Corrindo 2022

Quando a universidade pública celebra a infância com esporte: Corrindo, 2022

Dia das Crianças: dia de ocupar a pista de atletismo da FEF com crianças e universitários, com cores, saltos, arremessos e corridas, muitas corridas! Dia do Corrindo!

No dia 12 de outubro, foi realizada na FEF a 9ª edição do Corrindo. O evento é organizado pelo grupo PET-FEF (Programa de Educação Tutorial), contando com apoio do GGBS, da Codesp e da Direção da Faculdade de Educação Física. Em torno de 350 crianças estiveram na FEF na companhia de seus familiares e participaram de provas de corrida (50, 100, 150 e 200m), salto com vara, salto em distância, corrida com obstáculos, corrida de revezamento. Também foram oferecidas práticas circenses, pintura fácil e escultura de bexigas. Na corrida de revezamento (4X400m), adultos e jovens também participaram, e as passagens de bastão se deram entre diferentes gerações de corredores, até cruzar linha de chegada.

“Foi um evento que ficará marcado em nossos corações. Minha filha e meu filho adoraram, aproveitaram tudo. Até a gente participou no revezamento! Nunca pensei em correr juntamente com minha família. A gente adorou demais! Fica nossa gratidão pela oportunidade!” (Yaneth Machaca Monroy, mãe de Agnes e Anthony, 5 e 3 anos)

Além dos estudantes bolsistas do PET, o evento contou com a participação de 37 estudantes voluntários, em sua maioria, do curso de educação física. No final da manhã, também eles participaram da corrida de revezamento!
Se para as crianças o Corrindo é uma oportunidade de brincar e vivenciar o esporte, desenvolvendo gosto e apreço pelas práticas corporais, para os estudantes de graduação, o evento possibilita uma experiência prática dentro da área de formação, vinculando o ensino à extensão. Organizar e atuar nesse evento compõe o processo de formação universitária, exigindo trabalho em equipe, promovendo interação com as crianças e familiares, uma vivência ampla do atletismo e de suas possibilidades educativas com crianças. O Corrindo promove encontros e sociabilidades, ainda mais valorizadas após quase dois anos de distanciamento social em decorrência da pandemia Covid-19. Os sorrisos e a alegria nos corpos das crianças, também estavam presentes entre aqueles que dedicaram seu feriado para que o evento acontecesse!

Dentre os encontros, registramos um de especial importância: com a filha e a neta do Prof. Ademir De Marco, Graziella Cecato De Marco e Yasmim De Marco W. Raposo. O Prof. De Marco foi o idealizador do Corrindo e ex-tutor no PET, tendo organizado as seis primeiras edições do evento. Esta foi a primeira edição presencial do Corrindo após seu falecimento em 2021. Yasmin correu a prova de 200m rasos e recebeu flores dos bolsistas. O diretor da FEF, Prof. Odilon Roble, o Coordenador de graduação e ex-tutor PET, Prof. Sérgio Giglio, a Coordenadora da Extensão, Profa. Karine Sarro, docentes e funcionários da FEF também estiveram presentes, vários deles com filhos, filhas, netos e netas.

O PET agradece ao GGBS, à Extensão, ao setor de infraestrutura, à Direção da FEF, à Secretaria de Vivência no Campus, às voluntárias e voluntários. Agradece ainda aos familiares que trouxeram as crianças para viver o esporte na nossa universidade pública!

Ao organizar de um evento esportivo para crianças, a universidade contribui com a democratização do esporte. Possibilita às crianças, e aos próprios universitários, o encantamento com a cultura esportiva. O dia das crianças foi dia de viver a infância em uma pista de atletismo, de correr sozinho em uma raia até a linha de chegada e sob os aplausos do público, dia de saltar mais alto e mais longe, de ultrapassar obsáculos, de lançar o dardo, de receber e de passar o bastão para concluir uma volta na pista em equipe. O dia das crianças foi dia de receber uma medalha! Que o caráter festivo da prática esportiva tenha encantado a todas e todos! Que, além das fotos, as lembranças sejam também afetivas!

Ano que vem tem mais!

** Veja as fotos do evento aqui **

Helena Altmann
Tutora do PET-FEF.
Campinas, 14 de outubro de 2022.