ParapanAmericanos 2019

Inicia-se hoje (23/Ago) com mais de 30 países participantes a Cerimônia de Abertura dos Jogos ParapanAmericanos de Lima, Peru - 2019. A delegação brasileira conta com 537 pessoas, distribuídos entre atletas (315), dirigentes, equipe técnica geral (médicos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, massagistas), equipe técnica específica (classificadores, técnicos, preparadores físicos, estatísticos) e equipe de apoio (guias/corredores, guias/tapper-natação, calheiros, etc.), sendo um dos maiores eventos Paralímpicos Internacionais.

A FEF-UNICAMP marca presença expressiva e qualificada na delegação do Comitê Paralímpico Brasileiro - CPB, com vários alunos e ex-alunos de Graduação e Pós da FEF (Alberto Martins da Costa, Patrícia Silvestre, Diego Colletes, Alessandro Tosin, Jonas Freire, Ricardo Melo, Diego Gamero, Fábio Breda, Thiago Lourenço, Jaqueline Patatas, João Paulo Casteletti, Luiz Ceará, Luiz Gustavo Santos, Danilo Morales, Ana Ramkrapes, Augusto Carvalho Barbosa, Pedro de Almeida Pereira, e outros), atuando profissionalmente como Dirigentes, Técnicos e Preparadores Físicos.  A ex-aluna de Graduação e Pós da FEF, Tatiana Jacusiel Miranda, integra a equipe técnica do Comitê Paralímpico Internacional - IPC na área da direção e organização de esportes.

A FEF vem tem contribuído essencialmente na formação de Recursos Humanos e de Pesquisas com participação direta e indiretamente com o Esporte Paralímpico nacional e internacional há mais de duas décadas, mérito destacado por Andrew Parsons - Presidente do Comitê Paralímpico Internacional, relatado por ele na Revista Veja:  “Somos, de fato, uma potência paralímpica. Mas não uma superpotência. Esse posto é da China e da Rússia [...Grã Bretanha; Ucrânia; USA...] Ficamos em sétimo lugar em Londres 2012, à frente da Alemanha, [...]. Conseguimos isso porque, há quase duas décadas, nos aproximamos de Universidades que desenvolvem estudos aplicados ao esporte paralímpico, caso da Unifesp e da UNICAMP [...UFU...]. Essa aproximação com a academia é tão decisiva...” (Veja; 31/8/2016)"

A Cerimônia de Abertura ocorrerá hoje, sexta-feira, 23/08/2019, às 19h00 (21h00 de Brasília) na cidade de Lima - PERU e será transmitida pela Sport TV. As competições acontecerão de 23/08/2019 a 01/09/2019 e serão transmitidas ao vivo pela TV, sendo 17 modalidades esportivas (16 paralímpicas, mais o futebol de 7): Atletismo, Natação; Tiro Esportivo, Futebol de 5 -  (cegos), Futebol de 7 (PC), Rugby sobre rodas, Vôlei Sentado, Basquete sobre rodas, Goalball, Bocha, Ciclismo, Tênis de Campo, Tênis de Mesa, Taekwondo, Judô, Badminton, Halterofilismo.

Link para as transmissões ao vivo pelo site oficial via streaming: http://www.lima2019.pe/canales-streaming

Redação: José Júlio Gavião de Almeida