Atleta do projeto de extensão Esgrima em Cadeira de Rodas é convocado para a Seleção Brasileira

Na semana passada, o atleta Lenilson Tavares de Oliveira, do projeto de extensão Esgrima em Cadeira de Rodas da FEF recebeu sua convocação para integrar a seleção brasileira da modalidade. A convocação se deu mediante os excelentes resultados apresentados pela performance do atleta no decorrer do ano passado (2016).

O atleta já integrou a seleção nacional nos anos de 2014 e 2016 e já coleciona títulos internacionais: Em 2014, foi medalha de bronze em espada por equipes, no Grand Prix de Montréal (Canadá) e, ano passado, tentando uma vaga para os Jogos Paralímpicos de 2016, foi medalha de bronze em florete individual no Campeonato Regional das Américas, realizado na cidade de São Paulo.

O primeiro desafio desse ano de 2017 será a Copa do Mundo de Pisa (Itália), a ser realizada entre os dias 19 e 21 de março. Lenilson irá disputar duas armas: Espada e Florete, sendo o Florete sua arma de especialidade. Antes do evento, a partir do dia 14 de março, o atleta irá se apresentar em São Paulo para uma semana de treinamentos intensivos com os demais colegas da seleção nacional e os técnicos da equipe paralímpica brasileira de Esgrima em Cadeira de Rodas. Lenilson Oliveira vem se preparando para os desafios desde o início do ano com o corpo de organização contando com o apoio dos professores João Paulo Borin, Marco C. Uchida e comissão técnica que tem como base alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação da FEF e de outros institutos que auxiliam na preparação física e técnica do atleta. O projeto de Esgrima em Cadeira de Rodas, de idealização e realização dos professores Edison Duarte, José Júlio Gavião de Almeida e Maria Luiza Tanure Alvez leva mais uma vez a chance de fazer com que um atleta de um projeto da FEF venha a representar o Brasil no exterior.

Todo o trabalho é fruto de um empenho conjunto da equipe composta pelos seguintes alunos e ex-alunos da Unicamp: Maicon Pereira (Técnico e preparador físico); Leo Sicsic (Técnico); Bruno Ferreira (preparador físico); Cristiano Garlipp (Técnico); Melise Salles (Técnica); Amanda Pereira (Técnica); Thalita Cassetari (Técnica); Leidiane Lima (Técnica) e Monica Padilha (apoio técnico).