Psicologia Aplicada ao Paradesporto

Seminário sobre Psicologia Aplicada ao Paradesporto acontecerá no dia 17 de maio às 10 hs com transmissão ao vivo pela Web, sala de aula 3 da FEF.
Profa. Dra. Paula Teixeira Fernandes, psicóloga, tem mestrado, doutorado e pós doutorado pela Faculdade de Ciências Médicas. É professora do Departamento de Ciências do Esporte da Faculdade de Educação Física – Unicamp, e atua na área de Psicologia do Esporte e Neurociências.
Será abordada a temática da Psicologia Aplicada ao Paradesporto, tendo em vista que, no esporte de alto rendimento, o aspecto psicológico tem se mostrado determinante para o sucesso do atleta e/ou equipe. A psicologia, junto com o aspecto técnico, tático e físico, constitui um dos pilares do treinamento esportivo, assim, avanços nesta área são necessários para compreender o atleta nos diferentes períodos do treinamento e os aspectos que influenciam seu rendimento.
Apesar da importância, a dimensão psicológica ainda é pouco explorada, sendo um grande desafio para os treinadores, atletas e profissionais relacionados ao Paradesporto. Parte desta dificuldade está relacionada à grande lacuna presente no meio científico.
A apresentação deste seminário irá abordar: 1) o cenário atual do conhecimento científico no Paradesporto de alto rendimento; 2) a introdução da psicologia do esporte; 3) o papel e a importância da psicologia; e 4) os aspectos psicológicos presentes no esporte de alto rendimento.
A Psicologia do Esporte no Paradesporto tem o papel de contribuir com o rendimento, sendo fundamental para a compreensão do atleta em sua totalidade.
O seminário faz parte da disciplina de Estudos Avançados em Esporte Adaptados ministrada pelo Prof. Dr. José Irineu Gorla.

O campo "Comentar" abaixo está aberto aos internautas para perguntas. A leitura/resposta será feita ao final do evento conforme a disponibilidade de tempo.