Avaliação de atletas nos jogos Paralímpicos Escolares

Foi realizado entre os dias 23 a 28 de Novembro na cidade de Natal, as avaliações antropométricas de atletas que participaram das paralimpíadas escolares.
O estudo foi coordenado pelo professor Dr. José Irineu Gorla-FEF/DEAFA e teve a colaboração do seu grupo de pesquisa em Avaliação Motora Adaptada - GEPAMA.
O projeto teve como objetivo avaliar os aspectos antropométrico e da composição corporal de jovens e adolescentes que participaram na condição de atleta das Paralimpíadas Escolares 2015 na cidade de Natal-RN.
Com a coleta de informações dos participantes da Paralimpíadas Escolares de 2015, espera-se contribuir de forma significativa para a identificação do perfil antropométrico e de composição corporal dos jovens e adolescentes, de acordo com a faixa etária e modalidade praticada, possibilitando assim, a obtenção de indicativos para diagnosticar o perfil desejável para cada modalidade.
Esta é a primeira vez que esse trabalho é feito em uma competição desse porte no Brasil. A competição contou com conta aproximadamente 700 atletas.
Foi utilizado também, na modalidade de bocha, em caráter piloto, um software desenvolvido na Finlândia que é capaz de monitorar a frequência cardíaca e outras variáveis fisiológicas.
Nossa participação teve apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro, da Academia Paralímpica Brasileira e da FEF Unicamp. Abaixo, fotos do evento.