Alunos da disciplina EF-315 Lutas fizeram plantio de árvores na FEF-UNICAMP

“Cultivando” o tema Capoeira como um dos conteúdos da disciplina EF-315 Lutas, ministrada pelo Professor José Júlio Gavião de Almeida, alunos do Curso de Graduação da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, após vivenciarem a Capoeira em seu contexto histórico, cultural e social, envolveram-se com atividades práticas, passando por estratégias de ensino-aprendizagem e pelo Jogo na Roda de Capoeira.

Ao final da aula, os alunos receberam dos professores de Capoeira Ronaldo Lopes Ferreira (Calafrio) e Marcelo Rodrigues do Prado Júnior (Passarinho) mudas de Guatambú, árvore nativa da Mata Atlântica, cuja madeira é utilizada na confecção do Berimbau.
Estas foram plantadas no Bosque da Faculdade de Educação Física da UNICAMP.

A simbologia do plantio, inclusive, trouxe a ideia do plantar e cuidar de uma ação que deverá alcançar outras gerações.
O Prof. Ronaldo Ferreira explicou que a ideia de adotar o plantio de árvores como uma atitude sócio educativa nasceu do projeto “Capoeira Plantando Futuro”.

Segundo o Prof. Marcelo Prado Jr, “estas árvores serão um legado de alguns alunos da FEF UNICAMP para as gerações futuras”.

Crédito fotos: Professor Enrique Ortega (PED/Pós-Graduando FEF)