Para inspirar sonhos e práticas pedagógicas

No dia 25 de agosto de 2023, a Biblioteca da FEF realizou a oficina “Copa do Mundo de Futebol Feminino: histórias, desenhos e registros na Biblioteca da FEF”, ministrada por Nathalia Cristina Servadio. Crianças do Prodecad e da Escola Sérgio Porto, escolas localizadas dentro do campus, visitaram a biblioteca acompanhadas das professoras Débora Fabiani e Karen Salgado, ex-alunas da FEF. A atividade também contou com uma pequena exposição, organizada pela equipe da biblioteca.

Já na chegada, curiosa com a visita, uma aluna perguntou à professora se iriam visitar uma biblioteca de verdade! Entrou com olhos atentos aos muitos livros nas prateleiras.

Nathália joga futebol, é formada em Ciências do Esporte com mestrado em Educação pela Unicamp, é autora do livro infantil “Meninas também jogam futebol”, desenha e trabalha com ilustração. Ela tem pés de jogadora e mãos de artista. E foi essa mistura de gostos e formação, envolvendo o futebol, as artes, os livros e a educação, que estiveram presentes na oficina e nas mesas da biblioteca. As crianças desenharam, coloriam reproduções em preto e branco das seleções brasileiras de 1991 a 2023, vestiram a camisa 10 de Sissi, criaram histórias, deram autógrafos, fizeram fotos.

Um dia para inspirar o desejo de jogar futebol pelos livros e pela arte. Um dia para inspirar práticas pedagógicas em escolas e outros espaços educativos. Dia para ousar sonhar ser o que quiser, como mulher, jogadora, professora ou artista!

Profa. Dra. Helena Altmann

Coordenadora da Comissão de Biblioteca da FEF

Campinas, 25 de agosto de 2023.

Acesse as fotos do evento