Parataekwondo chega à FEF

Uma nova modalidade paralímpica chegará a FEF : o Parataekwondo será oferecido a partir do 1º Semestre de 2017.

“O Parataekwondo será uma modalidade oficial no quadro de medalhas nos Jogos de Tóquio 2020 e, por se tratar de uma modalidade recente, sua presença na FEF ajudará na formação de profissionais qualificados para lidar com as demandas que surgirem ao longo do seu desenvolvimento” – afirma Michel Felipe, aluno de graduação da FEF e um dos monitores da modalidade.

Vale recordar, que antes mesmo do Taekwondo - TKD ser incluído entre as modalidades Paralímpicas, pesquisas na área já se desenvolviam na FEF-UNICAMP, tais como: um dos conteúdos da Tese de Doutorado do Prof. Dr.  José Júlio Gavião de Almeida (1996), orientada pelo Prof. Dr. Edison Duarte; e a Dissertação de Mestrado (esta especificamente sobre Parataekwondo e a primeira dessa natureza , no mundo) da Profa. Jacqueline Patatas (2013) orientada pelo professor Júlio Gavião.

Diante desta realidade, sob orientação do Prof. José Júlio Gavião de Almeida, os discentes da FEF e monitores de Taekwondo da FEF-UNICAMP, Gustavo Henrique (Campeão Brasileiro e também graduado como instrutor de TKD) e Michel Felipe participaram no último dia 04/12 do 1º Curso de Formação de Treinadores de Parataekwondo, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, onde receberam orientação sobre Classificação Funcional, Categorias de competição e Iniciação Esportiva na modalidade.

Com este primeiro contato, a FEF-UNICAMP, através de seus Instrutores e Professor da referida área, foi convidada para assumir o compromisso de realizar em 2017 o 1º Congresso Cientifico de Parataekwondo na FEF bem como abrir as portas da Universidade para a formação de Classificadores, Treinadores e Praticantes da modalidade.