2 Os candidatos às vagas da Área de Concentração ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA, além dos itens citados, serão arguidos sobre as referências indicadas no Anexo 1 deste edital.

§3 Os candidatos receberão uma nota de 0 (zero) a 10 (dez), sendo aprovados aqueles com média igual ou superior a 7 (sete) e reprovados aqueles com média inferior a 7 (sete). Para efeito de divulgação, nesta etapa, serão dados a conhecer apenas 2 conceitos: aprovado e reprovado.

§4 O resultado das entrevistas será divulgado no dia 06 de dezembro de 2021, no site http://www.fef.unicamp.br/fef/posgraduacao/processoseletivo .

 

Dos Recursos

Art 15. Os candidatos poderão interpor recurso ao resultado das Entrevistas em 07/12/2021, apresentando o documento de recurso por e-mail, para o endereço eletrônico @email Os recursos serão submetidos à apreciação da Comissão do Programa de Pós-Graduação em Educação Física.

Art 16. O resultado do recurso será enviado por e-mail aos interessados até às 17h30 do dia 10/12/2021.

 

Do Resultado Final

Art 17. A Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Educação Física da Unicamp homologará o resultado final do processo seletivo, que será divulgado em 13 de dezembro de 2021, no site http://www.fef.unicamp.br/fef/posgraduacao/processoseletivo.

Art 18. Casos omissos no presente Edital serão resolvidos pela Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Educação Física da Unicamp.

 

 

Cidade Universitária “Zeferino Vaz” 14 de outubro de 2021

 

 

 

PROF. DR. RENATO BARROSO DA SILVA

Coordenador de Pós-Graduação/FEF

 

 

ANEXO 1

Referências para candidatos da Área Atividade Física Adaptada

 

Linha: Atividade física para pessoas com deficiências

1- GREGUOL, M.; COSTA; R. F. Atividade física Adaptada: qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais. São Paulo: Manole, 2008.

2- Coswig V, Silva AACE, Barbalho M, et al. Assessing the Validity of the MyJump2 App for Measuring Different Jumps in Professional Cerebral Palsy Football Players: An Experimental Study. JMIR Mhealth Uhealth. 2019;7(1):e11099. Published 2019 Jan 30. doi:10.2196/11099

3- Gorla JI, Costa e Silva Ade A, Borges M, et al. Impact of Wheelchair Rugby on Body Composition of Subjects With Tetraplegia: A Pilot Study. Arch Phys Med Rehabil.

2016;97(1):92-96. doi:10.1016/j.apmr.2015.09.007

4- Santos,J.O.L, Medeiros,P e Cardoso,F.. Validação da estrutura fatorial do Körperkoordination Test für Kinder (KTK) em escolares de 8 a 10 anos. Revista Saúde e Desenvolvimento Humano, 2020, Novembro, 8(3). doi: http://dx.doi.org/10.18316/sdh.v8i3.6060

Linha: Atividade física para grupos especiais

1- NEGRÃO, C.E.; BARRETO, A.C.P. e RONDON, M.U.P.B. Cardiologia do Exercício - Do Atleta ao Cardiopata - 4ª Edição. Barueri-SP, Manole, 2019."

2- Carlos Eduardo Negrão, Antônio Carlos Pereira Barretto, Maria Urbana Pinto Brandão Rondon. CARDIOLOGIA DO EXERCÍCIO - DO ATLETA AO CARDIOPATA. ISBN: 9788520457153. 4ª Edição. Editora Manole, São Paulo-SP, 2019.

3- Rômulo Bertuzzi, Patricia Chakur Brum, Christiano Robles Rodrigues Alves, Adriano Eduardo Lima-Silva. APTIDÃO AERÓBIA: DESEMPENHO ESPORTIVO, SAÚDE E NUTRIÇÃO. ISBN-10 : 8520450350, ISBN-13 : 978-8520450352. Editora : Editora Manole; 1ª Edição, São Paulo-SP, 2017.

4- Pelliccia A, Sharma S, Gati S, Bäck M, Börjesson M, Caselli S, Collet JP, Corrado D, Drezner JA, Halle M, Hansen D, Heidbuchel H, Myers J, Niebauer J, Papadakis M, Piepoli MF, Prescott E, Roos-Hesselink JW, Graham Stuart A, Taylor RS, Thompson PD, Tiberi M, Vanhees L, Wilhelm M; ESC Scientific Document Group. 2020 ESC Guidelines on sports cardiology and exercise in patients with cardiovascular disease. Eur Heart J. 2020 Aug 29:ehaa605. doi: 10.1093/eurheartj/ehaa605.

5- GARBER, C. E. et al. American College of Sports Medicine position stand. Quantity and quality of exercise for developing and maintaining cardiorespiratory, musculoskeletal, and neuromotor fitness in apparently healthy adults: guidance for prescribing exercise. Med Sci Sports Exerc, v. 43, n. 7, p. 1334-59, Jul 2011.

6- HASKELL, W.L.; LEE, I-M.; PATE, R.R.; POWELL, K.E.; BLAIR, S.N.; FRANKLIN, B.A.; MACERA, C.A.; HEATH, G.W.; THOMPSON, P.D.; BAUMAN, A. Physical Activity and Public Health: Updated Recommendation for Adults from the American College of Sports Medicine and the American Heart Association. Med Sci Sports Exerc. 39(8):1425-34, 2007.

7- CHODZKO-ZAJKO WJ, PROCTOR DN, FIATARONE SINGH MA, MINSON CT, NIGG CR, SALEM GJ, SKINNER JS. Med Sci Sports Exerc. 2009 Jul;41(7):1510-30. American College of Sports Medicine position stand. Exercise and physical activity for older adults. American College of Sports Medicine, doi: 10.1249/MSS.0b013e3181a0c95c.

8- FRAGALA, MAREN S.1; CADORE, EDUARDO L.2; DORGO, SANDOR3; IZQUIERDO, MIKEL4; KRAEMER, WILLIAM J.5; PETERSON, MARK D.6; RYAN, ERIC D. Resistance Training for Older Adults: Position Statement From the National Strength and Conditioning Association. Journal of Strength and Conditioning Research: August 2019 - Volume 33 - Issue 8 - p 2019-2052. doi: 10.1519/JSC.0000000000003230