FEF/UNICAMP participa da I Copa Brasil de Esgrima em cadeira de rodas

Entre os dias 11 e 13 de março realizou-se a I Copa do Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas. O evento foi realizado nas dependências do Country Club, Valinhos (SP). A equipe de Esgrima em Cadeira de Rodas da ADEACAMP / UNICAMP foi representada nesse campeonato, o qual abriu o calendário de 2016 para os todos os atletas brasileiros. Da categoria A, participaram os atletas Lenilson Oliveira e Eduardo Oliveira; na categoria B, Luciano Pereira e o estreante Maicon Martins; e na categoria C, Leandro Fernandes Mazoni, foi nosso representante e após retornar às pistas depois de um ano afastado das competições. Todos os atletas competiram nas armas “florete” e “espada”, lembrando que a Esgrima é composta também pela arma “sabre”.

A comissão técnica da ADEACAMP/UNICAMP, composta por alunos e ex-alunos (graduação e pós) da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP) marcaram presença com os seguintes integrantes: Cristiano Zago (Técnico e aluno de pós-graduação), Amanda Pereira (auxiliar técnica, secretária do diretório técnico do evento e ex-aluna de graduação), Melise Salles (auxiliar técnica e ex-aluna de graduação), Leidiane Lima (auxiliar técnica e aluna de graduação), Maicon Pereira (Preparador físico e aluno de pós-graduação), Claudete Soares (enfermeira), Monica Padilha (auxiliar de apoio) e Robson Corrêa (auxiliar de apoio da equipe ADEACAMP e do evento esportivo).

Nesta edição o evento contou com a participação de atletas do Chile e do Uruguai. Nas provas individuais, Lenilson Oliveira conquistou a medalha de bronze na arma florete e medalha de ouro em espada, numa final emocionante disputada com o atleta Clodoaldo Zafatosky da equipe ADFP (Paraná). No combate de espadas por equipes os atletas Eduardo Oliveira, Lenilson Oliveira, Luciano Pereira e Alex Sandro Souza (ECP – Esporte Clube Pinheiros) conquistaram a medalha de bronze no combate de espadas defendendo o Estado de São Paulo.

Os combates da 1ª edição da Copa Brasil de 2016 apresentaram o mais alto nível técnico e tático e o evento contou a presença do Mestre D’armas francês Jean Deleplanc, além do coordenador nacional da modalidade Válber Nazareth, do treinador nacional de Esgrima em Cadeira de Rodas e mestre D’armas César Leiria; e dos professores Drs. Edison Duarte e José Julio Gavião de Almeida (coordenadores do projeto de Esgrima em Cadeira de Rodas FEF/UNICAMP).

A equipe ADEACAMP/UNICAMP agradece o apoio da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP), ao Laboratório de Atividade Motora Adaptada (LAMA), ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Exercício Físico e Adaptações Neuromusculares (GEPEFAN) da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, aos Profs. Drs. Edison Duarte, José Júlio Gavião de Almeida, aos Profs. Drs. Válber Nazareth e Marco Uchida pelo incentivo e o apoio sempre diponibilizado. A ADEACAMP parabeniza os atletas que participaram do evento, a comissão técnica, os professores pelas conquistas e os alunos e ex-alunos de graduação da FEF/UNICAMP Bruno Ferreira, Flávia Camargo, Gabriel Alves, Gabriel Coimbra, Gabriele Ferreira, Gleicon de Oliveira, Nina Tassi, Ricardo Zambelli, Yasmin Souto e Vinícius Pereira pelos serviços prestados no evento.

Luciano Pereira, Lenilson Oliveira e Eduardo Oliveira

Mestre D’armas Jean Deleplancque e o atleta Eduardo Oliveira