Enrique Ortega amplia estudos em pesquisa de pessoas com Síndrome de Down

Como ocorrência dos estudos oriundos da área de Educação Física e Esportes Adaptados e Esportes Paralímpicos desenvolvidos na FEF-UNICAMP,  o discente do Programa de Pós Graduação (Doutorado), o Professor Enrique Miluzzi Ortega, recentemente estendeu seus estudos na região de Campinas e por ocasião das comemorações ao dia Internacional da pessoa com Síndrome de Down.

Resumiram-se tais ações, neste caso, na aplicação de Wushu (kung fu) para pessoas com a referida Síndrome.

Várias pesquisas já vem sendo desenvolvidas na FEF-UNICAMP nesta perspectiva de conectividade entre Lutas/Esportes de Combate/Artes Marciais e a área de Educação Física e Esportes Adaptados e Esportes Paralímpicos. Pesquisadores vem desenvolvendo, cada vez mais, vários trabalhos e novos estudos "quebrando" alguns preconceitos como a ausência de entendimento da possível potencialidade motora(e não apenas essa) das pessoas com deficiência e da potencialidade educativa a ser conquistada através da prática das Lutas/Artes Marciais/Esportes de Combate.

Na FEF-UNICAMP, novas pesquisas em andamento estão sendo realizadas nos Encontros do Grupo de Estudos em Lutas/Esportes de Combate/Artes Marciais (GEPL), e que, hoje, conta com a participação e contribuição de professores de diferentes Universidades do Brasil, tal como é o caso, entre outros, da Professora Gabriela Harnish, da Universidade Estadual do Paraná, estudiosa da área de Educação Física Adaptada e Esportes Paralímpicos e é árbitra nacional de Judo; e do Professor Dr. Marcelo Moreira Antunes da Universidade Federal Fluminense - UFF e que tem Pós Doutorado com estudos em Artes Marciais Chinesas, Pedagogia e Educação Física e Esporte Adaptado.

O Professor Enrique Ortega, que também é Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Lutas (GEPL) da FEF UNICAMP e foi aluno nesta Universidade desde sua graduação em licenciatura e bacharelado, pesquisou em seu mestrado, mais especificamente, sobre os efeitos do treinamento de Wushu (arte marcial chinesa) em crianças com déficit de atenção e hiperatividade.

Atualmente, seu doutorado em Atividade Física Adaptada tem como orientadores o Prof. Dr. José Júlio Gavião de Almeida e o Prof. Dr. Marco Carlos Uchida, e seu tema de pesquisa também estuda as influências de uma intervenção de Tai Chi Adaptado, mais especificamente, porém, num contexto que envolve grupos com pessoas idosas."

Agradecimento: Fundação Síndrome de Down
Conheça mais em: http://www.fsdown.org.br