Alunos da Pós-Graduação da FEF participam da organização do Grand Prix Internacional de Judô Paralímpico

Em 17 de março de 2018 ocorreu o Grand Prix Internacional de Judô Paralímpico no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro em São Paulo. O evento contou com a presença de mais de 200 atletas e treinadores de 7 países: França, Grã-Bretanha, México, Porto Rico, Estados Unidos, Argentina e Brasil. A competição contou com a participação de vários atletas Paralímpicos já consagrados, incluindo o maior campeão da história do Judô Paralímpico mundial, o brasileiro Antônio Tenório de 48 anos, detentor de 6 medalhas em Jogos Paralímpicos (4 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze).

A Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais - CBVD foi a realizadora da competição e contou com o apoio na organização e na Comissão do Voluntariado de 3 alunos da pós-graduação da FEF, orientados pelo Prof. Dr. José Júlio Gavião de Almeida: Arlindo Baião Junior e Leonardo Scarpatto - Mestrado; Enrique Milluzzi Ortega - Doutorado.

Participaram como voluntários os alunos da disciplina de Lutas e dos Projetos de Extensão de Lutas da FEF, alunos de outras Instituições de Ensino Superior públicas e privadas cursando Educação Física, com ou sem experiência na área de Lutas, Esportes de Combate ou Artes Marciais. A essência dessa participação compartilhada é a aproximação e interlocução entre a formação acadêmica e a sociabilização do conhecimento e experiência acadêmica junto à sociedade de maneira geral.

A Faculdade de Educação Física da UNICAMP é uma referência no desenvolvimento de Esportes Adaptados e Paralímpicos e uma das pioneiras nesse tipo de parceria entre Universidades e Confederações, o que vem trazendo grandes resultados nas modalidades paraolímpicas nas últimas duas décadas e na extensão da vida acadêmica na UNICAMP, conectando-a cada vez mais com outras IES.