Alunos da FEF conquistam título inédito no Campeonato Mundial Universitário de Wrestling

Nesta última semana do dia 2 a 10 de setembro, ocorreu o Campeonato Mundial Universitário de Wrestling (Luta Olímpica) em Goiânia.

O evento, foi realizado pela International University Sports Federation – FISU juntamente com a Confederação Brasileira de Desporto Universitário – CBDU. Essa competição contou com a participação de atletas de 15 países, incluindo o Japão e a Rússia que são potências mundiais na modalidade.

Reforçando os Projetos de Extensão da FEF na área das Lutas ( coordenado pelo Prof. Dr. José Júlio Gavião de Almeida), a Luta Olímpica/Wrestling, foi implantada nos últimos anos e pelo aluno de Pós-Graduação Tiago Aquino, que faz Pesquisa/Mestrado na mesma área e sob orientação do Professor Dr. João Paulo Borin.  A partir do Campeonato Brasileiro Universitário, a FEF obteve uma conquista inédita classificando 3 (três) alunos para essa competição, representando não só a UNICAMP, mas todo o Brasil nessa disputa. A Liga das Atléticas da UNICAMP - LAU, com destaque para o presidente administrativo da LAU e também acadêmico de Pós-Graduação/Mestrado – FEF, Harian Braga (orientando da Profa. Dra. Heloisa Reis - FEF), mais uma vez não mediu esforços para viabilizar a participação dos alunos dando todo o suporte administrativo em mais esse desafio inédito conquistado pelos alunos da UNICAMP.

Após quatro dias de competições e intensos combates no estilo livre os três alunos/atletas da Unicamp obtiveram um resultado excepcional: Grabriela Rocha (Química) chegou ao pódio conquistando uma inédita medalha de bronze ao lado de Canada e Polônia, Gabriel Silva (Física) e Allan James (Educação Física e também instrutor de Jiu-Jitsu nos Projetos de Extensão da FEF) não chegaram ao Pódio, mas demonstraram excelentes combates e conquistaram o quinto lugar entre países como Rússia, Japão, Canada, e outros países que, além de possuírem muita tradição na referida modalidade, levaram para esta competição, alguns atletas olímpicos, tornando o nível técnico das Lutas muito elevado.

Segundo o técnico da equipe Arlindo Baião Junior, aluno do Programa de Pós-Graduação/Mestrado da FEF (orientando do Prof. Dr. José Júlio Gavião de Almeida), essa conquista, além de colocar a UNICAMP como uma das Universidades de referência mundial na modalidade, reafirma a importância e  resultados do trabalho de Extensão em Lutas, agregando assim, as práticas e o conhecimento levados e trazidos, para e da disciplina da Graduação e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Lutas/Artes Marciais/Esportes de Combate, desenvolvidos também na FEF-UNICAMP.