Integrantes do GEEU tem vídeo indicado a prêmio na quinta edição da Mostra de Filmes de Montanha do Espírito Santo

Integrantes do Grupo de Escalada Esportiva da Unicamp (GEEU) produzem vídeo indicado ao prêmio de Melhor Filme na quinta edição da Mostra de Filmes de Montanha do Espírito Santo. Veja o destaque na página da Revista Go Outside.

O vídeo indicado é o 3 episódio da websérie “Escalatrizes”, gravado em Ubatuba. Nesse episódio temos a participação de Amanda Pe (Engenharia Mêcanica) escalando dois boulder incríveis e Luiza Rodrigues (FEF) mostrando a sua graça circense no tecido instalado no topo do bloco mais imponente do setor de escalada.

O projeto encabeçado pela Little Up Productions – "Escalatrizes" – tem como foco mostrar um pouco da escalada feminina e fomentar o desenvolvimento da presença das mulheres no esporte. O nome "Escalatrizes" foi dado em função de uma brincadeira feita com a linguagem, com a simples justificativa de que se existem atrizes, imperatrizes e embaixatrizes, por quais motivos não teríamos escalatrizes?

Além disso, é uma forma de subverter o convencionalismo… Afinal, por quais motivos o substantivo masculino tem que estabelecer a regra de formação do substantivo feminino? Então, ao invés de escaladoras, que seria o convencional e determinado pelas ideologias mais presentes, houve a subversão à regra e escolheu-se "Escalatrizes", como forma de firmar a identidade feminina dentro do esporte escalada. Revolução! Sim, é uma questão ideológica.

No 3º Episódio, o último da 1ª temporada, Amanda Pe e Luiza Rodrigues mostram as belezas de Ubatuba (SP). Amanda escala dois boulders de grau V4 e Luiza faz um número de tecido acrobático no bloco mais icônico do Pontão da Praia da Fortaleza. (Texto por João Ricardo da Costa Gonçalves – IEL)

Não deixem de entrar no site da Mostra de Filmes de Montanha do Espírito Santo e votar no vídeo "Escalatrizes".