Atelier de Pesquisa Histórica

A disciplina de Graduação - EF112 - História da Educação Física sob a responsabilidade dos professores Edivaldo Gois Jr e Carmen Lucia Soares realiza, anualmente, um “atelier de pesquisa história” nas dependências da Biblioteca da FEF.

Neste ano de 2024 a atividade foi realizada no último dia 12 de abril, respectivamente nos turnos diurno (matutino) e noturno, nas dependências da Biblioteca, particularmente com o acervo preservado e reunido em sua Sala de Coleções Especiais. O referido acervo conta com diferentes tipologias de fontes como: jornais e revistas esportivas datados desde os anos de 1920, livros e tratados de Educação Física e Ginastica datados desde fins do século XIX, além de conjuntos de cartas e objetos da cultura material.

Efetivamente, a Sala de Coleções Especiais da FEF inaugurada no ano de 2016 é formatada tanto para a atividade aqui relatada no âmbito da Graduação quanto para acolher pesquisadoras/es em história e sociologia do esporte e demais interessadas/os no tema.

Clique nas imagens abaixo para ver a galeria de fotos detalhada.