A Unicamp é Campeã em Kungfu/Wushu Masculino do Campeonato da Liga do Desporto Universitário

Competições de Kungfu-Wushu - 13 a 14/Abr/2017, Instituto Mauá, São Caetano do Sul & Classificação para 29th Summer Universiade - Taipei - 26 a 29/Ago/2017

Foi realizado nos dias 13 e 14 de abril o Campeonato de Lutas da LDU - Liga do Desporto Universitário, na cidade de São Caetano do Sul. Uma das modalidades deste campeonato foi o Kungfu-Wushu, o Wushu foi introduzido pela primeira vez neste campeonato.
A Unicamp, através da sua Associação Atlética participou com 3 alunos na categoria de taijiquan e taijijian combinados, sendo dois atletas masculinos e um feminino.

Os atletas das 8 categorias que compunham o Campeonato de Kungfu-Wushu da LDU, 4 categorias masculinas e 4 femininas, competiram por 4 vagas para a participação brasileira na competição de Wushu 29th Summer Universiade em Taipei, China (Olimpíada dos estudantes universitários – idades de 17 a 28 anos),  em agosto deste ano, com 21 modalidades esportivas.

São 3 atletas universitários, que treinam regularmente no Curso de Extensão de Taijiquan da Faculdade de Educação Física, organizado pela CODESP; são eles: Ana C. Carvalho, Andrews S. Santos e Tomás A. Freitas, que participaram deste campeonato. Estes treinaram sob a liderança do professor Paulo H. Sakanaka e da campeã mundial Tania Emi Sakanaka.  Eles competiram na categoria taijiquan-taijijian combinados, porém, na seleção para universiade concorreram com outros 12 atletas de categoria diferentes – a saber, changquan, gunshu-daoshu combinados, nanquan-nangun combinados, jianshu-qiangshu combinados e nandao-nangun combinados, masculino e feminino. Obtiveram os seguintes resultados:

• Andrews S. Santos – Masculino - medalha de ouro – Categoria Taijiquan-Taijijian Combinados Masculino
  • Tomás A. Freitas – Masculino – medalha de prata – Categoria Taijiquan-Taijijian Combinados Masculino
  • Ana C. Carvalho – Feminino – medalha de ouro – Categoria Taijiquan-Taijijian Combinados Feminino

Não foi possível obter notas suficientes para serem classificados para representar o Brasil na 29th Summer Universiade em Taipei. Foram escolhidos para este evento, [1] Henry Nakamura da Unesp-Bauru na categoria de gunshu-daoshu combinados, [2] Seam Sumida da FIB-Bauru na categoria de nanquan-nangun combinados, [3] Rafael dos Santos da Unifesp Baixada Santista na categoria nanquan-nangun combinados e [4] Everson da Silva da FESU de Brasília na categoria de Changquan. Porém, como time universitário, representando Unicamp, a dupla masculina Andrews-Tomás conquistou o primeiro lugar da equipe universitária, trazendo para UNICAMP a glória de ser Campeão da LDU 2017 – Lutas, São Paulo - Kung Fu/Wushu Masculino, recebendo um troféu da Liga.

Troféu: LDU 2017 – Lutas – São Paulo – KUNGFU/WUSHU Masculino - Campeão

Equipe da Unicamp no pódio recebendo o troféu: Campeã de Kungfu-Wushu Masculino, a LDU2017- Lutas São Paulo

Equipe de Taijiquan da Unicamp – Campeã Universitária da LDU de Kungfu-Wushu 2017

Ana campeã de taijiquan+taijijian combinado, Feminino